Kardec e a Transição Planetária

I – A Raça Futura

A Raça Futura terá mais faculdades e mais instrumentos a serviço do Espírito. Será mais forte e mais bela do que a Raça Atual. Colocar-se-á em harmonia com a Natureza e irá aperfeiçoar todas as coisas, pois são mais inteligentes do que a Raça Atual.

Uma verdadeira multidão de Espíritos mais adiantados, moral e intelectualmente, tomarão o lugar dos Colonos da Terra (atuais habitantes da Terra) e por serem em grande maioria e tudo cederá diante deles. Serão extremamente bondosos e irão fundar novas Instituições de ajuda aos “ainda” menos favorecidos → lembrar que ainda existirão na Terra os Espíritos que retornarão do seu degredo em Orbes Inferiores, ou que são os Espíritos que se arrependerão, e terão mais uma chance de reencarnação na própria Terra → por analogia com os Espíritos degradados de Capela, a tendência destes Espíritos mais avançados é retornarem, futuramente, aos seus Orbes Superiores de origem por não possuir nenhum tipo de dívida cármica na Terra.

Analogamente ao que fala Ismael, em Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, de que a Terra não será destruída fisicamente, e sim as suas Instituições Terrenas sob o aspecto da moralidade, costumes, hábitos e vícios, Kardec afirma que com base na comunicação de Hanemann, fundador da Homeopatia, não haverá um cataclisma material, e sim vários flagelos de diferentes espécies morais e religiosas que assolarão todas as nações e suas decrépitas Instituições.

Posteriormente, em uma comunicação do Espírito da Verdade (Jesus), Kardec cita que não haverá um cataclisma generalizado, nem tampouco dilúvio e incêndio do planeta, e sim perturbações locais, como as que tem ocorrido em todos os tempos. Haverá, contudo, um “Cataclisma Moral” de que os homens serão os instrumentos.

II – Acontecimentos e o Papado

Em relação aos acontecimentos que antecederam a primeira grande guerra, no item da Parte II, denominada de “Acontecimentos e Papado”, Kardec recebe una comunicação sobre o poder temporal do Papa.

Nesta comunicação é falado que o poder temporal do Papa não é necessário e sim que com menos poder será mais escutado. Ainda desta mesma comunicação, é comentado que o Sacro Colégio é constituído por homens teimosos, ignorantes e que são habituados a todos os gozos profanos. Possuem a necessidade do ouro para satisfaze-los e receiam perder tudo com o advento do Espiritismo (nova ordem das coisas). Irão ao extremo, pouco se importando com o que vai ocorrer, pois são cegos e não compreendem as consequências dos seus procedimentos.

Em uma outra comunicação, Kardec recebe uma mensagem que fala que ao Espiritismo está destinado a representar um importantíssimo papel para reformar as Legislações Terrenas, que são via de regra, contrárias às Leis Divinas. Cabe-lhe também retificar os erros da História, apurar e aperfeiçoar a Religião de Jesus, livrando-a de seus erros atuais. No futuro, logo após a Transição Planetária, devido ao elevado nível dos Espíritos encarnados na Terra, não haverá mais o Materialismo e o Ateísmo.

III – Mensagem sobre o Livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

Ainda na Parte II, no item denominado de Imitação do Evangelho, recebe de São Luiz, uma mensagem para editar o Llivro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cujo primeiro nome pensado por Kardec foi “Imitação do Evangelho”, pois a Terra estava preparada para gravitar na ordem radiante das esferas luminosas, pois ainda se encontra em penumbra e nevoeiro que obscurecem as inteligências.

É interessante observar-se que esta mensagem de São Luiz, Guia Espiritual de Kardec, acaba com as seguintes palavras:

Termina a tua obra e conta com a proteção do teu Guia e Guia de todos nós, o Espírito do grande Mestre que te protege de modo muito particular, e com o concurso devotado dos mais fiéis Espíritos, em cujo número podes incluir-me. Aproxima-se a hora em que o Espiritismo será definido como a verdadeira Doutrina ensinada por Jesus, sendo ao mesmo tempo Divina e Humana → São Luiz, ao se referir ao Guia de todos nós, estava se referindo ao Espírito da Verdade, que é o próprio Jesus → segundo Haroldo Dutra Dias, em uma das suas palestras sobre Kardec e o Espiritismo, na época do Apostolado de Jesus na Terra, Kardec e São Luiz, teriam prometido ao Divino Mestre que se dedicariam no futuro ao Projeto do Consolador Prometido, que Jesus sempre prometia para os Apóstolos.

São Luiz afirma ainda, para confirmar que os Espíritos influiram na Obra de Kardec, que a ação dos Espíritos sobre Kardec era constante, e em especial do Espírito da Verdade, de modo que não podia fugir aos conselhos e sugestões destes mesmos Espíritos.

Nota 1

Textos baseados na Parte I, Teoria do Belo e em Acontecimentos e na Parte II, A Nova Geração, Livro “Memórias Postumas”, LAKE, 2007 (9).

IV – A Regeneração da Humanidade- Considerações Finais

Não é o fim do mundo que se aproxima, mas o fim do mundo moral que se aproxima, mas o fim do mundo moral. Vai ser soterrado o velho mundo dos preconceitos, do egoísmo, do orgulho e do fanatismo.

Tudo se concluirá com a geração que se finda, e a que lhe sucederá elevará um novo edifício, sendo que as futuras gerações subsequentes, terminarão e complementarão estes novos conhecimentos espirituais e morais → está claro neste texto que novos Espíritos mais evoluídos, intelectualmente e moralmente, irão encarnar na Terra, para substituir os “Colonos Originais”, que segundo o Profeta Zacarias, 2/3 da população, constituída por Espíritos recalcitrantes e endurecidos no mal, serão transferidos para outros Orbes Inferiores ao da Terra, compatíveis com os seus atuais níveis espirituais → está claro também, neste texto, que serão necessárias várias gerações para realmente terminar todo o processo evolutivo para que a Terra possa ser transformada de Planeta de Dores e Expiação em Planeta de Regeneração.

A Terra não será transformada por um cataclisma que destrua toda a humanidade. A atual geração, denominada de Colonos Originais, serão substituídas gradualmente, por uma nova mais elevada, moralmente e intelectualmente, sem que nada se altere na ordem natural das coisas.

A época atual já é de “Transição”, podendo-se notar as diferenças das disposições morais e, principalmente pelas capacidades intuitivas e natas, a que geração pertence cada indivíduo.

A nova geração que irá definir a nova era do progresso moral, distinguir-se-á por uma inteligência e uma razão precoces, de par com um sentimento inato no bem e crenças mais espiritualistas. São compostas de Espíritos ainda em evolução em seus respectivos Orbes, porém que já se encontram em um adiantado processo evolutivo, e que estão vindos por livre e espontânea vontades, para servir com amor e dedicação em um outro Orbe mais inferior do que o seu Orbe de origem → possuem por isto um grande mérito e possivelmente irão contar com uma proteção mais efetiva e intensa dos seus Guias Espirituais, para não adquirir nenhum Débito Cármico na Terra.

Segundo Kardec , serão mais belos, de estatura mais elevada e intelectualmente e moralmente mais desenvolvidos do que a atual geração dos habitantes, encarnados e desencarnados, da Terra.

Os Espíritos atrasados da atual geração, geralmente se revoltam contra Deus, pela negação da Providência e de qualquer poder superior ao humano, além de terem propensão as paixões degradantes, aos sentimentos antifraternais, do orgulho, do ódio, do ciúme, da avareza, etc, enfim são possuídos de tudo o quanto é material.

São estes os vícios de que a Terra deve ser libertada, pela remoção dos que se recusam a remove-los do seu íntimo, porque tais vícios são incompatíveis com o futuro Reino da Fraternidade e da Concórdia. A Terra sendo libertada destes Espíritos recalcitrantes no mal, permitirá que os homens caminhem sem impecilhos para um futuro melhor que lhes está reservado pela Lei do Progresso do Altíssimo.

Contudo, nem todos os retardatários serão expurgados da Terra. Muitos dos que foram vítimas das circunstâncias e da falta de bons exemplos, terão uma segunda chance, sendo ajudados por Guias Espirituais benevolentes. Pelas preces e exortação dos amigos e dos entes queridos, serão convocados a se melhorarem.

A exclusão definitiva em primeira instância será apenas para os Espíritos tenazmente rebeldes e os que são dominados pelo orgulho, pelo egoísmo, …………, etc. Porém, quando no seu exílio abrirem os olhos para a Luz Divina, repudiando o seu triste passado, poderão a seu livre arbítrio ser ou não recambiados novamente para a Terra → vide caso dos Degradados de Capela, quando a maioria, após as respectivas reformas íntimas para o bem, retornou para os seus Orbes de origem, ao passo que alguns poucos preferiram continuar a sua evolução espiritual sob a tutoria de Jesus nos planos vinculados à Terra → deve se observar também que devido a oportunidade dada a estes Espíritos retardados, o mal poderá ainda estar presente, apesar de em pequena escala, na Terra.

Nos tempos finais da Transição Planetária, infelizmente a maioria destes Espíritos recalcitrantes, não escutarão a voz de Deus e seus Enviados, mantendo-se na Cegueira Espiritual e tornando-se ainda mais rebeldes. Esta resistência marcará o fim do reinado destes Espíritos infelizes. Provocarão, por causa deste desvairamento, destruições e uma multidão de flagelos e calamidades, que por seu turno, apressarão o advento da “Nova Era”.

O mundo já está em um processo de gestação, para que surja a fraternidade entre os povos, assim como a extinção dos preconceitos de todos os tipos, inclusive o de seitas religiosas, assim como o fanatismo e intolerância. Ao mesmo tempo, que a liberdade de consciência introduz novos costumes morais e toma corpo entre os homens.

Uma das características da nova geração será a fé raciocinada, e não a fé exclusivista e cega, que leva ao fanatismo e divide os homens. A Fé raciocinada esclarece e fortifica, unindo os homens e irmanando-os nos sentimentos de amor ao Pai.

A Incredulidade e o Fanatismo são contrários ao progresso moral e social. Por isto é que o Espiritismo irá derrubar estas barreiras, pois desperta uma fé sólida e esclarecida, desenvolvendo as ideias compatíveis com a evolução espiritual do homem. Na Nova Era, o Espiritismo será a base de todas as crenças e o ponto de apoio de todas as Instituições, inclusive as Religiosas.

No futuro, assim como existiu a Arte Pagã e a Arte Cristã, existirá também a Arte Espírita.

Nota 2

Texto baseado na Parte I, Teoria do Belo e em Acontecimentos e na Parte II, A Nova Geração, Livro”Memórias Postumas”, LAKE, 2007 (9).

V – Considerações Adicionais de Ismael

Ismael, Anjo Tutelar do Brasil, recebe no Cap.3 de [8], diretamente de Jesus a missão de zelar pelo desenvolvimento do Projeto do Consolador no Brasil. O Divino Mestre afirma que sempre estará com Ismael, no que tange aos comprimentos dos seus deveres e obrigações na Pátria do Cruzeiro, com o que será aberto um novo caminho para a Humanidade dos séculos futuros para a revivescência do Cristianismo, Redivivo e Restaurado, em toda a sua pureza original. Ismael responde com o lema “ Deus, Cristo e Caridade” incrustrado em uma bandeira que tinha recebido de Jesus.

É interessante saber que no Cap.20 de [8], ao se dirigir ao Espírito de Longinus, que se encarnaria como Dom Pedro II, Jesus se refere a Terra como o “Planeta Escuro de Dores e Sofrimento”. Emmanuel em [25] se refere a Terra como “Região das Faixas Negras”.

Ainda de [8], Cap.22, dedicado a Bezerra de Menezes, Ismael se refere ao Período de Transição como:

  • Ao reunir nos espaços os seus dedicados companheiros de luta, afirma que o século atual vai ser assinalado pelo advento do Consolador à face da Terra. Nestes cem anos (data em torno de 1830) se efetuarão os grandes movimentos preparatórios dos próximos cem anos (data em torno de 1930) que haverão de vir;
  • Uma verdadeira renascença das filosofias e das ciências se verificará no transcurso destes anos, para que o século XX seja devidamente esclarecido, como elemento de ligação entre a civilização em vias de desaparecer e a civilização do futuro, que assentará na fraternidade e na justiça as suas bases;
  • A morte do mundo, prevista nas Leis e nos Profetas, não ocorrerá na constituição física do globo e sim nas suas expressões morais, sociais e políticas;

Pode-se entender, com base nestas palavras de Ismael, de que a Terra será transformada de “Planeta de Dores e Expiação” para um “Mundo de Regeneração”, assim como muitos dos Espíritos encarnados poderão não mais reencarnar na Terra → de acordo com alguns estudiosos espíritas, segundo previsão de Emmanuel e Francisco Cândido Xavier, esta data é em torno de 2057.

Anexo I – A Localização da Terra na Via Láctea

A Terra possui 4,54 bilhões de anos e segundo o Benfeitor Flácus, no Cap.1 do Livro “ Libertação”, André Luiz e Chico Xavier, FEB, 1949, a Terra lida com a idade da razão há precisamente 40 mil anos AC. O Projeto Adâmico se iniciou apenas a há 4 mil AC;

No mesmo Livro acima, Cap.8, André Luiz afirma que já existiam na Terra, antes dos primeiros sinais de vida humana, Espíritos caídos no mal, denominados de Dragões, oriundos das eras primevas da Criação Planetária, de outros Orbes Planetários, que operam em zonas inferiores, e influindo no comportamento dos seres humanos;

Tonny Robert em Youtube, Canal Arcas Ramatis, na Palestra “O Expurgo Planetário”, publicado em 19 de dezembro de 2017, afirma que além destes seres, existem também os Magos Negros, que seriam originários de Capela;

A Terra se encontra no braço de Orion, no lado mais externo da Via Láctea, como ilustrado na Fig.I.1.

Fig. I.1 – Estrutura da Via Láctea – Neste esquema, o Braço de Órion é rotulado “Local Spur”. A posição do Sistema Solar é indicado pelo “ponto amarelo” – Fonte: Wikipedia.

O Braço de Órion ou Braço Local é um braço espiral menor da Via Láctea. O Sistema Solar, assim como quase todas as estrelas vistas a olho nu, estão dentro do Braço de Órion. Este braço está localizado entre o Braço de Sagitário e o Braço de Perseus, dois dos quatro maiores braços espirais da Via Láctea. Dentro do Braço de Órion, o Sistema Solar e a Terra estão localizados perto da borda interior na Bolha Local, aproximadamente 8000 parsecs (26.000 anos-luz) do centro galáctico.

Anexo II – Previsões de Chico Xavier

De acordo com a Palestra de Haroldo Dutra Dias sobre o Tema “Apocalipse”, na Federação Espírita do Paraná em 2011, baseado em uma entrevista de Chico Xavier, e obviamente Emmanuel, para a Revista da Legião da Boa Vontade (fundada por Alziro Zarur) em 1954, Chico Xavier afirmou que a Terra possui Ciclos Planetários de 28.000 anos.

Chico também afirmou que após duas Raças bem primitivas, que existiram logo após o degelo, viveram na Terra:

  • De 81.000 a 53.000 AC a Raça Lemuriana;
  • De 53.000 a 25.000 AC a Raça Atlântida;
  • Que os Degradados de Capela chegaram em 25.000 AC → divide este período em quatro subperíodos de 7.000 anos: De 25.000 a 18.000 AC período de Aperfeiçoamento e Burilamento; de 18.000 a 11.000 AC retorno de uma parte destes degredados para Capela; de 11.000 a 4.000 AC retorno da segunda turma para Capela e construção das Pirâmides; de 4000 AC a 3.000 DC, última chance para aqueles que tomaram “Bomba de Ano” → o “Livro dos Espíritos” confirma que o Projeto Adâmico, relativo a próxima Raça Humana, a qual será muito mais evoluída que todas as anteriores conforme confirma Kardec em “Obras Póstumas”, se iniciou em 4.000 AC;
  • Que a partir de 3.000 DC toda a Terra será habitada por estes “Novos Homens”, já totalmente adaptados para viverem na Quinta Dimensão no Mundo de Regeneração → com Espíritos vindos de Mundos Superiores para ocuparem o lugar dos “Colonos Degradados da Terra”, inclusive;

Subdividindo-se o período de 0 a 3.000 DC, como se fosse em horas, tem-se as seguintes correlações com os anos desta subdivisão:

  • Dia anterior a Transição Planetária
    • 0 hs – Ismael e a previsão do início do Projeto do Consolador Prometido – ano de 1832
    • 18:00 hs – ano de 1922
    • 24:00 hs – ano de 2012 – início da Transição Planetária
  • Dia posterior à Transição Planetária
    • 03:00 hs – ano de 2057 – madrugada
    • 06:00 hs – ano de 2102 – raiar do dia

Dados Complementares

  • Tomando como base que a Pirâmide de Quefren no Vale do Guizé, Egito, que aponta, nas aberturas da câmara do Faraó e da câmara da Rainha, respectivamente, para as Constelações de Órion e de Sírius, possivelmente estes primeiros Espíritos degradados para a Terra foram de Órion e de Sírius.
  • O Portal 13:13, que une os Umbrais de Sírius com os da Terra, confirma estas hipóteses.
  • Como boa parte destes degradados de Capela se fixaram no Antigo Egito, as primeiras raças Egípcias, notáveis pelos seus conhecimentos Científicos e Espirituais, podem ter sido uma mistura da raça Capelina com as raças de Órion e de Sírius → Os primeiros Egípcios tinham um elevado conhecimento da vida no Mundo Espiritual → Os seus conhecimentos foram repassados, inclusive, ao Legislador Hebreu Moisés, durante o período em que este viveu como membro da Corte dos Faraós.

Bibliografia

[1] – Evolução em Dois Mundos – André Luiz e Chico Xavier, FEB, 1958

[2] – A Caminho da Luz – Emmanuel e Chico Xavier, FEB, 1939

[3] – Os Profetas – J.J.Moutinho, FEB, 2009

[4] – Há Dois Mil Anos – Emmanuel e Chico Xavier, FEB, 2009

[5] – Antologia Mediúnica do Natal – Chico Xavier e Irmão X, FEB,1967

[6] – Boa Nova – Chico Xavier e Humberto de Campos (Irmão X), FEB, 1941

[7] – Crônicas de Além-Túmulo – Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1937

[8] – Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho – Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1938

[9] – Obras Póstumas – Allan Kardec, LAKE, 2007

[10] – O Novo Testamento – Haroldo Dutra Dias, CEI,2010

[11] – Crônicas de Além-Túmulo – Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1937

[12] – Luz Acima – Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1948

[13] – O Evangelho Segundo o Espiritismo, FEB, 2008

[14] – Jerusalém Libertada – Humberto de Campos e R.A.Ranieri, EDIFRATER , 1996

[15] – Pão Nosso – Emmanuel e Chico Xavier, FEB, 1950

[16] – Vinha de Luz – Emmanuel e Chico Xavier, FEB, 1952

[17] – Caminho, Verdade e Vida – Emmanuel e Chico Xavier, FEB, 1948

[18] – Código do Reino, J.J.Moutinho, FEB 2009

[19] – Notícias do Reino, J.J.Moutinho, FEB 2009

[20] – Respiga de Luz, J.J.Moutinho, FEB 2009

[21] – Pontos e Contos – Chico Xavier e Humberto de Campos, FEB, 1958

[22] – Lázaro Redivivo – Chico Xavier e Humberto de Campos, FEB, 1945

[23] – Cartas e Crônicas – Chico Xavier e Humberto de Campos, FEB, 1966

[24] – São Francisco de Assis – Miramez e João Nunes Maia, Editora Espírita Cristã Fonte Viva, 1985

[25] – Renúncia- Emmanuel e Chico Xavier, FEB, 1994

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: