Os Orixás sob a Ótica da Umbanda Sagrada e da Umbanda Esotérica – Parte 3

VI – Características dos Orixás na Umbanda Sagrada e na Umbanda Esotérica

VI.1 – Oxalá e Oiá (Logunã) → Umbanda Sagrada

1º Trono (Linha) – Fé

  • Orixá Irradiador: Oxalá → Fator: Congregador
  • Orixá Absorvedor: Oya → Fator: Cristalizador
  • Oxalá (ou Orixalá): Ori → Luz, Reflexo; Xa → Senhor, Fogo; Lá → Deus, Divino. Portanto Oxalá significa “O Reflexo da Luz do Senhor Deus”

Oxalá

Essa linha representa o Princípio, o Incriado, o Reflexo de Deus, o Verbo Solar. É a Luz refletida que coordena as demais Vibrações. As Entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação. Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma “Chefia de Cabeça”.

Oxalá, Orixá masculino sincretizado com o Divino Mestre Jesus, é Regente da Linha da Fé. Oxalá envolve a Fé como um todo, sem distinção de religião. Seu campo de atuação preferencial é a religiosidade dos Seres, aos quais Ele envia o tempo todo suas vibrações estimuladoras da Fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade.

Oxalá é o Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de várias maneiras (Qualidades) sendo que as duas principais qualidades são a Paz e o Amor → não podem existir dois Espíritos como Governador Planetário, portanto Jesus e Oxalá são o mesmo Espírito → “Jesus é o próprio Oxalá” → A Oxalá pertencem os “Olhos que veem tudo” → Idêntico ao “Olho de Horus”.

Oxalá é considerado, e cultuado, como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão Africano. Simboliza a Paz, é o Pai Maior nas nações das religiões de tradição Africana. Oxalá significa Luz (oxa) Branca (alá); é calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os outros Orixás.

Fig.11 – Representações para Oxalá

Qualidades

As qualidades de Oxalá são, todas elas, mistérios da Fé, pois Ele é o Trono Divino irradiador da Fé. Nada ou ninguém deixa de ser alcançado por suas irradiações estimuladoras da Fé e da religiosidade. Seu alcance ultrapassa o culto dos Orixás, pois a religiosidade é comum a todos os Seres conscientes da sua própria “Evolução Espiritual”. Jesus Cristo, ou Oxalá, é um Trono da Fé dentro da Hierarquia dos Orixás.

Muitas Divindades manifestadoras da Fé, são consideradas como Tronos intermediários que se humanizaram para falar aos Homens como Homens e, assim, melhor estimularem a Fé em Deus. Todas as Divindades irradiam a Fé. Mas os Tronos da Hierarquia de Oxalá são mistérios da Fé e irradiam-na o tempo todo.

Atributos

Os atributos de Oxalá são Cristalinos, pois é através da Essência Cristalina que suas irradiações nos chegam, imantando-nos e despertando em nosso íntimo os virtuosos sentimentos de Fé. Saibam que a Essência Cristalina irradiada pelo Divino Trono Essencial da Fé é neutra quando irradiada. Mas como tudo se polariza em dois tipos de magnetismos, então o polo positivo e irradiante é Oxalá, e o polo negativo e absorvente é Oiá. Oxalá irradia a Fé o tempo todo e Oiá absorve as irradiações religiosas desordenadas vibradas pelos religiosos desequilibrados. Ela se contrapõe a ele porque a atuação dela é no sentido de absorver os excessos religiosos vibrados pelos seres que se excedem nos domínios da Fé.

Oxalá irradia a Fé e estimula a religiosidade o tempo todo, a todos.

Atribuições

As atribuições de Oxalá são as de não deixar um só Ser sem o amparo religioso dos mistérios da Fé. Mas nem sempre o Ser absorve suas irradiações quando está com a mente voltada para o materialismo desenfreado como Espírito Encarnados. Neste caso os próprios Seres se afastam da Luminosa e Cristalina irradiação do Divino Oxalá, e entram nos gélidos domínios da Divina Oiá, a Senhora do Tempo e dos Eguns negativados nos aspectos da Fé.

Resumo

  • Divindade: Oxalá
  • Linha: Cristalina
  • Pedra: Cristal, Quartzo transparente
  • Irradiação: Fé
  • Data comemorativa: 25/12
  • Vela/Cor: Branca, Prata e Dourada
  • Sincretismo: Jesus Cristo
  • Saudação: Exeeu babá!
  • Ponto de Força: Campo aberto
  • Características dos Filhos de Oxalá:
    • Calmos, responsáveis, reservados, muita Fé, liderança, dedicação, caprichosos, carinhosos, respeitam e gostam de ser respeitados.
    • A Divindade da criação e criatividade. É o Governador Planetário e o maior de todos os Orixás. Se apresenta na forma de um jovem guerreiro e destemido, ou de um velho sábio. É sincretizado com Jesus.
    • Essa linha representa, o Reflexo de Deus, o Verbo Solar. É a Luz Refletida que coordena as demais vibrações. As Entidades dessa Linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação. Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma “Chefia de Cabeça”.
  • Dia: Sexta-feira
  • Cor: Branco
  • Elemento: Ar

Ervas

Boldo, arnica da horta, alecrim, folhas e ramos de palmeiras, folhas de laranjeira, hortelã, erva cidreira, louro, algodão, rama de leite, manacá, malva branca, saião branco, folha da costa, rosa branca, manjerona, macaça, erva doce, saião, açoita cavalo, erva de bicho, mamona, orégano, alho, fumo (tabaco) e comigo ninguém pode, alcachofra, alcaçuz, alecrim, alfazema, mil folhas, bardana, boldo, girassol, hortelã, incenso, levante, manjericão, manjerona, rosa branca, sálvia, tomilho e folha da costa.

Oferendas

Velas brancas, melão, coco verde, mel e flores brancas. Pode fazer a oferenda num campo aberto, bosque, jardins floridos (vide Fig.12) → Faça uma Oração para Pai Oxalá antes de fazer a Oferenda.

Fig.12 – Oferendas para Oxalá

Oração para Oxalá pedindo Proteção

Meu Pai Oxalá

Peço a Vós a proteção para mim e minha família, contra todas as maldades e contra todos os perigos deste mundo.

Dai-me a Luz necessária para seguir o meu caminho, conceda-me a paz, a positividade e a saúde, para cumprir a minha Missão neste plano terreno.

Dai-me a clareza para realizar as melhores decisões, me afastando de tudo e de todos que me desviam do bom caminho e da Sua vontade.

Permita, Pai Oxalá, que eu perdoe todos aqueles que me fizeram mal, enxergando que por trás de cada maldade, existe um aprendizado, fazendo com que eu veja que jamais possa ser igual e agir com maldade com os irmãos menos evoluídos.

Permita, Pai Oxalá, que eu seja perdoado por quem tenha prejudicado, me mostrando e ensinando que tais erros não podem mais serem cometidos nesta minha atual jornada evolutiva.

Cure minhas feridas emocionais, cure o meu coração de todas as mágoas e lembranças ruins, fazendo com que permaneça somente o amor, a paz e o perdão.

Que Vosso amor, que Vossa bondade, que Vossa paz, estejam presentes em minha mente, em meu coração, em meu Espírito.

Pai Oxalá, dai-me a Luz e aumente a minha Fé, todos os dias, fazendo com que eu me conecte mais com Vós e Vossa energia, assim como com Olorum, nosso Pai Criador, Justo, Amoroso e Misericordioso.

Pai Oxalá, peço a Vós que me mostre todas as verdades, clareie tudo o que está escondido e que eu precise saber, e me dê forças e sabedoria, para lidar e decidir sobre essas verdades.

Que Vossa Falange de Luz, todos os Anjos e Arcanjos, me proteja e me guie, que o sentimento de Caridade e Amor tomem conta de meu Ser e da minha caminhada em direção a Grande Luz.

Que assim seja.

Oya / Logonã

Orixá feminino, Regente da Linha da Fé. Logunã envolve o “Tempo” em todos os seus aspectos. Mãe Cósmica, ou seja ativa em seu mistério, onde todos os Seres influenciados por seu axé são redirecionados a tomada de novas ações, é em si a particularidade de Deus que corresponde ao campo da Fé. Logunã faz par com Oxalá na Primeira Linha de Umbanda e juntos agem diretamente sob tudo o que compreendemos como realidade.

Fig.13 – Representações para Oiá / Logunã

Qualidades

Orixá, que em sua atuação também compreende o nosso sentido de tempo, tempo este que nos garante a certeza do ontem, do hoje e do amanhã, e é contando a história dos tempos que o homem consegue se organizar perante a vida. É sob essa contagem que vivemos diariamente, desde os milésimos de segundos até as eras de todos os universos.

Atributos

“Tempo”, eis as qualidades, atributos e atribuições negativas de Oiá, de que tanto falamos e alertamos aos supostos Pais de Santo ou Magos Negros que recorrem ao “Tempo” para prejudicar seus semelhantes com seus Ebós sujos e suas Magias Negras.

Na Umbanda o “Tempo” é Mãe, é a face feminina de Olorum temida pelos Enganadores da Fé…Sim, Mãe Logunã como Primeira Linha de Umbanda, e assentada no Mistério da Fé, é a responsável por negativar os que se utilizam a Fé alheia para ludibriar, manipular, extorquir e garantir lucros a si.

Revelada por Pai Benedito de Aruanda à Rubens Saraceni, o mistério de Logunã, anteriormente chamada de “Oiá-Tempo’ é, segundo Pai Alexandre Cumino, “o próprio espaço-tempo onde tudo se manifesta, sendo uma Divindade atemporal, não estando sujeito a ele, mas regendo o seu sincronismo“.

Atribuições

O seu campo preferencial de atuação é o religioso, onde atua como ordenadora do caos religioso. O “Tempo” é a chave do mistério da Fé, regido pela nossa amada Mãe Oiá, porque é na eternidade do Tempo e na infinitude de Deus que todas as evoluções acontecem.

Como uma “Orixá nova” a atuação de Logunã sob a vida dos Seres além de pouco compreendida também é pouco tratada pelos segmentos de Umbanda, sendo sua presença mais notada dentro da vertente que se disseminou como Umbanda Sagrada.

Em um sincretismo com Santa Clara, encontramos seu dia de comemoração no rito umbandista no mesmo dia que marcou o falecimento da santa católica conhecida por sua fé fervorosa em Jesus Cristo e que mesmo nascida de família nobre, opta – segundo sua história – por abandonar família e um casamento promissor para servir a caridade e o atendimento aos menos favorecidos.

A Dualidade com Oxalá

A Orixá Oiá forma um polo magnético vibratório e energético oposto ao do Orixá Oxalá, e ambos regem a Linha da Fé, que é a primeira das Sete Linhas de Umbanda, que são as Sete Irradiações Divinas do nosso Criador. Logo, o campo de atuação de nossa amada Mãe Oiá é o campo da Fé, onde flui a religiosidade dos Seres, todos em contínua evolução.

Oiá é a Orixá regente do polo negativo da Linha da Fé, que é a primeira das Sete Linhas de Umbanda e, com Oxalá assentado em seu polo positivo, dão sustentação a todas as manifestações da Fé e dão amparo a todos os “Sacerdotes” virtuosos e guiados pelos princípios divinos estimuladores da evolução religiosa dos Seres. Quando Oiá “vira no Tempo”, seja contra um seu filho direto ou um seu filho indireto (que têm a coroa regida por outros Orixás), então sua vida entra em parafuso e só deixará de rodar após se esgotar tudo de desregrado e desvirtuado que nela existia. Isto é Oiá, amados filhos dos Orixás! Mãe religiosa por sua excelência divina, Mãe rigorosa por sua natureza cósmica.

Enquanto Oxalá é irradiante, Oiá é absorvente, e enquanto os filhos de Oxalá são extrovertidos, os de Oiá são introspectivos, até um tanto tímidos, pois a natureza forte de sua Mãe Divina exige deles uma certa “beatitude” já que, das Mães Divinas, ela é a mais ciumenta por seus filhos amados e a mais rigorosa com os seus filhos relapsos.

Resumo

  • Divindade: Oiá / Logunã
  • Linha: Cristalina
  • Pedra: Quartzo fumê Rutilado, Sodalita
  • Irradiação: Fé
  • Data comemorativa: 31/12
  • Vela/Cor: Branca, preta, azul escuro
  • Sincretismo: Joana D’arc
  • Saudação: Olha o Tempo!
  • Ponto de Força: Campo aberto
  • Características dos Filhos de Oiá: Religiosos, estudiosos, apreciam a música, reservados e amorosos.
  • Dia: Todos os dias da semana
  • Cor: Branco e azul Escuro
  • Elemento: Espiral do Tempo

Ervas

Cânfora, cipó suma, eucalipto, orégano, bambu, pinhão branco, tiririca e chorão, benjoim, chapéu de couro, hortelã (mentas), nós de cola (obi), sabugueiro, rosa amarela, girassol, peregun rajado (dracena), incenso folhas (iboza), limão folhas, cipó prata, erva de santa luzia, imburana semente, losna, pichuri.

Oferendas

Vela branca, azul escuro, prata, coco seco, licor de anis, maracujá maduro, abacaxi, carambola.

Fig.14 – Oferendas para Oiá / Logunã

Ritual

Faça um risco em espiral com pemba branca no chão e em volta faça em cruz os 4 símbolos do infinito.

No centro coloque um Alguidá com algodão branco, alecrim e anis estrelado. No centro do Alguidá coloque uma cabaça com água mineral sem gás. Em volta do Alguidá coloque uma vela branca ou prateada mais um copo de água, com o “Seu Próprio Nome” e/ou o “Nome da Pessoa que precisa da ajuda”.

Peça com Fé a Mãe Logunan que olhe por “Você Próprio” ou pela “Pessoa a ser Ajudada”, e lhe ensine a trabalhar com o “Tempo”, e usá-lo a seu “Próprio Favor” e/ou da “Pessoa a ser Ajudada”, e da melhor forma possível, para que fortaleça sua(s) religiosidade(s) e lhe dê foco para perseguir(em) seu(s) objetivo(s).

O ideal é fazer isso em um campo aberto, caso não possa, faça no terreno da sua residência (do lado de fora). Na dúvida, sempre consulte o Pai de Santo de sua confiança.

Oração para fazer a Oferenda à Mãe Logunan

Amada e Divina Mãe do “Tempo”, aceite esta minha Oferenda como prova de minha fé e do despertar consciente de minha religiosidade e Fé em nosso Divino Criador Olorum.

Peço-lhe que me receba em seu Amor e me ampare em todos os sentidos durante esta minha jornada evolucionista no plano material e que me livre das tentações, cobrindo-me com seu véu cristalino da Fé em Olorum e conduza-me pelo caminho reto que leva todos os seus filhos na direção da Luz e do nosso Pai Eterno.

Solicito o seu amparo e a sua guia luminosa para que eu me conduza, nos campos escuros, sempre iluminado pela sua Luz Cristalina e amparado por minha Fé em Olorum, Nosso Divino Criador.

Salve, Mãe Divina da Fé!

Salve minha Mãe, Senhora do Tempo!

Salve Oxalá, Luz da minha Fé e Regente da eternidade dos que vivem na Fé em Olorum.

Após proferir com Amor e Fé esta Oração, levantar a cabeça e estender as mãos para o alto, absorvendo as Irradiações Cristalinas de Amor e Fé que Logunan está enviando.

Oração a Senhora do Tempo

Evocamos a força de Mãe Logunam

Que com seu espiral infinito continue a nos propiciando as condições necessárias para que tudo exista na nossa vida nesta atual Reencarnação e que corra tudo bem com o “Tempo”.

Que de sua Irradiação Divina emane sempre o ciclo contínuo de nossas vidas.

Que todos os dias possamos saudar sua presença e que do amanhecer ao pôr-do-sol sejamos capazes de percebê-la viva e pulsante em nosso existir e ao nosso redor.

Pedimo-lhe a Cura dos Males dos nossos Corpos, Físico e Astral, e a “Nossa Redenção”, através do nosso Maturamento, Aperfeiçoamenro, Burilamento e Renovação com o “Tempo”..

Mãe Logunam como Senhora do Tempo esteja sempre em todos os nossos sentidos e nossas emoções, memórias e expressões mais profundas.

Do plantar ao colher.

Dos meses que se leva para gestar a vida ao segundo que precede nosso primeiro abrir de olhos. A espera, os sonhos, a expectativa.

Tudo é uma questão de “Tempo”.

Conscientizar-se do “Tempo” é evoluir no ritmo da vida.

Fazer uma pausa e refletir.

Limitar-se a observa-lo de modo a não se perder em vida pelos diferentes tipos de tentações encontradas pelo caminho.

“Chegou a minha hora”.

As lembranças e as histórias. Os momentos, as fases e as estações. O não esquecer.

Que nesse novo Tempo de renovação possamos escrever na “Linha do Tempo” nossa presença neste plano Terra, através da prática do Amor e da Caridade, sendo dóceis e obedientes aos desígnios de nosso Pai Maior, Amoroso, Justo e Misericordioso que é Olorum.

Esse é o nosso Tempo, a hora é agora. É Tempo de fazer, crescer, realizar e evoluir.

Que nosso Espírito seja inundado pelo mistério mais profundo e complexo das Sete Linhas de Umbanda.

Mãe Logunam, Irradie sobre nós seu Magnetismo Absorvedor dos desvios cometidos por Nós mesmos das Leis Divinas do nosso Pai Maior, Olorum, nosso Pai Criador, Justo, Amoroso e Misericordioso.

Salve a Mãe Divina, Regente da Fé.

Salve Mãe Logunan, Regente do Tempo.

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: