Os Orixás sob a Ótica da Umbanda Sagrada e da Umbanda Esotérica – Parte 4

VI – Características dos Orixás na Umbanda Sagrada e na Umbanda Esotérica

VI.2 – Oxum e Oxumaré → Umbanda Sagrada

2º Trono (Linha) – Amor

  • Orixá Irradiador: Oxum → Fator: Agregador
  • Orixá Absorvedor: Oxumaré → Fator: Diluidor e Renovador

Oxum

Oxum é o Orixá feminino, Regente da Linha do Amor. Oxum envolve a Concepção e o Amor como um todo. Seu ponto de força na natureza são os rios e águas doces.

Oxum (em Iorubá: Oṣun), na religião Iorubá, é uma Orixá que reina sobre as águas doces, sendo considerada a Senhora da beleza, da fertilidade, da sensibilidade, estando muito ligada às riquezas espirituais e materiais da vida, à vaidade (beleza), e ao empoderamento feminino.

É representada por uma linda mulher africana, adornada da cabeça aos pés com joias de ouro, sentada na beira de um rio, se admirando em um espelho redondo e dourado, carregando e amamentando um bebê no colo, representando todo o seu poder ligado a beleza, a ternura e ao afeto.

É cultuada no Candomblé, na Umbanda e em diversas religiões Afro-Americanas. Oxum é dona do ouro e das pedras preciosas. Tem o título de Ialodê, ou seja, a Grande Mãe, entre os Orixás.

Dentre as comemorações do 12 de Outubro é feita uma homenagens a esta Orixá presente na Umbanda e religiões Afro-Brasileiras. Celebra-se nesta data a beleza, o Amor puro, a jovialidade e a riqueza de Mamãe Oxum.

O Sincretismo com Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil, começou em 1717 quando pescadores resgataram do Rio Parnaíba do Sul, dois fragmentos da imagem de Nossa Senhora. Após o acontecido, vários milagres são atribuídos a Nossa Senhora. O título de Padroeira oficial do Brasil foi conferido em 16 de Julho de 1930 pelas mãos do Papa Pio, mas o reconhecimento como feriado nacional só aconteceu 50 anos depois.

Dentro da simbologia da Orixá vamos encontrar constantemente a menção à essas atribuições que lhe foram concebidas por entre as tradições orais e que hoje é vista também dentro do Sincretismo Religioso em que associa-se Oxum à Virgem Maria e é comemorado o dia desta Orixá no 08 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição.

A Orixá Oxum é o Trono Regente do polo magnético irradiante da Linha do Amor e atua na vida dos Seres estimulando em cada um os sentimentos de Amor, fraternidade e união.

Seu elemento é o Mineral e, junto com Oxumaré, forma toda uma linha vertical cujas vibrações, magnetismo e irradiações planetárias multidimensionais atuam sobre os Seres e os estimula os sentimentos de Amor e acelera a União e a Concepção.

Oxum é o Trono irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos. Como “Mãe da Concepção” ela estimula a união matrimonial, e como Trono Mineral ela favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material.

Na Coroa Divina, a Orixá Oxum e o Orixá Oxumaré surgem a partir da projeção do Trono do Amor, que é o regente do sentido do Amor.

Oxum assume os mistérios relacionados à concepção de vidas porque o seu Elemento Mineral atua nos Seres estimulando a União e a Concepção.

A água é o melhor condutor das energias minerais e cristalinas. Por esta sua qualidade única, surgem diversos tipos de água, sendo que a água “doce” dos rios é a melhor rede de distribuição de Energias Minerais que se tem na face da Terra.

Fig.15- Representações de N. S. Conceição, N. S. Aparecida e Mamãe Oxum. A quarta figura retrata um Desenho Mediúnico, com partes ampliadas da Imagem de Nossa Senhora Aparecida abençoando o Brasil

  • Raios que saem de um Cristal Verde e que se espalham sobre o Brasil
  • Bandeira Amarela e Verde, com contornos em Azul, no seu lado esquerdo
  • O Desenho como um todo lembra o formato de uma Imagem de Nossa Senhora Aparecida
  • A seguir são mostrados os detalhes do rosto de Nossa Senhora Aparecida deste desenho ampliado

A Energia Mineral também está presente em todos os Seres e também em todos os Vegetais. E por isto Oxum também está presente na Linha do Conhecimento, pois sua Energia cria a “atração” entre as “Células Vegetais” carregadas de “Elementos Minerais”.


Já em nível mental, a atuação pelo Conhecimento é uma irradiação carregada de Essências Minerais oude Sentimento típicos de Oxum, a concepção em si mesma. Saibam que a Ciência dos Orixás é tão vasta quanto Divina, e está na raiz do todo o saber, na origem de todas as criações divinas e na natureza de todos os Seres. É na Ciência dos Orixás que as lendas se fundamentam, e não o contrário. Esta magnífica Ciência Divina é a chave interpretadora da “Ciência dos Entrecruzamentos”, pois é baseado nisto que as rosas vermelhas são presenteadas pelos namorados e as rosas brancas são usadas pelos Filhos quando presenteiam suas mães, ou porque se oferecem rosas vermelhas para oferendar à Pomba-Gira, rosas brancas para Iemanjá, rosas “cor de rosa” para as crianças (Erês) e rosas amarelas para oferendar Oxum.

Saibam que, se todas são rosas, no entanto os pigmentos que as distinguem são os condutores de “Minerais” e de Energias Minerais. Para um leigo, todas são rosas. Mas para um conhecedor, cada rosa é um mistério em si mesma. E o mesmo acontece com cada cor.

Logo, o mesmo acontece com cada Orixá Intermediário, do primeiro ao terceiro grau, que são “Mistérios” dos Orixás Maiores, Regentes das Sete Linhas da Umbanda.

Saibam também que todo jardim com muitas roseiras é irradiador de Essências Minerais que tornam o ambiente um catalisador natural das Irradiações de Amor da “Divindade Planetária” que, amorosamente, chamamos de Mamãe Oxum.

Na Fig.15, as duas primeiras figuras retratam o Sincretismo de Mamãe Oxum com Nossa Senhora Aparecida. A Terceira figura é um desenho recebido “Mediunicamente” em 12.10.2020 → O Mestre Zanartiel transmite para a Mestra Kaliamirra, por um processo de Comunicação de Mente a Mente, pelo Método da Canalização de Espírito para Espírito, uma mensagem relativa ao dia da comemoração da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em 12.10.2020. Pelo mesmo processo de canalização, a Mestra Kaliamirra retransmite o conteúdo desta Carta Mensagem a sua Médium (Casa Holística Deus, Amor e Caridade).

Nota – O Conteúdo da Carta Mensagem/ Corrente da Avalanche Egípcia/ Casa Holística Deus, Amor e Caridade- 12.10.2020

Salve a todos Vós deste Grupo de Estudos que se interliga e se estende nesta grande corrente de Luz.

Para os Filhos da “Corrente da Avalanche da Cura dos Males da Alma”.

Está sendo enviada esta Carta Mensagem de “Mente a Mente”, através do punho desta Médium, conforme determinação do Conselho da Grande Fraternidade Branca.

Amados Filhos e Queridos Irmãos

Tudo está sendo permitido pela Corrente do Comando Santa Esmeralda e do Comando Santa Ametista, os quais todos Vós estais interligados nesta noite de estudos.

Hoje, neste dia, 12.10.2020, onde se comemora o “Dia da Padroeira do Brasil”, Nossa Senhora Aparecida, Nós, aqui nesta Dimensão, estamos em Oração pelo Brasil, para que este povo seja abençoado e que também seja iluminado pelas Luzes dos Espíritos Santificados (Espírito Santo), os quais operam com Jesus, desde os primórdios da fundação do Planeta Terra, e que este país seja escolhido dentro de muita Paz e, principalmente, por ter muita Fé e muito Amor em Deus, nosso Pai Criador.

Que todos Vós, Amados, sejam abençoados e que “Chuvas de Benções” caiam sobre todos Vós.

Abraços fraternos a todos vós.

Zanartiel para Kaliamirra

Kaliamirra para esta Médium

Qualidades

O Arquétipo de Oxum traz o aspecto maternal, a fertilidade, que por sua vez, conecta-o a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Jesus. A relação com as crianças também vem desse princípio, do poder da gestação que é exaltado nas duas Divindades. Quando uma mulher tem problemas para engravidar é a Oxum que se pede auxílio.

Nas celebrações à Nossa Senhora também podemos ver pedidos pela maternidade e bênçãos sob as crianças. Portanto, quando é comemorado o dia em que Nossa Senhora Aparecida, imagem que apareceu no rio quando os pescadores não tinham mais esperança de uma pesca próspera, veio a se tornar a Padroeira do Brasil.

Atualmente a santa católica também é símbolo do Orixá feminino das águas doces, do rio e das cachoeiras, mas anteriormente Mamãe Oxum já encontrava espaço para se fazer presente por entre os Cultos Africanos em solo Brasileiro.

Atributos

Oxum enquanto Divindade corresponde a um dos Tronos de Deus que irradia o Amor Divino. Sendo assim, a Orixá rege esse mistério que está inserido na Concepção das Sete Linhas de Umbanda Sagrada e emana de si o próprio Fator Agregador.

Em nossas vidas o magnetismo da Orixá vai se fazer sentir entre as relações de união. Tudo que se combina, se compatibilize e se encontra é orientado e estimulado pelas irradiações do amor de Deus que é Oxum.

Por esse motivo também é conhecida por reger as relações matrimoniais e o amor que se funde formando a vida. Deste modo, Oxum também tem ligação com a sexualidade dos Seres, pois é por meio dela que se obtém a vida no corpo Físico.

Atribuições

Sob a égide e magnetismo de Mamãe Oxum estão a busca por um novo empreendimento, uma nova busca, um novo saber, uma novo objetivo, novas expectativas, uma nova religião tudo que se agrega e faz nascer algo novo é mistério de Oxum, pois só com Amor, que é um sentido de Olorum, que tudo se cria e se multiplica.

Quem faz par e atua com Oxum nesse sentido da vida é Oxumaré. A Ela entende-se as agregações que propiciam a concepção do novo e à Ele a renovação do que já não flui com o equilíbrio que deveria transcorrer.

Resumo

  • Divindade: Oxum
  • Linha: Mineral
  • Pedra: Ametista, Safira, Quartzo rosa
  • Irradiação: Amor
  • Data comemorativa: 12/10
  • Vela/Cor: Rosa, amarela, Azul claro, dourada
  • Sincretismo: N. S. Conceição, N. S. Aparecida
  • Saudação: Oraaeieu!
  • Ponto de Força: Rios; cachoeira
  • Características dos Filhos de Oxum: Dóceis, sensíveis, místicos
  • Divindade dos rios, nascentes e cachoeiras. É símbolo de sensualidade, beleza, delicadeza e coragem.
    • No sincretismo é Nossa Senhora Aparecida.
  • Orixás femininos da mitologia Africana, Oxum é destacada como a dona da água doce e, por extensão, de todos os rios. Portanto seu elemento é a água em discreto movimento nos rios, a água semiparada das lagoas não pantanosas, pois as predominantemente lodosas são destinadas à Nanã e, principalmente das cachoeiras são de Oxum, onde costumam ser-lhe entregues as comidas rituais votivas e presentes de seus Filhos-de-Santo.
  • Oxum domina os rios e as cachoeiras, imagens cristalinas de sua influência: atrás de uma superfície aparentemente calma podem existir fortes correntes e cavernas profundas.
  • Oxum é conhecida por sua delicadeza. As lendas adornam-na com ricas vestes e objetos de uso pessoal Orixá feminino, onde sua imagem é quase sempre associada a maternidade, sendo comum ser invocada com a expressão “Mamãe Oxum”.
  • Dia: Sábado
  • Cor: Amarelo e dourado
  • Elemento: Água

Ervas

Folha de vintém, folha da fortuna, lírios de toda espécie, malva, dracena, flores de tonalidade amarela, quioco, rama de leite, mutamba, malva rosa, narciso, margaridas, folha da costa, flor de maio, amor perfeito, madressilva, oriri, melissa, macaça, colônia, ipê amarelo, erva de Santa Maria, erva de Santa Luzia, camomila, assa peixe, aguapé, erva cidreira, macela, rosa branca, hortelã, cipó cabeludo, cipó seda e buchinha do norte, alfavaca, flor de calêndula, flor de camomila, canela, carqueja amarga, catuaba, damiana, folha de graviola, semente de imburana, folha de laranjeira, flor de macela, manjericão, folha de melissa, menta, pata de vaca e poejo.

Oferendas

Velas rosa, amarela e azul claro, flores diversas, morango, cereja, maçã, champanhe rose. Pode oferendá-la numa cachoeira.

Fig.16 – Oferendas para Oxum

Oração para Oxum

Salve Mamãe Oxum, dourada Senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu Ser e me livram do mal. Mamãe Oxum, Divina Rainha, bela Orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do Amor. Torna-me doce, suave e amoroso como a Senhora.

Oh! Mamãe Oxum, proteja-me, faça que o Amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: A serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.

Que eu seja como suas águas doces que seguem desbravadoras no curso dos rios, entrecortando pedras e se precipitando as cachoeiras, sem parar nem ter como voltar a traz, apenas seguindo meu caminho.

Purifique minha alma e meu corpo com suas lágrimas de alento. Inunda-me com sua beleza, sua bonda de e seu amor, enchendo minha vida de prosperidade. Salve Mamãe Oxum.

Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal. Oxum, divina rainha, bela Orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do Amor. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és.

Oh! Mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.

Que eu seja como suas águas doces que seguem desbravadoras no curso dos rios, entrecortando pedras e se precipitando as cachoeiras, sem parar nem ter como voltar a traz, apenas seguindo meu caminho.

Purifique minha alma e meu corpo com suas lágrimas de alento. Inunda-me com sua beleza, sua bondade e seu amor, enchendo minha vida de prosperidade. Salve, Oh Doce e Amorável Mamãe Oxum.

Oxumaré

Deus emana de si o Amor Divino e esse Amor é dividido em dois fatores: Agregador e Diluidor/Renovador. O segundo fator, por natureza dual provém de Deus em uma onda que age diluindo o que precisa se dissipar e outra renovadora, que como o nome diz renova os sentidos no campo do amor e ainda os restabelece para uma nova concepção.

Esse fator dual, que está presente em todos os aspectos da nossa vida e sendo assim em todas as Sete Linhas de Umbanda, é Oxumaré, e é ele quem prepara, podemos dizer, o “terreno” para Oxum.

Oxumaré diluí os sentimentos negativos do Campo do Amor, como o ciúmes, a ideia de posse sobre o outro e em seguida renova e reagrupa tudo, para que, uma nova história se construa, possibilitando assim, que o amor se restabeleça de uma maneira saudável e positiva.

É dessa forma que magnetismo do Orixá retifica o ser que está precisando de amparo e favorece a atuação de Oxum.

Oxumaré trabalha as questões afetivas de uma maneira geral, diluindo mágoas, ressentimentos e desilusões e promovendo um novo olhar para a vida.

As serpentes e o arco-íris são os símbolos mais marcantes deste Orixá. Na Umbanda extrai-se da figura da serpente, o ciclo de sua vida em que ela realiza a troca de pele, sinalizando uma das características do Orixá: A renovação. Já o arco-íris está ligado a representação do Amor, da felicidade e da alegria que o Orixá carrega consigo.

Oxumaré é sincretizado com São Bartolomeu e por isso em algumas regiões do país no 24 de Agosto, comemora-se o dia deste Orixá. É possível observar que algumas imagens o Orixá aparece sendo metade serpente e metade homem.

Fig.17 – Representações para Oxumaré

Qualidades

Quando é dito que Oxumaré é o Orixá que rege a sexualidade, pode-se entender que ele rege em si as relações amorosas e nisso obviamente está incluso todas as relações existentes, homoafetivas ou não.

Oxumaré é a representação do Amor em sua mais pura forma de se manifestar……… colorido, vibrante, forte, vivo, revitalizante e pleno. Amor nunca é vazio, nunca é cinza, não magoa e não oprime.

Se o Amor é o oposto do Ódio e se Oxumaré é o Amor, é dissipando esse Ódio e reconstruindo o princípio da harmonia, da empatia, do afeto e do carinho que ele vai trabalhar.

“Celebrar o Amor, a vida para que você se sinta bem, para que faça o outro se sentir bem para a sua plenitude”. Oxumarê é jovial e guerreiro, com aspecto combativo. Veste-se de branco e carrega a espada dentro de um círculo (takará).

Qualidade generosa, ligada à Criação, à chuva, à fertilidade e aos ovos. É a Serpente do Arco-Íris. Leva símbolos ligados às serpentes; veste verde e amarelo.

Qualidade mais velha, ligada ao movimento dos astros. É menos agitado, sábio e se relaciona aos poderes intuitivos. Governa os adivinhos e os oráculos. Veste-se de amarelo e verde ou de preto e dourado.

A aparente Qualidade com aspectos femininos de Oxumarê é resultante das serpentes venenosas e coloridas.

Atributos

Oxumaré é um dos Orixás mais desconhecidos dentro da Umbanda, pois os Médiuns só cultuam a Orixá Oxum, que na linha do Amor ou da Concepção forma com ele a segunda Linha de Umbanda.

Atribuições

Este Orixá dono de uma personalidade forte, muitas vezes é genioso. Ele normalmente é invocado para a proteção dos amantes e na resolução de todos os problemas sentimentais.

Os filhos de Oxumaré, no positivo, são extrovertidos, falantes, galantes, envolventes, comunicativos, criativos, amáveis, educados, curiosos e alegres.

Os filhos de Oxumaré, no negativo, são apáticos, mórbidos, fechados, sombrios, solitários, autopunidores, venenosos e aziagos.

Os filhos de Oxumaré apreciam as ciências, os estudos filosóficos, passeios em grupo, reuniões agitadas ou festivas, discursos eloquentes e emocionantes, a política, a liderança, ser expoente no seu meio e criar coisas novas.

Os filhos de Oxumaré não apreciam a monotonia ou repetitividade no seu dia-a-dia, locais fechados ou abafados, pessoas inoportunas (os aproveitadores), pessoas de natureza iracunda ou irritantes ou mal-humorados.

Resumo

  • Linha: Mineral
  • Pedra: Opala, fluorita, cianita azul
  • Irradiação: Amor
  • Vela/Cor: Branca ou Azul Celeste
  • Sincretismo: São Bartolomeu
  • Saudação: Arrubaboi!
  • Ponto de Força: Cachoeira
  • Data comemorativa: 26/08
  • Divindade que controla o arco-íris, a natureza, a passagem dos dias e anos, o movimento e a continuidade. É sincretizado com São Bartolomeu.
    • Oxumarê, filho mais novo e preferido de Nanã, irmão de Omulu. É uma entidade muito antiga, que participou da criação do mundo enrolando-se ao redor da Terra, reunindo a matéria e dando forma ao Mundo. Sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando pelo Mundo, desenhou seus vales e rios.
    • É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do movimento e do ciclo vital. A cobra é dele e é por isso que no Candomblé não se mata cobra. Sua Essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
  • A comunicação entre o céu e a terra é garantida por Oxumarê. Leva a água dos mares, para o céu, para que a chuva possa formar-se o arco-íris, a grande cobra colorida. Assegura comunicação entre o mundo sobrenatural, os antepassados e os homens e por isso à associa do ao cordão umbilical.
  • Dia: Terça-feira
  • Cor: Amarelo, verde e preto
  • Elemento: Céu e terra

Ervas

Angico, buchinha do norte, dandá, espinheira santa, orégano, urucum, valeriana e picão preto, raiz de açafrão, raiz de angélica, barbatimão, canela, raiz de carapiá, carqueja amarga, chapéu de couro, gengibre, semente de guaraná, flor de hibisco, semente de imburana, manjerona, marapuama, dente de leão, bálsamo, catinga de mulata, serralha, pinhão branco, peregun rajado (dracena), umbaúba, milho e pacová.

Oferendas

Velas branca, azul claro, verde, dourada, vermelha, roxa, marrom, amarela (amarradas todas juntas), melão, champanhe rose, maracujá, fitas coloridas, flores do campo. Pode oferendá-lo numa cachoeira.

Fig.18 – Oferendas para Oxumaré

Oração a Oxumaré

Amado Pai Oxumaré, rogamos a vós, Pai irradiante das sete cores das Luzes Divinas, que nos abençoe com as gotas luminosas e preciosas de Vosso Arco-Íris Sagrado.

Pedimos a Vós, Divino Pai, a diluição de todos os infortúnios e obstáculos que estejam impedindo nossa felicidade, saúde e prosperidade e a renovação de nossa vida em todos os seus aspectos em equilíbrio e harmonia.

Dê-nos o vosso amparo em nossa caminhada evolutiva, Divino Pai, afastando qualquer “Ser Negativo” que esteja impedindo a expansão do Amor em nossas vidas e amplie nossos sentimentos de fraternidade, irmandade e harmonia.

Renove, amado Pai, nossas energias, sentimentos, meio ambiente, cada e tudo mais que carecer de renovação. Renove nossas religiosidades, Amor, fundamentos, juízos, ordenações, saber e criação, para que possamos acelerar nossa evolução rumo ao Divino Criador.

Crie, Divino Pai, laços fortes de satisfação, segurança, confiança, união, maturidade e Amor aos nossos semelhantes e à Natureza que nos sustenta.

Que em nossos corações não haja lugar para revolta, ódio, inveja ou paixão, mas que prevaleça o Amor e o respeito por todas as criações de Deus e pela Natureza que nos sustenta vivos e que cria as condições para a continuidade da existência do espírito, através de seus pontos de força.

Divino Pai Oxumaré, faça com que nossa “Fé, Respeito e Amor” por nosso Divino Criador, Olorum e pelos Sagrados Orixás, se renove a cada dia com maior intensidade, tornando-nos equilibradores e renovadores de nossas vidas e das vidas de nossos irmãos.

Amado Pai, não permita que sejamos luzes perdidas nas trevas, mas, sim, luzes vivas emanadas do Divino Criador e a seu serviço, integrados ao Seu Divino Corpo, a partir de nossos corações e mentes.

Que possamos ser “faróis” a guiar os nossos irmãos, necessitados de ajuda em sua jornada evolutiva, para que encontrem o melhor caminho, o caminho da renovação da Fé, do Amor, do Conhecimento, da Justiça, da Lei, da Evolução e da Geração, do Divino Criador.

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: