VI – Características dos Orixás na Umbanda Sagrada e na Umbanda Esotérica
VI.8.1 – Ossain → Umbanda Tradicional
Ossain (em iorubá: Ọ̀ sányin ou Ossanha, é o Orixá das Folhas Sagradas e das Ervas Medicinais. No Brasil, é conhecido com os seguintes nomes: Oçânhim, Ossaim, Ossãe (como se escreve habitualmente) ou Ossanha, que é o Orixá das Ervas. No Candomblé Jeje, é chamado deAgué: É o Vodun da caça e das florestas e conhece os segredos das folhas. No Camdonblé Banto, é chamado de Katendê, Senhor das Insabas (folhas).
Comanda as folhas medicinais e litúrgicas, chamadas de Folhas Sagradas, que são utilizadas numa mistura especial chamada de Abô. Muitas vezes, é representado com uma única perna. Cada Orixá tem a sua folha, mas só Ossaim detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há Axé, portanto sem ele nenhuma cerimônia é possível.



Fig.39 – Representações para Ossain (Ossãe) e São Benedito
- Orixá das matas e das folhas. Domina o poder de cura das plantas, por isso é considerado a Divindade da Medicina. No Candomblé remete a São Benedito.
- É fundamental sua importância, porque detém o reino e poder das plantas e folhas, imprescindíveis nos rituais e obrigações de cabeça e assentamento de todos os Orixás através dos banhos feitos de ervas. Como as folhas estão relacionadas com a cura, Ossãe também está vinculado à medicina, por guardar escondida na sua floresta a magia da cura para todas as doenças dos homens, contida nas virtudes de todas as folhas. A cura é invocada no caso de doença, com o auxílio de Obaluaiê.
- Divindade Masculina, do ar livre, que governa toda a floresta, juntamente com Oxossi, dono do mistério das folhas e seu emprego medicinal ou sua utilização mágica. Dono do axé (força, poder, fundamento, vitalidade e segurança ) existentes nas folhas e nas ervas , ele não se aventura nos locais onde o homem cultivou a terra e construiu casas , evitando os lugares onde a mão do homem poluiu a natureza com o seu domínio .
Resumo
- Linha: Vegetal
- Pedra: –
- Irradiação: Conhecimento, “Folhas, Ervas Medicinais e Curas”
- Vela/Cor: Verde e branco
- Sincretismo: “São Benedito”
- Saudação: Ewe ó!”, que significa “Oh, as folhas!”.
- Ponto de Força: Matas
- Data comemorativa: 02/11
- Dia: Sábado ou quinta-feira
- Cor: Verde e branco
- Elemento: Matas, Florestas, Mato, Folhas.
- Ferramenta: Sua ferramenta tem uma haste central com um pássaro na ponta, do meio dessa haste saem sete pontas, chamada de Opere ou Avivi .
Ervas
Rosa branca, anis estrelado, jasmim, cipó prata, cipó caboclo, erva de Santa Luzia, artemísia, colônia (ou cardamono), samambaia, pitanga, guiné, alfazema, Pitanga, jasmim, anis estrelado, folhas de cenoura, louro, folhas de fumo.
Arquétipos
É difícil encontrar um filho/filha de Ossãe. Seus filhos(as) são pessoas engraçadas, risonhas, alegres e obstinadas. Quando querem, vão e fazem. Podem se tornar violentos e perigosos se estão insatisfeitos ou raivosos. Sabem conquistar as pessoas e adoram aventuras amorosas. São pacientes quando amam e fazem de tudo para a relação durar. Trabalham demais para conseguir estabilidade e independência.
Oferenda – 1
Ingredientes:
- 01 abacate
- 500g. de amendoim
- 250g. de açúcar
- Fumo em corda
- 7 folhas de louro
Modo de preparo: Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Coloque as duas partes numa travessa com a polpa virada para cima. Numa panela misture o amendoim e o açúcar e mexa até derreter o açúcar. Derrame essa mis-tura sobre o abacate.
Enfeite com pedaços de fumo em corda e as 7 folhas de louro.
As oferendas podem ser deixados em uma mata fechada, sempre pedindo licença ao Orixá antes de
entrar e entregue as oferendas com gratidão e pedindo uma vida saudável e próspera.
Oferenda – 1
Feijão-fradinho torrado com inhame ou batata-doce, mel, fumo.
Prece para Ossain – 1
Ossain, Senhor da cura e do axé das folhas.
Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos.
Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas.
Senhor das folha que no outono as folhas protejam meus caminhos.
Que na primavera as folhas enfeitem meu destino.
Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada.
Que no verão as folhas alegrem minha vida.
Amém
Prece para Ossain – 2
Ossain, Senhor da Cura e do Axé das folhas.
Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos;
Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas;
Senhor das folhas.
Que no outono as folhas protejam meus caminhos;
Que na primavera as folhas enfeitem meu destino;
Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada;
Que no verão as folhas alegrem minha vida.
Amém.
VI.8.2- Linha de Yorimá → Umbanda Esotérica
Yorimá
- Yo → Potência, Ordem, Princípio; Ri → Reinar, Iluminado; Má → Lei, Regra. Portanto Yorimá significa o “Princípio ou Potência Real da Lei”
Yorimá é o Orixá primaz do Elemento Terra, sendo que as Entidades que trabalham nesta Linha alcançaram a Maturidade Espiritual, sendo pois Senhores das Experiências. Esta Linha é também chamada da Linha das Almas, sendo composta dos primeiros Espíritos, que foram ordenados a combater o Mal em todas as suas manifestações.
Os Orixás, do Primeiro ao Terceiro Grau, são os mais antigos, verdadeiros Magos da Luz.
Os Espíritos Protetores que trabalham nesta Linha revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos, ensinando e praticando as verdadeiras “Mirongas Espirituais”, sendo a Doutrina, a Filosofia, o Mestrado da Magia, em fundamentos e ensinamentos. Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de sua fumaça → sua função se prende a orientar os Filhos de Fé no Caminho da Fé e da Evolução, alcançadas através da Humildade e Sabedoria.
Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de “pegar bem” o Aparelho do Médium e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores, conservando-o sempre curvo. Falam compassado e pensam bem no que dizem. Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares diretos dos outros “Guias”, sendo o seu braço direito na Tenda de Umbanda.
Os Pontos Cantados nos revelam uma melodia tristonha e um rítmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade.
Nota 1
Vó Faustina, que é um Espírito da Constelação de Antares, confirma que Iorimá é realmente um Orixá e não uma linha propriamente dita. Aliás, todo Orixá principal é um Cabeça ou Regente de Linha da Umbanda, como citado anteriormente.
Nota 2 – Os Orixás e os respectivos Elementos na Umbanda Esotérica
- Yorimá – Senhor Primaz da Força Telúrica
- Xangô – Senhor Primaz da Força Ígnea
- Oxossi – Senhor Primaz da Força Eólica
- Ogum – Senhor Primaz da Força Hídrica
- Yori – Senhor Primaz da Força Etérica
- Yemanjá – Senhora Primaz da Força Mental
- Oxalá – Senhor Primaz da Força Espiritual
Nota 3 – Os Orixás de Primeiro Grau, Guias e Protetores – Linha de Yorimá
Os Setes Orishas Menores (Primeiro Grau) da Vibração de Yorimá são:
- Vovó Maria Conga – Comando da Linha de Xangô
- Vovó Arruda – Representante das Almas na Linha das Senhoras
- Pai Benedito – Representante das Almas na Linha de Ogum
- Pai Tomé – Representante das Almas na Linha de Oxalá
- Pai Joaquim – Representante das Almas na Linha de Oxóssi
- Pai Congo de Aruanda – Representante das Almas na Linha de Ibeji
- Pai Guiné – Representante das Almas na Linha das Almas
Os Guias são: Pai Chico das Almas, Vovó Angolá, Pai João de Angola, Pai Congo do Mar, Vovó Cambinda de Guiné, etc.
Os Protetores são: Pai Tibúrcio, Pai Celestino do Congo, Pai Cipriano, Pai João da Caridade, Pai Chico Carreiro, Vovó Barbina, etc.



Fig.40 – Yorimá e Santo Antônio
Resumo
- Divindade: Yorimá
- Linha: Terra (Telúrica)
- Pedra: Esmeralda, turquesa, ônix, malaquita, turmalina verde escuro, água-marinho, ametista
- Irradiação: –
- Vela/Cor: Violeta
- Sincretismo: Santo António de Pádua
- Saudação: Ewe O
- Ponto de Força:
- Data comemorativa: 13 de maio
- Dia: Sábado
- Cor: Violeta
- Elemento: Terra
- Chacra: Básico
Ervas
Levante, folha de fumo, arruda, guiné, alecrim, alfazema, benjoim, douradinha do campo, aroeira, poejo, espada de São Jorge, lança de São Jorge, manjericão branco, panaceia, erva cidreira, folha e fruto de café.
Oferenda

Fig.41 – Oferendas para Yorimá
Oração para Vó Faustina
Oh! Vovó Faustina, que tantas bênçãos já nos trouxe de Aruanda.
Te peço Senhora, humildemente, que mais uma vez estenda tuas mãos abençoadas sobre teus filhos de fé. Que Nosso Senhor Jesus Cristo te abençoe sempre, Oh amada Preta Velha. Obrigado Vovó por cada benzedura que realiste com tanto amor e dedicação. Obrigado por cada prece que fizeste por nós.
Obrigado por ter nos ensinado através de teu trabalho a termos Fé. Sempre com teu sorriso no rosto, acolheu-nos em teus braços e com tuas santas mãos nos ensinaste a fazer o sinal da cruz com um galinho de arruda, suplicando as graças divinas em benefício de nosso corpo enfermo. Sem dúvida alguma, com tuas benzeduras atingiste muito mais que o nosso Corpo Físico. Atingiste nosso Coração e nossa Alma, nos ensinando a Amar verdadeiramente o Próximo. Obrigado Deus por esse Espírito de Luz ter cruzado nosso caminho terreno. Que os Orixás te abençoem Querida Vovó do meu coração. Receba o abraço do teu filho que te ama Vovó Faustina. Que você possa continuar daí de cima a nos intuir mostrando-nos o caminho da Simplicidade e da Fé.
Saravá Senhora.
Saravá.
Oração para Vó Luiza
Benzedura que quebra mironga
Vó Luiza com seu patuá leva para longe de seus filhos todo mal que nele está.
Com ramos de Arruda e Guiné, vó Luiza ensina o filho a conquistar o que se quer.
Abraço forte e de amor, é onde essa preta velha dilui toda sua dor.
Vem caminhando de Aruanda, ajudar seus filhos a vencer as demandas.
Vó Luiza agradece a todos que nela crêem, pois é com o coração que se faz o bem.
Oração Luz para um Preto Velho
Pretos Velhos que vêm de Aruanda permita que eu erre e peça o perdão, permita que eu acerte e estenda a mão, permita que eu nunca caia no chão, permita que eu tenha amor pelo meu irmão, permita que seja doce meu coração, permita que eu ande no vale das sombras e não tema mau nenhum, permita que eu confie na minha Fé cada dia mais, permita que eu não viva sem Luz jamais.
Oração para a Preta Velha Mãe Maria
Mãe Maria, agradeço pelas bênçãos recebidas através da maternidade. Vós que sois a preta velha que deu início a nossa casa e a tantas outras casas de Mãe Maria… Olhe sempre por nós, seus filhos, e nos abençoe com as tuas mãos de infinita bondade. Cuide sempre desse ponto de luz, a Casa do 7 flechas, que abrimos para minimizar as Dores Físicas e Espirituais de nossos irmãos mais necessitados. Que possamos permanecer fortes e unidos em uma só corrente de Fé e União diante das dificuldades que possam surgir em nosso caminho. Que a Fé em Deus nos acompanhe e que nos fortaleça para sermos mais humildes, amigos e irmâos amorosos para com nossos semelhantes. Que a alegria e paciência dos pretos velhos nos contagie e nos tornem pessoas melhores.
Salve Vó Mãe Maria…Preta Velha.
Amém.
Fonte: Mãe Maria Sete Flechas
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: