Nos Limites do Céu

Compilação baseada, de modo resumido no Cap.4 – Nos Limites do Céu, Livro: Luz Acima, Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1948.

Tema Principal – Folclore Espiritual – I

Ao ser recebido em esferas superiores por um Guardião Divino, um Espírito que apresentava pureza e brandura, com as vestes apresentando uma alvura maravilhosa, e cuja fronte irradiava raios diamantinos, desejava o acesso as esferas mais superiores a que estagiava atualmente. Foi então questionado respeitosamente pelo Anjo Guardião com relação às virtudes celestes armazenadas ao longo do seu caminho evolutivo:

Meu irmão, conseguiste entesourar o amor sublime?

– Consegui, graças ao Pai Todo Poderoso;

Edificaste a humildade?

– Sim;

Foste Fiel a Esperança?

– Sim, consegui guarda-la todos os dias;

Seguiste e praticaste o Bem?

– Invariavelmente;

Cultivaste a Pureza?

– Sim, com extremo zelo;

Exemplificaste o trabalho construtivo?

– Diariamente ;

Sustentaste e trabalhaste pela Fé?

– Confiei no Poder Divino acima de tudo;

Ensinaste a Verdade e a Testemunhou?

– Sim, com todas as minhas forças;

Conservaste a Paciência?

– Sim, nunca a perdi;

Combateste os vícios em ti mesmo, tais como a vaidade e o orgulho, o egoísmo e o ciúme, a teimosia e a discórdia?

– Esmeradamente;

Guerreaste os males que assolam a vida, como o ódio e a perversidade, a insensatez e a ignorância, a brutalidade e a estupidez?

– Sempre consegui vencer estes males;

O Guardião fez então uma última e derradeira pergunta: Meu Irmão, já trabalhaste nos Infernos?

O Espírito Peregrino, desconcertado, respondeu que não, que nem sequer imaginava como deveria ser trabalhar nestas Esferas Infernais, de servir e se dedicar entre os gênios satânicos donos do mal soberano, de caminhar e manter-se a salvo das tentações existentes nestas esferas.

A seguir o Anjo Guardião, antes de lhe cerrar as Portas Celestiais de acesso as Esferas mais Superiores, lhe declara: Querido Irmão, falta-lhe esta realização para galgares níveis mais elevados. Deves estender que o Bem é para acabar com o Mal, o Amor foi criado para que amemos todos os seres de quaisquer Niveis Espirituais, a Sabedoria se destina aos Ignorantes. A maior missão da Virtude é eliminar o Vício e amparar o viciado. Deste modo, o Céu nunca perde de vista os InfernosMeu Irmão, retorne a Terra, desça aos Infernos que o próprio homem criou e sirva ao Senhor Supremo. Depois cogitaremos de sua travessia → O Peregrino sentou-se e ficou a pensar sobre as conquistas que haveria de realizar.

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: