O fenômeno do “Merecimento”, sem dúvida alguma, existe e é susceptível de experimentação, influindo até mesmo no campo dos efeitos utilitários, se o mecanismo das forças resultantes é posto em ação no momento exato. Torna-se necessário, pois, antes de mais nada, compreender a lei do fenômeno e expor as condições necessárias para que ele se verifique.
É lógico que tal não pode suceder com o método humano desordenado e rebelde, ou seja, se não se verificarem os requisitos indispensáveis. O universo é organismo de forças que obedecem apenas a mãos habilidosas e sábias, e, cobrindo-se de trevas, se recusam a obedecer a mãos inábeis e rebeldes. Necessário se torna, pois, haver compreendido as Leis Divinas e ter-se conformado com sua vontade, quer dizer, é preciso haver neste caso compreendido a lei do fenômeno, para estar seguro de que, se for aplicada, fatalmente se verifica.
Quais são essas condições? Ei-las:
1- Merecer a ajuda;
2- Haver, antes de mais nada, esgotado as possibilidades das suas próprias forças;
3- Estar, de acordo com suas condições, em estado de necessidade absoluta;
4- Pedir o necessário e nada mais;
5- Pedir humildemente, com submissão e Fé.
Quando essas condições se realizam, a Divina Providência está em condições de funcionar a favor de todos. Do contrário, o fenômeno não pode verificar-se. Desse modo, não se pode falar em Providência com relação aos malvados, preguiçosos, ricos, cobiçosos, incrédulos, soberbos. Ela se manifesta e trabalha em favor dos bons, trabalhadores, necessitados, morigerados, crentes humildes e de boa fé.
…………………………………………………………………………………………………………………..
Anexo I- Terra, uma Escola de Regeneração
Anexo II- Fidelidade a Deus
Anexo III- Como Orar
Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: