I-Introdução
A palavra Yori pode ser entendida como:
Yo è Potência, Ordem, Princípio; Ri è Reinar, Iluminado; Ori è Luz, Esplendor.
Portanto Yori significa a “Potência dos Puros ou da Pureza” ou a “A Potência em Ação da Luz Reinante”. Yori é o Senhor Primaz da Força Etérica, sendo que retrata a felicidade, a alegria, a pureza, e outras qua-lidades associadas à nobreza de sentimentos.
Yori é uma vibração emanada diretamente de Olorum (Deus), assim como todas as outras que formam as Sete Linhas de Umbanda. Yori, representa uma Potestade Cósmica ou Orisha Ancestral. Em se tratan-do da Magia Etérico-Física, atua como Senhor Primaz dos Entrecruzamentos Energéticos (água, fogo, ter-ra e ar) ou Energias Etéricas. Suas energias são as de Síntese, neutralizando assim qualquer energia dele-téria, seja ela qual for. Assim, o velho aforismo de terreiro é válido, quando se diz: “O que os Filhos das Trevas fazem, qualquer Criança desfaz. O que a Criança faz (no sentido do Bem, é claro) ninguém desfaz ou interfere”, pois são pois portentosos Magos Espirituias, que manipulam com sabedoria as forças mais sutis da Natureza, sempre visando neutralizar os efeitos deletérios causados pelos Magos Negros, Bruxeiros, Feiticeiros, …………..…………………………………………………………………………………………………
Essas Entidades Espirituais, que se manifestam nos Terreiros/ Tendas de Umbanda como “Crianças” in-felizmente são pouco conhecidas pela maior parte dos Filhos de Fé, que só querem vê-las como Crianças peraltas ou insubmissas… Esperemos; logo após a noite, virá o dia, com certeza.……………………………………………………………..
Na Umbanda é uma Linha de Crianças. Esta Linha é Sincretizada com os Espíritos de São Cosme e São Damião. É absolutamente certo que no Comando absoluto de uma Linha, qualquer que seja, existe únicamente um Espírito de altíssima hierarquia, que são os Orixás Regentes ou Cabeças de Linha. Contudo estes dois Espíritos estão enfeixados nas Falanges da Linha denominada de Yori da Umbanda Esotérica. De qualquer forma, não se sabe se por influência da Simbologia, há Entidades que se manifestam nos Terreiros/ Tendas atendendo pelos nomes de Cosme e Damião.
Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: