Retirou-se Ele Só

Quando Jesus se fazia acompanhar pela multidão, na manhã rutilante, refletia, amorosamente, consigo mesmo :
Ensinara as lições básicas do Reino de Deus aos filhos da Galiléia, que o seguiam naquele instante divino… Todos permaneciam agora cientes do amor que devia espraiar-se sobre as noções da Lei Antiga.

Que não poderia Ele fazer daqueles homens e mulheres bem informados? Poderia, enfim, alongar-se em maiores considerações, relativas ao caminho de retorno da criatura aos braços do Pai. Dilataria os esclarecimentos do Amor Universal, conduziria a Alma do Povo para o grande entendimento. Decifraria para os Filhos dos Homens os enigmas dolorosos que constrangem o coração.

Para isso, porém, era indispensável que compreendessem e amassem com o Espírito… Quantas pequenas lutas em vão? Quantos atritos desnecessários? A multidão, por vezes, assumia atitudes estranhas e contraditórias.
Diante dos prepostos de Tibério, que a visitavam, aplaudia delirantemente; todavia, quando se afastavam os emissários de César, manchava os lábios com palavras torpes e gastava tempo na semeadura de ódios e divergências sem fim… Se aparecia algum enviado do Sinédrio, nas cidades que marginavam o lago, louvava o povo a Lei Antiga e abraçava o mensageiro das autoridades de Jerusalém. Bastava, entretanto, que o visitante voltasse as
costas para que a opinião geral ferisse a honorabilidade dos Sacerdotes, perdendo-se nos desregramentos verbais de toda espécie… Oh! Sim, pensava, todo o problema do mundo era a necessidade de amor e realização fraternal.
Sorveu o ar puro e contemplou as árvores frondosas, onde as aves do céu situavam os seus ninhos. Algo distante o lago era um espelho imenso e cristalino, refletindo a luz solar. Barcas rudes transportavam pescadores felizes, em-briagados de alegria, na manhã clara e suave. E em derredor das águas deslumbrantemente iluminadas, erguiam-se vozes de mulheres e crianças, que cantavam nas chácaras embalsamadas de inebriante perfume da Natureza.

………………………………………………………………………………………………………………….

Anexo I- O Pão Divino

Anexo II- O Milagre da Multiplicação dos Pães

Anexo III- Lugar Deserto

Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: