Conta-se que Tiago, o velho Apóstolo que permaneceu em Jerusalém, demandava Betânia, junto de Matias, o sucessor de Judas, no colégio dos continuadores do Cristo, quando foi lembrada, repentinamente, a figura do Iscariotes. Contemplando um pomar vizinho, Tiago comentou, em resposta às observações do companheiro:
Este sítio lembra o horto em que o Mestre foi traído. As árvores próximas parecem esperá-lo, às lições do crepúsculo, quando o Senhor estimava as meditações mais profundas. Recordo-me ainda do instante inesperado, não obstante os seus avisos. Judas vinha à frente de oficiais e de soldado que empunhavam lanternas, varapaus e espadas. Contavam encontrá-lo à noite, porque Jesus muitas vezes se alegrava em ministrar-nos ensinamentos, à doce claridade noturna. O Mestre, porém, vinha ao encontro dos adversários e estava sorridente e imperturbável.
Olhos mergulhados nas reminiscências, o apóstolo relembrava:
– Adiantou-se o infame e beijou-o na face. Estabeleceu-se o tumulto e consumou-se a prisão do Messias, começando, desde então, o nosso martírio.
• Que insolência! Que homem caviloso esse Judas terrível! Replicou Matias, inflamado no zelo apostólico , dói-me evocar o vulto hediondo do ingrato. Como não vacilou ele no crime ignominioso?
Será Judas, para sempre, a nossa vergonha, exclamou Tiago, arrimando-se ao bordão rústico, muitas vezes ouço a argumentação de Pedro, que busca defendê-lo. Ouço e calo-me, porque, para mim, não existem palavras que o escusem. Esse traidor, será um réu diante da Humanidade. Foi ele quem entregou o Mestre aos sacerdotes criminosos e provocou a tragédia do Gólgota. Não tem advogados, nem desculpas. Foi perverso, positivamente infame.
……………………………………………………………………………………………………………………
Anexo I- O Domínio Sobre a Língua- Thiago 3
Anexo II- Trechos da Entrevista de Judas Iscariotes com Humberto de Campos– Parte I
A Situação Atual de Judas Iscariotes – Trechos da Entrevista a Humberto de Campos– Parte II
Retornando a entrevista de Humberto de Campos, Judas relata que após o seu desencarne, submergiu em séculos reparadores de sofrimentos expiatórios. Sofreu durante as perseguições aos Cristãos nos três primeiros séculos, sendo que a sua última e reparadora encarnação foi no século XV, quando foi queimado em uma fogueira, vítima de felonia e traição. Alguns Espíritas afirmam que Judas foi nesta última encarnação Joana d’Arc, heroína france-sa e santa da Igreja Católica.
Judas relata que ao fechar o “Ciclo das suas Reencarnações” sobre a Terra, sentiu na fronte o ósculo do perdão da sua própria consciência. Apesar de pesar sobre ele esta maldição milenária, durante as doces homenagens a Jesus, sente-se, contudo, plenamente saciado na justiça, pois foi completamente absolvido pela sua própria consciência, no Tribunal dos Suplícios Redentores. Judas termina a entrevista afirmando que Jesus está sendo vendido no mundo, a grosso e no retalho, por todos os preços, em todos os padrões do ouro amoedado, sendo que os negociadores do Divino Mestre não se enforcam depois de vende-lo.
Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: