O Mancebo Rico

Diante do assunto, que se referia ao congraçamento de grupos religiosos, o ponderoso Simão, Sábio Israelita desencarnado, considerou, sorridente: Semelhantes problemas já vicejavam em torno do próprio Cristo……… E, à vista da curiosidade geral, o Ancião relatou: Efraim, filho de Bunan, era um chefe prestigioso dos Fariseus, considerado cabeça dos Hilelitas, que, ao tempo do Senhor, eram francamente mais liberais e mais instruídos que os partidários do Rabi Schammai, fanáticos e formalistas.

Judeu profundamente culto, Efraim, aos quarenta de idade, já se fizera autoridade máxima dos herdeiros espirituais de Hilel, o admirável “Doutor das Sete Regras”……… Excessivamente rico, dispunha não somente de valiosas terras cultivadas e de formoso palácio residencial em Jericó, onde sustentava largo prestígio, mas também de casas diversas em Jerusalém, vinhedos e campos de cevada, rebanhos e negócios importantes na Síria.

Entretanto, não era só isso. Era o depositário dos recursos amoe-dados de companheiros numerosos. Todo Fariseu Hilelita que se lhe vinculasse à amizade, hipotecava-lhe confiança e, com isso, os próprios bens. Transformara-se-lhe a fortuna pessoal, desse modo, em extensa formação bancária, recolhendo  depósitos vultosos e pagando juros compensadores.

No centro da Organização, cujos interesses financeiros se expan-diam, constantes, era ele, embora relativamente moço, um oráculo e um amigo……………………………                                                                              

…………………………………………………………………………………………………………………….

Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: