Os Orixás sob a Ótica da Umbanda Sagrada e da Umbanda Esotérica – Parte 11

VI – Características dos Orixás na Umbanda Sagrada e na Umbanda Esotérica

VI.8.3 – Linha de Yori → Umbanda Esotérica

  • Yori: Yo → Potência, Ordem, Princípio; Ri → Reinar, Iluminado; Ori → Luz, Esplendor. Portanto Yori significa a “Potência dos Puros ou da Pureza” ou a “A Potência em Ação da Luz Reinante”

Yori é uma vibração emanada diretamente da Divindade, assim como todas as outras que formam as Sete Linhas de Umbanda. Yori, o qual representa uma Potestade Cósmica ou Orisha Ancestral. Em se tratando da Magia Etérico-Física, atua como Senhor Primaz dos Entrecruzamentos Energéticos (água, fogo, terra e ar) ou energias etéricas. Suas energias são as de Síntese, neutralizando assim qualquer energia deletéria, seja ela qual for. Assim, o velho aforismo de terreiro é válido, quando se diz: —”O que os Filhos das Trevas fazem, qualquer criança desfaz. O que a criança faz (no sentido do Bem, é claro) ninguém desfaz ou interfere.” São pois portentosos Magos, que manipulam com sabedoria as forças mais sutis da Natureza, sempre visando neutralizar os efeitos deletérios causados pelos Magos-Negros. Essas Entidades Espirituais infelizmente são pouco conhecidas pela maior parte dos ilhos de Fé, que só querem vêlas como crianças peraltas ou insubmissas… Esperemos; logo após a noite, virá o dia, com certeza.

Aguardemos o clarear dos entendimentos, mas trabalhemos enquanto esperamos. Não obstante não serem evocados e nem suas energias serem usadas pelos melhores Filhos de Fé, o trabalho dessas Entidades é incansável, tendo energias inesgotáveis como uma criança e sabedoria como a de um ancião, atuando por cima no Astral Superior, descendo vez por outra, quando encontram ressonância vibratória ambiental ou mediúnica. Assim atua na atualidade a possante “Corrente das Crianças”…

Essa vibração traz em suas ordenações o desejo de crescimento através do aprendizado contínuo, a busca da verdade, da sinceridade, aliada ao senso de fraternidade pura que irmana todos os seres procedentes da mesma fonte criadora.

Na ordem dos fenômenos naturais, governa o crescimento, o despontar da vida em todas as suas formas de manifestação. Por isso é arquetipicamente simbolizada pelas Crianças. Sua influência sobre os encarnados se dá através do Chakra Laríngeo.

Na Umbanda é uma Linha de Crianças. Esta Linha é Sincretizada com os Espíritos de Cosme e Damião.

É absolutamente certo que no Comando absoluto de uma Linha, qualquer que seja, existe unicamente um Espírito de altíssima hierarquia. Contudo é possível que esses dois Espíritos, Ibeji, estejam enfeixados em alguma das falanges da Linha da Umbanda. De qualquer forma, não se sabe se por influência da Simbologia, há Entidades que se manifestam nos Terreiros atendendo pelos nomes de Cosme e Damião.

Nota 1 – Os Orixás e os respectivos Elementos na Umbanda Esotérica

  • Yorimá – Senhor Primaz da Força Telúrica
  • Xangô – Senhor Primaz da Força Ígnea
  • Oxossi – Senhor Primaz da Força Eólica
  • Ogum – Senhor Primaz da Força Hídrica
  • Yori – Senhor Primaz da Força Etérica
  • Yemanjá – Senhora Primaz da Força Mental
  • Oxalá – Senhor Primaz da Força Espiritual

Nota 2 – Os Orixás de Primeiro Grau, Guias e Protetores – Linha de Yori

Os Setes Orishas Menores da Vibração de Yori são:

  • Cosme – Representante de Ibeji na Linha das Almas
  • Damião – Representante de Ibeji na Linha de Oxóssi
  • Iori – Representante de Ibeji na Linha de Ogum
  • Doum – Representante de Ibeji na Linha de Xangô
  • Tupanzinho – Comando da Linha de Ibeji
  • Yariri- Representante de Ibeji na Linha das Senhoras
  • Ori – Representante de Ibeji na Linha de Oxalá

Os Guias são: Mariazinha, Chiquinho, Aninha, Ricardinho, Crispim, e outros.

Os Protetores são: Estrelinha de Angola, Dominguinho, Dounzinho, Jureminha, Joãozinho da Praia, e outros.

Resumo

  • Cor representativa: Rosa
  • Dia da semana favorável: Quarta-feira
  • Astro correspondente: Mercúrio
  • Signos correspondentes: Gêmeos e Virgem
  • Nota musical correspondente: Dó
  • Metal correspondente: Mercúrio (pode ser usado na confecção de guias)
  • Minerais correspondentes: Granada, safira, rubi, amazonita, turmalina vermelha, esmeralda, ágata vermelha e turquesa.
  • Flor consagrada: Crisântemo branco
  • Cor: Azul claro e Rosa
  • Elemento: Fogo
  • Chacra: Laringeo
  • Data comemorativa: 27 de setembro

Ervas

Anil, amoreira, salsaparrilha, manjericão, alfazema, abre caminho, arranha-gato, jasmim, rosa branca, jasmim, alfazema, colônia, saião, manjericão, sálvia, camomila, erva cidreira, aniz estrelado, rosas “cor de rosa”, Graviola folhas, Alcaçuz, Erva Doce, Manjericão, Rosa Branca, Camomila, Alecrim, Alcaçuz, Erva Doce, Rosa Branca, Alecrim.

Instrumentos de Culto

Os Pontos Cantados para a Linha de Yori são alegres, de ritmo bastante simples, similar ao de cantigas de roda ou outras canções infantis. As letras são bastante elementares, falam de motivos infantis, como a alegria, a brincadeiras, entre outros.

Ibeji (Linha de Yori)

Ibeji, que algumas pessoas também denominam de Yori, é o Orixá-Criança, em realidade são duas Divindades gêmeas infantis ligados a todos os Orixás e Seres Humanos. Ibejí são os Orixás que protegem as crianças. São conhecidos na Umbanda como os Orixás de amor e alegria. A palavra Ibeji quer dizer gêmeos. Forma-se a partir de duas Entidades distintas que coexistem, respeitando o princípio básico da Dualidade.

Ibeji é Divindade gêmea da vida, protetor dos gêmeos na Mitologia Iorubá. Dá-se o nome de Taiwo ao primeiro gêmeo e o de Kehinde ao último. Os Iorubás acreditam que era Kehinde quem mandava Taiwo supervisionar o mundo, donde a hipótese de ser aquele o irmão mais velho.

Cada gêmeo é representado por uma imagem. Os Iorubás colocavam alimentos sobre suas imagens para invocar a benevolência de Ìbejì. Os pais de gêmeos costumam fazer sacrifícios em sua honra.

Existe uma confusão latente entre Ibeji e os Erês. É evidente que há uma relação, mas não se trata da mesma Entidade, confundindo até mesmo como Orixá. Ibeji são Divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos Santos gêmeos Católicos Cosme e Damião.

Por serem gêmeos, são associados ao Princípio da Dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: A nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.

A grande cerimônia dedicada a Ibeji acontece em 27 de setembro, dia de Cosme e Damião, quando comidas como caruru, vatapá, bolinhos, doces, balas (associadas às crianças, portanto) são oferecidas tanto a eles como aos frequentadores dos Terreiros.

É a Divindade, ou seja, é um Orixá Duplo, que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança. Sua determinação é tomar conta do bebê até a adolescência, independente do Orixá que a criança carrega.

Ibeji é tudo de bom, belo e puro que existe; uma criança pode nos mostrar seu sorriso, sua alegria, sua felicidade, seu engatinhar, falar, seus olhos brilhantes.

Fig.42 – Ibeji, São Cosme e Damião, São Sérgio e São Baco, São Marcos e São Justus (*Igreja Copta)

Arquétipos

Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequente: nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas, tudo enfim que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, sua leveza perante a vida se revela no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia.

São simples, generosos, altruístas, embora um tanto inconstantes, sinceros e justos.

Têm grande apego à família e aos amigos, não raramente fazendo grandes sacrifícios para beneficiar os outros. Gostam de participar e dividir tudo o que têm e contentam-se com pouco.

Não admitem não ser considerados e magoam-se quando acham que não foram tratados com a devida consideração, embora não guardem rancor.

Exige um pouco de mimo, de atenção, em quase tudo o que fazem.

Adoram ver seu trabalho reconhecido e admirado.

Os Filhos de Cosme e Damião são bons pais e maridos. Amantes do lar são, ainda, calmos e tranquilos.

As Filhas de Cosme e Damião são excelentes esposas e mães, embora, geralmente, muito dependentes.

Costumam estabelecer laços familiares muito fortes.

Não raramente, mesmo com idade avançada, não tomam quase nenhuma atitude sem consultar seus pais e outros parentes ascendentes.

Erês

Já a palavra Erê vem do Iiorubá Iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão Siré, que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com “criança”, que, em Iorubá, é Omodé) é o intermediário entre o Iniciado e o Orixá. Durante o ritual de iniciação, o Erê é de suma importância, pois é o Erê que, muitas vezes, trará as várias mensagens do Orixá ao iniciado.

As Crianças na Umbanda

São a alegria que contagia a Umbanda. Descem nos terreiros simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza.

São Espíritos que já estiveram Encarnados na Terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.

Assim como todos os servidores dos Orixás, também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos-velhos.

É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos, a mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada.

É a única linha em que a comida de santo (Amalás), leva tempero especial (açúcar). É conhecido nos Terreiros de Nação e Candomblé, como (Êres ou IbejiI). Na representação nos pontos riscados, Ibeji é livre para utilizar o que melhor lhe aprouver. A linha de Ibeji é tão independente quanto à linha de Exu.

Ibeijada, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas Entidades que se apresentam de maneira infantil.

O elemento e força da natureza correspondente a Ibeji são… todos, pois ele poderá, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer dos elementos. Eles manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem.

Estas Entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em qualquer tipo de trabalho, mas, são mais procurados para os casos de família e gravidez.

A Falange das Crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos.

Os Erês são, via de regra, responsáveis pela limpeza espiritual do terreiro.

Resumo

Ibeji

Orixá duplo que protege as crianças, principalmente os gêmeos. Ibeji é representado por dois seres gêmeos que brincam com as pessoas, fazendo travessuras inofensivas. A palavra Ibeji significa gêmeos → Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos Santos gêmeos católicos Cosme e Damião.

Erês

Espíritos que representam a pureza e a inocência. Os Erês são barulhentos e se comportam como crianças que ainda estão aprendendo a falar. A palavra Erês vem do yorubá iré, que significa brincadeira ou divertimento → são espíritos que “Não” viveram Encarnados na Terra.

Crianças na Umbanda

Manifestação de um espírito que viveu como Encarnado na Terra e que desencarnou normalmente na infância ou na adolescência

Oferenda para os Erês

Deposite a sua oferenda em um jardim florido. Em seguida, acenda uma vela rosa e outra azul e coloqueas ao lado de cada prato de doce. Faça a Prece para os Êres. Para finalizar, faça o seu pedido aos Erês e, quando ele for atendido, faça outra oferenda para agradecer, não se esquecendo de fazer a Prece novamente.

Ingredientes: Mel, guloseimas variadas (paçoca, pirulito, bala de goma, jujuba, chocolate, chiclete) e refrigerante.

Material: Um prato de barro e uma quartinha de barro.

Modo de fazer: Coloque os doces no prato de barro de forma organizada e regue todas com o mel. Já na quartinha, coloque o refrigerante.

Fig.43 – Oferenda para as Crianças

Prece para os Êres

Salve a força das crianças, força pura, verdadeira, que reluz no céu azul e na rosa das flores, traga ao nosso axé a paz e a esperança, e que zela por nossas crianças.

Peço ao Pai Oxalá, com sua imensa pureza, que meus pedidos feitos com clareza e verdade sejam atendidos. Doces crianças, representantes de Cosme e Damião, que vossa proteção nos sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Aceitem essa Oferenda que é feita em verdade, e com o coração livre de quaisquer tipos de mágoa ou revolta, e interceda por mim junto ao Pai de Amor Supremo.

Agradeço desde já a vocês, doces e amadas crianças.

Obrigado.

Que assim seja em nome de Deus, de Pai Oxalá (Jesus Cristo) e de Nossa Senhora dos Remédios.

Oferenda para São Cosme e São Damião

Doces

Cocada, pé-de-moleque, pé-de-moça, bananada, doce de abóbora cristalizado, bala de coco, maria-mole e suspiro

Pipoca

Colocada em um prato e deixada em um local alto, como uma janela ou prateleira

Bolo

Para pedir a cura de doenças, prepare um bolo com fé no desejo, entregue aos santos em uma praça ou jardim com refrigerantes e velas acesas

Figa, pãezinhos de mel e velas

Coloque a figa no centro de um prato de papelão, os pãezinhos de mel ao redor e acenda duas velas brancas pequenas

Balas

Compre um pacote de balas de vários sabores, leve até uma praça ou parquinho em uma noite de lua cheia e deposite as balas sem que ninguém veja

Bombons

Escreva o nome da criança no papel sete vezes, coloque no prato, disponha os bombons sobre ele e ofereça a São Cosme e Damião

Banho de São Cosme e São Damião

Cocada, pé-de-moleque, pé-dO Banho de Ervas é um ritual popular no Dia de São Cosme e São Damião. Os Devotos acreditam que a prática purifica o corpo e a alma, atraindo boas vibrações.

Para preparar um Banho de Ervas, pode-se usar ingredientes como: Alecrim, Manjericão, Guiné, Camomila e Mel.

O modo de preparo é aquecer água suficiente para o banho, desligar o fogo, colocar a erva e deixar em infusão em um recipiente adequado com o volume apropriado. Após o banho de higiene, deve-se jogar a água, com uma caneca, do pescoço para baixo.

Enquanto se banha, os Devotos devem mentalizar seus “Desejos”.e-moça, bananada, doce de abóbora cristalizado, bala de coco, maria-mole e suspiro

Prece para São Cosme, São Damião e Doum

São Cosme, São Damião e Doum, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do Corpo e da Alma de vossos semelhantes, abençoai aos Médicos, aos Farmacêuticos e às nossas Crianças.

Medicai os nossos Corpos, Físico e Astral, das doenças físicas e dos males da Alma, para que possamos nos fortalecer na Fé em nosso Pai Maior, Deus.

Curai-nos de todos os tipos de males, fortalecendo aos nossos Corpos, Físico e Astral, proporcionando aos nossos Espíritos às satisfações que lhes sejam agradáveis.

São Cosme, São Damião e Doum, luzeiros Espíritos da Corte de Pai Oxalá, amados benfeitores, queridos guias, nós vos imploramos a vossa proteção para que tenhamos a força, a saúde e a resignação para que possamos cumprir, e entender, os Desígnios do nosso Pai Santíssimo e Amado.

Dai-nos sempre os fluidos de Paz, do Amor, da Alegria e da Felicidade que vos sempre foram peculiares.

Protegei-nos, e a todos os nossos Filhos e Netos, para que tenhamos, a cada dia, uma vida melhor, tanto sob o Prisma Material quanto sob a Ótica Espiritual.

Que vossos fluidos sacrossantos, recaiam sobre nossas cabeças, abrindo e limpando os nossos caminhos no Plano Físico.

Saravá São Cosme, São Damião e Doum.

Saravá a toda Ibejada.

Que assim seja em nome de Deus, de Pai Oxalá (Jesus Cristo) e de Nossa Senhora dos Remédios.

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: