Compilação baseada, de modo resumido, para texto no Whatsapp, do Livro “São Francisco de Assis”- Miramez e
João Nunes Maia, Editora Espírita Cristã Fonte Viva, 1985.
Tema Principal – Os Apóstolos e Enviados Especiais
I- Introdução
O Espírito de João Evangelista, reencarnou na cidade de Assis, Itália, no Século XII (Século 12- 1101 a 1200 DC), para reformular, pelo exemplo e dedicação ao Evangelho do Divino Mestre Jesus, a Igreja Católica Romana que se encontrava nas Trevas e afastada do povo, não somente pelos exemplos negativos, abusos e deturpações de todos os tipos por parte da maioria de seus Sacerdotes (Alto Clero) em seus diferentes níveis, como também pelas Cruzadas e pelo começo da Inquisição. Estes movimentos mataram milhares de pessoas no Globo Terrestre sob a égide da Igreja Católica (Igreja dos Bispos Romanos).
João Evangelista reencarnou como São Francisco de Assis, sendo este último também conhecido como o Povorello de Assis. Jesus define, posteriormente a esta sua reencarnação como São Francisco de Assis, que João Evangelista continuará ainda na Terra como o Coordenador Geral da Implantação da Doutrina Espírita (vide Nota na pag.6).
Certa época, conversando Jesus com os Discípulos, anunciando a sua ida para as regiões de Luz junto ao Pai, João manifestou vontade de acompanhá-Lo, porque o amava muito, e o Cristo sentenciou: “Importa que fiques até que eu volte” (Jo 21:22). João regressou novamente, no Século XII, na personalidade de Francisco de Assis, para reassentar
as bases da volta da Doutrina do Mestre. Foi ele quem abalou o mundo com a sua dignidade espiritual, com seu amor sem limites. Foi ele o responsável pelo regresso de grande parte dos religiosos de todo o mundo aos Ensinamentos Originais do Evangelho.
A figura pequena e franzina de Francisco de Assis carregava consigo bagagem espiritual que deslumbrava Céus e Terra. Veio viver o Cristo, para que ele despertasse novamente nos “Corações dos Homens”. Francisco de Assis é o mesmo João Evangelista em época e roupagem diferentes, o mesmo Espírito de Luz, com a mesma missão sublimada
de Amor, em nome de Deus e do Cristo, com a sagrada missão de reintegrar à Igreja Católica Apostólica Romana (Igreja dos Bispos Romanos) nos caminhos do Amor, da Humildade e da Renúncia, de fazer com que o Evangelho de Jesus se esplendesse em meio à petrificação, na qual o Orgulho, a Riqueza e o Poder Temporal, distorceram a sua Sagrada Doutrina entre os Homens.
João Evangelista foi uma carta do Mestre no envelope do corpo, endereçada aos “Homens de Boa Vontade” que fossem capazes de a ler. Eis que a Lei da Reencarnação se faz presente mostrando a eternidade da Alma, que volta às lides da Terra quantas vezes forem necessárias.
Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: