Gira da Vó Ana de Angola
I – Introdução
Em Mensagem transmitida na Gira da TUAC de 09.11.2021, em resposta a um pedido de ajuda de uma pessoa que se encontrava muito debilitada por problemas com o conjugue que a abandonou recentemente, e o qual estava anteriormente muito debilitado devido ao alcoolismo.
Os Espíritos Obsessores que se alimentavam através deste seu conjugue, com a recuperação do mesmo graças a sua ajuda, passam a atormenta-la, não a deixando dormir, além de a colocarem em um estado de prostação total.
A Vó Ana de Angola, Espírito da Linha dos Pretos Velhos, recomendou fazer uma Gira de um Banho de Ervas, para o Orixá Oxalá, toda sexta-feira, por sete semanas consecutivas.
Simultaneamente a Consulente deve fazer uma defumação completa da sua residência, além de fazer uma Gira para o seu Anjo da Guarda protege-la destes Espíritos atrasados.
Paralelamente vai ser tratada pelo Guardião da Tenda para que estes Espíritos Obsessores, que ainda se encontram presos aos vícios e às sensações da matéria do Plano físico, sejam encaminhados para as Colônias Espirituais para tratamento, recuperação e esclarecimentos das realidades espirituais.
É interessante de se notar que a Linha dos Pretos Velhos, na Umbanda, caracteriza-se pela Humildade e Sabedoria, além destes tipos de Espíritos serem exímios manipuladores das Energias Astrais e da Natureza, as quais as utilizam para os seus Passes Espirituais e Benzimentos.
II – Banho de Ervas para o Orixá Oxalá
II.1 – Material Necessário
- Um coador
- Selecionar três tipos de ervas para a Orixá Iemanjá → Sugestão: Anis Estrelado, Rosa Branca e Alfazema
- Um garrafão de água mineral, sem gás, de 5 lts
- Um balde de 10 lts ou mais
- Uma chaleira para ferver água
- Ervas:
- Boldo, arnica da horta, alecrim, folhas e ramos de palmeiras, folhas de laranjeira, hortelã, erva cidreira, louro, algodão, rama de leite, manacá, malva branca, saião branco, folha da costa, rosa branca, manjerona, macaça, erva doce, saião, açoita cavalo, erva de bicho, mamona, orégano, alho, fumo (tabaco), comigo ninguém pode, alcachofra, alcaçuz, alecrim, alfazema, mil folhas, bardana, boldo, girassol, hortelã, incenso, levante, manjericão, manjerona, rosa branca, sálvia, tomilho e folha da costa.
II.2 – Modo de Realização
- Inicialmente fazer uma “Oração para o Anjo da Guarda”, de acordo com a Gira relatada na Mensagem da Vó Ana de Angola de Número 4, colocando na folha sulfite ”o seu nome e do seu ex-conjugue”
- Em seguida fazer uma Gira para o Orixá Oxalá, como descrita no item II.3
- Pedir para a Orixá Oxalá fazer a limpeza das Energias Negativas existentes na residência, trazendo também através de suas Energias Cristalinas e Balsâmicas à Saúde, física e mental, para ela e seu ex-conjugue → pedir também ao Orixá Oxalá a Paz, o Equilíbrio e a Harmonia no Lar
- Após estas preparações espirituais, ferva apenas um litro da água mineral. Imediatamente após a fervura despeje três punhados de cada uma das ervas citadas no Item II.1 tampar o recipiente na qual a água ferveu, por alguns minutos
- Em seguida coe o líquido com as ervas em um balde de 10 lts. Complete o volume com a água mineral restante do garrafão. Procure deixar a temperatura do balde agradável para jogar no corpo logo após o banho convencional
- A seguir tome um banho convencional, como faria no seu dia a dia. Logo em seguida, com uma caneca despeje todo o volume do balde do pescoço par baixo, em todas as parte do corpo. A cada caneca despejada, jogue antes um pouquinho em uma das mãos fazendo um cruzamento do ombro direito para a parte inferior do lado esquerdo do tronco. Repita este mesmo movimento também para o ombro esquerdo. A seguir despeje o conteúdo da caneca → repita este procedimento até o término do volume do balde
- Espere um pouco antes de se secar com a toalha para que o líquido possa secar um pouco no corpo por si só
- Após se secar com a toalha e se vestir, rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria em gratidão
- Antes de dormir, tomar um chá de hortelã com camomila, adoçando a gosto. Posteriormente, procurar tomar este tipo de chá três vezes ao dia
Nota 1: Este banho deve ser feito apenas no horário das 06:00 às 18:00 hs
Nota 2: Este banho, para este caso específico, deve ser feito por sete semanas consecutivas
II.3 – Gira para Oxalá
- Acender uma vela de sete dias e coloca-la no pires, colocando ambos em uma bandeja branca. Escrever o seu próprio nome e do ex-conjugue, com lápis em uma folha de sulfite, dobra-la, e coloca-la debaixo do pires
- Colocar a bandeja na altura do peito
Oração para Pai Oxalá pedindo Proteção
Meu Pai Oxalá
Peço a Vós a proteção para mim e minha família, contra todas as maldades e contra todos os perigos deste mundo.
Dai-me a luz necessária para seguir o meu caminho, conceda-me a paz, a positividade e a saúde, para cumprir a minha missão neste plano terreno.
Dai-me a clareza para realizar as melhores decisões, me afastando de tudo e de todos que me desviam do bom caminho e da Sua vontade.
Permita, Pai, que eu perdoe todos aqueles que me fizeram mal, enxergando que por trás de cada maldade, existe um aprendizado, fazendo com que eu veja que jamais possa ser e agir como os irmãos menos evoluídos.
Permita, Pai, que eu seja perdoado por quem tenha prejudicado, me mostrando e ensinando que tais erros não podem mais serem cometidos.
Cure minhas feridas emocionais, cure o meu coração de todas as mágoas e lembranças ruins, fazendo com que permaneça somente o amor, a paz e o perdão.
Que Vosso amor, que Vossa bondade, que Vossa paz, estejam presentes em minha mente, em meu coração, em meu espírito.
Pai, dai-me luz e aumente a minha fé, todos os dias, fazendo com que eu me conecte mais com Vós e Vossa energia.
Pai, peço a Vós que me mostre todas as verdades, clareie tudo o que está escondido e que eu precise saber, e me dê forças e sabedoria, para lidar e decidir sobre essas verdades.
Que Vossa Falange de Luz, que todos os Anjos e Arcanjos, além do meu Anjo de Guarda e dos meus Mentores Espirituais, me protejam dos meus inimigos encarnados e desencarnados, me guiando e orientando, e que o sentimento de caridade e amor tomem conta de meu ser e da minha caminhada.
Que assim seja com a Graça de Deus, nosso Pai Olorum.

Representações para Pai Oxalá
III – Defumação
II.1 – Material Necessário
- Colocar um punhado de carvão em brasas em um fogareiro, ou Turíbulo
- Manter as mesmas sete ervas do Item II, e colocar três punhados de cada no fogareiro
- Manter sempre o fogareiro com brasas, além de periodicamente ir colocando novamente os três punhados de cada erva, enquanto defuma o restante da residência
III.2 – Modo de Realização
- Se colocar de frente para a porta de entrada principal da residência, e ir defumando da direita para a esquerda, dizendo em cada canto/porta: Eu defumo esta residência em nome de Pai Oxalá, para que elimine as Energias negativas existentes e afaste os maus Espíritos.
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: