O Discípulo Modificado

Certo Devoto, em se retirando do Templo, sempre encontrava pe-quena turma de pedintes e sofredores, com os quais distribuía os níqueis que lhe sobravam na bolsa. Em seguida, exortava-os à con-fiança no porvir, quando as administrações terrestres aprendessem a efetuar a justa repartição das riquezas. Contassem todos com o Senhor, rico de bondade para todos os dilacerados da sorte, e que lhes enviaria Benfeitores, que teriam nos seus corações os seus Ensinamentos de Luz e de Amor, para o suprimento de pão e bem estar no momento oportuno.

À noite, de mãos postas, elevava-se espiritualmente ao Céu e fi-gurava-se, à frente do Cordeiro Divino… Ajoelhava-se e pedia reve-rente: Senhor, teus pobrezinhos padecem frio e fome… Auxilia-me para que possa, por minha vez, ampara-los em teu nome. Para a Pro-vidência dos deserdados, digna-te conceder-me a mordomia nos bens materiais! É imprescindível que os celeiros de tua compaixão permaneçam sob a guarda de colaboradores eficientes……………….

O Salvador ouvia-o, complacente, sem prometer-lhe a “Modificação de Programa”. O Aprendiz da Fé retomava a luta habitual, sempre in-teressado na crítica fraterna. De quando a quando, visitava Insti-tuições de Benemerência e reparando a onda crescente dos neces-sitados ao redor dos trabalhos socorristas, inquiria santamente indi-gnado: Onde se ocultam os ricaços sem deveres? E, sem qualquer escrúpulo, justificava a indisciplina reinando na Terra. Fazia carga asfixiante de palavras contra os favorecidos da fortuna e, não obs-tante cristão, declarava compreender o desespero dos pobres, quando se convertiam em revolucionários demolidores. O Impossível em equilíbrio social, asseverava, ríspido, quando os en-dinheirados alardeiam conforto excessivo ao pé dos pobres.         

…………………………………………………………………………………………………………………

Anexo I- Mateus 25:14-30- A Parábola dos Talentos     

Anexo II- Talentos

Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: