Os Orixás sob a Ótica da Umbanda Sagrada e da Umbanda Esotérica – Parte 5

VI – Características dos Orixás na Umbanda Sagrada e na Umbanda Esotérica

VI.3 – Oxóssi e Obá → Umbanda Sagrada

3º Trono (Linha) – Conhecimento

  • Orixá Irradiador: Oxossi → Fator: Expansor
  • Orixá Absorvedor: Obá → Fator: Concentrador
  • Oxossi: Ox → Ação ou Movimento; O → Círculo; Ssi → Viventes da Terra. Portanto Oxossi significa “A Potência que Doutrina” ou o “O Catequizador/Caçador de Almas”

Oxóssi

Como um dos Tronos de Deus, o Orixá Oxóssi emana a qualidade divina do conhecimento por meio de seu Fator Expansor. Assim, é a comum as pessoas que são influenciadas por ele a busca pela capacidade de expandir sua busca pelo Conhecimento Espiritual.

Isso acontece porque Oxóssi possui o Magnetismo Positivo e de Natureza Ativa que constantemente irradia ondas promotoras do raciocínio. Isso não quer dizer que Pai Oxóssi vá fazer de você mais inteligente, mas ele traz consigo o Axé que sustentará a sua busca pelo conhecimento, bem como o amparo nesse aspecto.

A ele reserva-se também o Mistério Doutrinador que é responsável por alimentar a busca pelo conhecimento de si próprio e dos assuntos Religiosos/ Espiritual.

Oxóssi lança sua flecha certeira no alvo do “Saber Ordenado” ou do seu “Desvirtuamento”. Por exemplo, quando alguém possui um determinado conhecimento e faz uso dele para beneficiar outros irmãos, esse Trono responde irradiando a capacidade de entender as coisas de uma forma racional e gozando do bom senso, para que o Filho de Fé possa transmiti-lo com facilidade.

“Quanto mais sabemos racionalmente acerca das coisas Divinas da Fé, mais respeito vamos tendo pela Criação e mais Fé vamos tendo em Deus.”

No Brasil um dos países mais “Sincréticos do Mundo”, essa fusão ocorre entre diversas correntes religiosas. No caso de Oxóssi pode-se citar a mistura de crenças quando ele é cultuado no dia de São Sebastião.

O santo católico que morreu como mártir e ficou conhecido pelo dia em que foi flechado pela guarda pretoriana quando se postou a favor de sua fé, era um cristão convicto e mostrava-se um soldado exemplar. Seu maior objetivo era converter as pessoas consideradas pagãs ao Cristianismo, missão que se dedicou a vida inteira. O Sincretismo foi um dispositivo cultural que garantiu durante um período, a existência dos Cultos Aafros na Diáspora Africana.

O culto aos Orixás era absolutamente proibido no Brasil Colônia e passa a conviver com os Santos Católicos encontrando nesse culto como uma forma de resistência. Reza-se no altar católico rendendo homenagens aos Orixás Africanos, olha-se para São Sebastião e encontra em sua iconografia semelhanças com Oxóssi.

Devemos destacar aqui também que em alguns Ilês de Candomblé, Oxóssi é sincretizado com São Jorge e Ogum com São Sebastião e dependendo da região isso também pode acontecer incluindo outros Orixás.

Para quem acaba de chegar na religião ou apenas busca saber sobre esse Orixá é normal a confusão com a linha de Caboclos. Pois bem, nos fundamento Umbandista crê-se na Linhagem de Espíritos que se intitulam Caboclos e que fazem parte desse grau de evolução.

Desta forma temos Espíritos que vem em terra sob o arquétipo do Índio Brasileiro. Dado as semelhanças entre essa forma de se manifestar com a representação do Orixá que é caçador da floresta (muitas vezes retratado como Índio Nativo) entendemos o porquê das confusões, porém, Oxóssi enquanto Orixá é uma Divindade, um Trono, uma Qualidade, uma Essência e Um Sentido de Deus em nossas vidas.

Sendo assim fica claro que para o Umbandista que Oxóssi não foi um Ser que encarnou na Terra e nem encarnará, mas se manifesta como um fragmento de Olorum que corresponde a um mistério da criação cuja Essência é Vegetal, sendo um Espírito que se Desenvolveu, Aperfeiçoou e se Burilou em outros Orbes Planetários, sendo trazido por Jesus para ajuda-lo na construção do Planeta Terra há 4.5 bilhões de anos atrás.

São Sebastião por sua vez retrata um Espírito de muita Luz que se Desenvolveu, Aperfeiçoou e se Burilou na Terra na era dourada do Cristianismo, fazendo este Sincretismo maravilhoso com Oxóssi

Fig.19 – Representações para Oxóssi

Qualidades

A vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, do “Caçador de Almas”, que atende na Doutrina e na Catequese. Suas Entidades falam uma de maneira serena e seus passes são calmos, ssim como seus conselhos e trabalhos.

Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e geralmente são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente às matas.

Oxóssi é o “Caçador das Almas” por excelência, mas sua busca visa o Conhecimento Espiritual. Logo, é o Cientista e o Doutrinador, que traz o alimento da Fé e o Saber aos Espíritos fragilizados tanto nos aspectos da Fé quanto do saber Religioso.

Atributos

O Orixá Oxóssi é tão conhecido que quase dispensa um comentário. Mas não podemos deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação das hierarquias deste Orixá regente do Polo Positivo da Linha do Conhecimento.

O fato é que o Trono do Conhecimento é uma Divindade assentada na Coroa Divina, e é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua Irradiação cria os dois Polos Magnéticos da Linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o Polo Positivo e a Orixá Obá rege o Polo Negativo.

Oxóssi irradia o Conhecimento e Obá o concentra.

Oxóssi estimula e Obá anula.

Oxóssi vibra Conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos Seres regidos pelos Mistérios do Conhecimento.

Oxóssi é Vegetal e Obá é Telúrica.

Oxóssi é de Magnetismo Irradiante e Obá é de Magnetismo Absorvente.

Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles crescem e se multiplicam.

Oxóssi é o raciocínio hábil e Obá é o racional concentrador.

Atribuições

Uma das principais virtudes desse Orixá é a coragem. Oxóssi é destemido, capaz de adentrar uma mata fechada e permanecer o tempo que for necessário para trazer sua caça para alimentar a aldeia. Desta forma, Oxóssi enfrenta grandes desafios como o frio, a chuva e o sol forte. A solidão, o silêncio e as ameaças da floresta não o amedrontam.

Oxóssi caminha solitário mas nunca sente-se inseguro.

Ser ágil significa agir rápido no momento que precisa executar algo com precisão. Agilidade não é ser estabanado e fazer as coisas com pressa. A agilidade é fruto de uma observação precisa, de um foco determinado e de uma ção com vigor.

Oxóssi nos ensina isso. Em seu corpo belo e torneado carrega a jovialidade que espanta qualquer preguiça e a disposição para executar as ações com a rapidez necessária para não perder o momento certo da caça → Desta forma, fazendo as “Analogias Adequadas”, tenhamos disposição para enfrentarmos os momentos difíceis da vida com pré-disposição para a ação no momento correto é o convite que Oxóssi nos deixa. Sejamos pacientes, assertivos, tenhamos foco, busquemos o Conhecimento Espiritual, com coragem e agilidade que a nossa vida só tem a melhorar cada vez mais.

Resumo

  • Linha: Vegetal
  • Pedra: Esmeralda, Quartzo verde
  • Irradiação: Conhecimento
  • Vela/Cor: Verde, Branca
  • Sincretismo: São Sebastião
  • Saudação: Okearô!
  • Ponto de Força: Matas e Campinas
  • Data comemorativa: 20/01
  • Orixá da caça e protetor das florestas, plantas e animais. Corresponde a “Fartura, Expansão e Propagação do Conhecimento”.
  • A vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o “Caçador de Almas”, que atende na Doutrina e na Catequese. Suas Entidades falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos. Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e geralmente são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas.
  • Dia: Quinta-feira
  • Cor: Azul Turquesa
  • Elemento: Terra

Ervas

Alfavaca do campo, jureminha, caiçara, arruda, abre caminho, malva rosa, capeba, peregum, taioba, sabugueiro, jurema, capim limão, acácia, cipó caboclo, goiabeira, erva de passarinho, guaco, guiné, malvado campo, erva de São Gonçalinho, Louro, cabelo de milho, eucalipto, manjericão, samambaia, manjerona, levante, poejo, cipó cabo-clo, guiné, picão preto, buchinha do norte, cânfora, espinheira santa, jurema preta casca, comigo ninguém pode, folha de abacateiro, alecrim do norte, alecrim comum, alfavaca, aquileia, arnica do mato, chá verde, folha de café , cana do brejo, capim cidreira, carqueja amarga, cipó caboclo, cipó cravo, cipó São João, confrei, hortelã, ipê roxo, jurubeba mista, Louro, folha de manga, manjericão, samambaia e sene.

Oferendas

Velas verde, verde limão, branca, frutas variadas, vinho doce, cerveja branca, milho (cozido só na água), moranga, flores do campo. Pode-se oferendar em uma mata ou bosque.

Fig.20 – Oferendas para Oxóssi

Oração a Oxossi

Meu Pai Oxóssi, Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário a manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos com as vossas Essências Vegetais e Energias Balsâmicas e Curativas para a cura de nossos males, nos nossos Corpos Físico e Astral, principalmente devido a erros em vidas passadas.

Vós que sois o protetor dos Caboclos, dai-nos a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança e a coragem necessária para suportarmos as dificuldades a serem superadas.

Dai-nos a Paz de Espírito, a Sabedoria para que possamos compreender a perdoar aqueles que procuram as nossas Tendas de Umbanda, nossos Guias, nossos Protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo de Fé, Compreensão e de Tolerância.

Dai-nos a paciência para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com problemas e desejam merecer das Entidades todo o tempo e atenção possível, esquecendo-se de “Outros Irmãos” mais necessitados.

Dai-nos a tranquilidade para superarmos todas as ingratidões, calúnias e difamações daqueles a quem queremos ajudar em nome do nosso Pai Olorum.

Dai-nos a coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto àqueles que sofrem dos vários tipos de Enfermidades para as quais, na matéria, não há cura, devido aos seus Carmas em erros em vidas passadas e as quais estão impressas como uma matriz em seus Corpos Astrais constituintes dos seus Períspiritos.

Dai-nos a força para repelirmos, porém com muita dignidade e tolerância, aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo magoar tanto a Nós, seus Servos, quanto aos seus “Próximos”.

Dai-nos, enfim, a Vossa Proteção e a Orientação Espiritual, com a certeza de que quando um Caboclo, num gesto de humildade, baixar na Tenda de Umbanda, com ele estará a Vossa Vibração.

Obá

Obá é a Orixá que aquieta e densifica o racional dos Seres, já que seu campo preferencial de atuação é o esgotamento dos conhecimentos desvirtuados. Comentar sobre nossa amada Mãe Obá é motivo de satisfação, pois, nas Lendas, resumem sua existência ao papel de esposa repudiada por Xangô.

Obá é a Orixá que aquieta e densifica o racional dos Seres, já que seu campo preferencial de atuação é o esgotamento dos conhecimentos desvirtuados.

Saibam que a Orixá Obá que nós conhecemos e aprendemos a amar e reverenciar é uma Divindade regida pelos elementos Terra e Vegetal, e forma com Oxóssi a Terceira Linha de Umbanda Sagrada, que rege o Conhecimento.

Oxóssi está assentado no Polo Positivo e Irradiante desta Linha e Obá está assentada em seu Polo Negativo ou Cósmico, que é absorvente.

Os Orixás são Mistérios Divinos que foram, em muitos casos, descaracterizados pelas próprias Lendas, ou transmissão de “Modo Oral” dos Conhecimentos Espirituais, que visam eternizá-los na mente e nos corações humanos.

Obá é uma Orixá Cósmica cujo elemento original é a Terra, pois ela é Orixá Telúrica por excelência e atua nos Seres através do terceiro sentido da vida, que é o Conhecimento, que desenvolve o raciocínio e a capacidade de assimilação mental da realidade visível, ou somente perceptível, que influencia nossa vida e evolução continua. Enquanto o Orixá Oxóssi, o “Mitológico Caçador de Almas”, estimula a busca do conhecimento (evolução) através da Essência Vegetal, Obá atrai e paralisa o ser que está se desvirtuando justamente porque assimilou de forma viciada os conhecimentos puros.

O culto à Orixá Obá iniciou-se a quatro milênios atrás com a irradiação simultânea de uma de suas “Qualidades” à várias partes do mundo, quando, então, ela se “Humanizou” de acordo com a Ótica Profana dos Homens.

Muitos dos seus filhos são, hoje e na Umbanda, alguns dos mais silenciosos Exus e das mais discretas Pomba- Giras, dos mais aguerridos Caboclos e Caboclas, resolutos nas suas ações, precisos nos seus conselhos, e não são de muita conversa quando sentem que os “Conhecimentos” que trazem não é assimilado por seus Médiuns ou pelas pessoas que os consultam.

Fig.21 – Representações para Obá

Qualidades

Agora, deixando os aspectos individuais ou comentários de apoio, o fato é que nossa amada Mãe Obá é uma Divindade Planetária, regente do Polo Negativo da Linha do Conhecimento, que é a Terceira Linha de Forças de Umbanda Sagrada.

Ela e Oxóssi formam esta Linha e atuam em Polos opostos: Enquanto Oxóssi estimula a busca do Conhecimento Espiritual, Obá paralisa os Seres que se desvirtuaram justamente porque adquiriram conhecimentos viciados, distorcidos ou falsos.

Atributos

O campo onde Obá mais atua é o religioso. Como Divindade Cósmica responsável por paralisar os excessos cometidos pelas pessoas que dominam o conhecimento religioso, uma de suas funções é paralisar os conhecimentos viciados e aquietar os seres antes que cometam erros irreparáveis.

O Ser que está sendo atuado por Obá começa a desinteressar-se pelo assunto que tanto o atraia e torna-se meio apático, alguns até perdendo sua desvirtuada capacidade de raciocinar.

Então, quando o Ser já foi paralisado e teve seu emocional descarregado dos conceitos falsos, ai ela o conduz ao campo de ação de Oxóssi, que começará a atuar no sentido de redirecioná-lo na linha reta do conhecimento.

É certo que esta atuação que descrevemos é a que Obá realiza através do seu aspecto positivo ou luminoso, por onde fluem suas qualidades, atributos e atribuições positivas.

Mas como todo Orixá Cósmico, ela também possui seus aspectos negativos, que ativa sempre que é preciso acelerar a paralisação de um ser que, com seus conhecimentos, está prejudicando muitas pessoas e atrapalhando suas evoluções pois está induzindo-as a seguirem em uma direção contrária à que a Lei Maior reservou-lhes.

Atribuições

Vasto é o campo de atuação de nossa amada Mãe Obá. Ela atua de forma silenciosa e vai paralisando os Seres que fazem mau uso ao dom do raciocino e aos conhecimentos adquiridos, e atua preferencialmente no campo religioso. Foi por amor a nós, espíritos humanos, que ela se humanizou e ajudou a acelerar nossa evolução.

Que fiquem propagando sua “Falsa Humanização” os que um dia haverão de conhecer as verdades sobre Obá, mas nos domínios de seus aspectos negativos.

Resumo

  • Linha: Vegetal
  • Pedra: Calcedônia, hematita, madeira petrificada
  • Irradiação: Conhecimento
  • Vela/Cor: Magenta, vermelha, Marrom
  • Sincretismo: Maria Madalena
  • Ponto de Força: Terra à beira de mata
  • Data comemorativa: 20/01
  • Orixá guerreira que domina as lagoas. É sincretizada com Joanna D’Arc.
  • Dia: Sábado
  • Cor: Vermelho e branco
  • Elementos: Fogo e água

Ervas

Dandá, peregun roxo (dracena roxa), confrei, valeriana e buchinha do norte, casca de tamarindo, trapoeraba, folhas de rabanete, limão cravo, menta, pata de vaca, salsaparrilha, coentro e erva de São Marcos.

Oferendas

Velas magenta, marrom, verde escuro, coco verde, vinho licoroso tinto, água com hortelã macerada, mel, flores de cor magenta, rosas vermelhas, banana da terra, kiui. Pode oferendá-la nas matas.

Fig.22 – Oferenda para Obá

Oração para Obá – 1

Salve Mãe Obá

Querida mãe Obá,

Que Vossa natureza vegetal seja um remédio para nossas vidas, absorvendo as Energias Negativas e transformando-as em Positivas.

Libere Vossas Essências e Radiações Energizadoras para a cura, cicatrização, higienização, purificação e potencialização de nossa mente, de nossos familiares, de nossas casas e ambientes de trabalho, mantendo as vibrações virtuosas e elevadas.

Estimule-nos ó Divina Mãe, na busca do conhecimento interior da Verdade e da Fé.

Afaste de nós toda a ironia, vícios e conceitos desvirtuados.

Livre-nos de falsas verdades religiosas e de darmos mau uso ao raciocínio e ao conhecimento.

Oração para Obá – 2

Obá, Senhora da Terra, Mistério da Concentração.

Mãe Divina, dai-nos a Tua bênção.

Ampara a nossa vida, Divina Mãe Obá.

Abre o nosso entendimento.

Concentra o nosso pensamento na semeadura de boas obras.

Revela-nos a Verdade sobre o que temos feito da essência Divina que mora em nosso peito.

Revela-nos também a Verdade sobre o que os outros têm feito em relação a nós, para que não haja enganos em nossa caminhada.

Abençoa o nosso mental, ajuda-nos a crescer.

Bendita sejas, Divina Mãe Obá.

Salve a Mãe do Conhecimento.

Salve o Teu Conhecimento, minha Mãe.

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: