I – Introdução
O Grupo de Estudos estava reunido por Vídeo Conferência em 04.10.2021, para o “Estudo On-Line” do “Evangelho Segundo o Espiritismo”, quando no início da reunião, logo após as Preces de abertura, o Guardião da Meia-Noite deu uma Mensagem.
A Comunicação com a Médium foi feita através de um processo de comunicação de Mente a Mente, pelo Método da Canalização de Espírito para Espírito, através do Guia da Médium, que é o Preto Velho, Pai João de Angola.
Este Espírito toma a palavra e faz uma série de considerações sobre a Proteção da “Nova Casa Holística”, que é a “Casa Holística Deus, Amor e Caridade”, além de esclarecer de que “Novos Trabalhadores de Luz” virão para trabalhar nesta “Nova Casa Holística”.
Nos Anexos seguem esclarecimentos do Guia Zartel, da Mentora Kaliamirra, do Mentor Zanartiel e do Pai João de Aruanda, todos da Corrente da Avalanche Indígena, sobre o Tema tratado.
II – A Mensagem
Amados e Queridos Irmãos e Irmãs
É na imensidão da Luz que me apresento, como prometi na minha Carta Mensagem de 16.08.2021.
Nesta nova fase da Casa Holística, denominada de “Casa Holística Deus, Amor e Caridade”, irei me colocar como uma Proteção a Direita, embora esta mesma Energia também seja fundamental para a Linha da Esquerda.
Aqueles que estão destinados a ser Guias, o serão, embora não saibam a data e a hora marcada e direcionada pelos Grandes Espíritos Superiores, aos quais esta Linha também deve respeito e obediência.
Esta Linha tendo Eu, o Exu da Meia-Noite como Guardião Tronqueira, onde estarei no Primeiro Portão, pois esta “Casa Holística” já está “Aberta no Plano Astral”, sendo regida pelo Mestre Zanartiel da Corrente da Avalanche Egípcia, embora existam extremidades de ligação com intervalos de existências entre esta Nova Casa (Casa Holística Deus, Amor e Caridade ) e a Antiga Casa (Casa de Estudos e Terapias Holísticas Chico Xavier), contudo as mesmas possuam o mesmo objetivo que é o da Cura dos Males da Alma na Linha de Nossa Senhora dos Remédios.
As “Grandes Linhas” com as “Grandes Forças Divinas” dos nossos amados “Orixás”, todos entrelaçados como em um “Laço de Fita”, para a grande manifestação de Luz, Amor e Resgate, que irão existir também nesta Nova Casa. Que cada Filho de Fé tenha muita Humildade, Fé e Força para enfrentar cada barreira que estarão como tijolos em seus caminhos, até o “Grande Dia” onde a “Grande Festa” irá ocorrer. Muitos de Nós irão se juntar a este Grupo, pois já são ligados de Mente a Mente, de Espírito para Espírito, desde eras após eras, porém tudo isto vai ocorrer dentro do Cronograma Divino já programado.
Mais detalhes serão ainda enviados para esta grande abertura, onde deverão no Assentamento da Abertura, de frente para a porta de entrada, fazer uma grande fogueira acessa para as Forças da Tronqueira, com pipocas a óleo de dendê, junto com uma vela de sete dias de cor branca, porque ali eu estarei junto à porta de entrada com a minha Legião de Trabalhadores de Luz que virão se juntar a este Grupo.
Diante de muita Luz, eu, o Exu da Meia-Noite, me entrego a este Trabalho junto as promessas divinas de que na “Esquerda” existirão rosas vermelhas e na “Direita” existirão rosas, amarelas ou brancas.
Gratidão, Gratidão.
Gratidão pela grande aceitação da minha presença como Guardião de vossos Trabalhos.
Eu, o Exu da Meia-Noite, sou o Guardião de vossos Trabalhos.
Eu, o Exu da Meia-Noite, sou o Guardião de vossos Trabalhos.
Ainda é tempo de deixar esclarecido de que mesmo nomeado para este Posto de Trabalho, eu apenas exerço a minha função, e recebo ordens, do Grande Guardião desta Linha, que é como se fosse um Oficial de Alta Patente do Exército de Luz do Planeta Terra, me direcionando e orientando para as atividades que irão se realizar.
Este Guardião é o mesmo Zanartiel, que irá se apresentar ainda dentro da Corrente da Avalanche Egípcia, e que em breve poderá ter outro Nome, assim como a vestir uma outra vestimenta de Luz (vide Anexo IV).
Mais uma vez, Gratidão, Gratidão e Gratidão.
Anexo I – Mensagem do Guardião Zartel
Os Trabalhos continuam, e continuarão, nos corações dos envolvidos que se entregam nesta sublime missão de levar a Luz aos nossos Irmãos.
Gratidão a todos, e muita Luz e muita Fé.
Mais Missões virão e agradecemos ao Divino Mestre Jesus por nos dar esta oportunidade. Que todos os Membros Físicos desta Corrente tenham clama e paciência, e serenem o coração, pois tudo correrá de acordo com os desígnios de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Que o Guardião da Meia-noite seja bem-vindo para nos ajudar a cercar e a blindar a nossa Nova Casa, evitando quaisquer tipos de infiltrações, de modo que a Casa possa desenvolver os seus Trabalhos. Seja bem-vindo.
Que a Força, a Luz, A Energia e a Fé invadam os corações de cada um dos Trabalhadores de Luz da nossa Corrente.
Gratidão a todos.
Gratidão.
Anexo II – Diálogo entre o Guardião da Meia-Noite e o Guardião dos Sete Portais
O Guardião das Sete Portais bateu o pé esquerdo e o recinto se encheu de Entidades Trevosas que haviam sido Sacerdotes Religiosos quando na carne. Eis aí um exemplo do mau uso do Saber. Eles aprenderam tudo o que precisavam para suas Missões na Terra, mas não seguiram o que pregaram. Usaram do que sabiam em benefício próprio ou para arruinar aos que acreditaram neles. Olhe bem, Guardião da Meia-Noite, e verá que os que se diziam Sábios, Iluminados, Profetas, Grandes Lideres Religiosos ou Grandes Sacerdotes não passavam de otários, idiotas, tolos, imbecis, cegos e mal intencionados. Verá entre eles todo tipo de defeito e nenhuma qualidade.
Eram “Lobos” uns, pois se aproveitavam e comiam suas ovelhas. Outros eram como Hienas, pois se contentavam em consumir os restos deixados pelos Lobos. Uns e outros hoje choram pelo erro cometido, pela oportunidade perdida e pela Luz não conquistada. Viveram do Mundo e não pela difusão da Luz Divina no Mundo. A Lei Divina não os perdoou e os entregou a mim. Eu dou-lhes o que merecem porque sou um Guardião da Lei das Trevas e esta é minha função.
A Lei não iria colocar um Espírito bom e iluminado, como um Anjo, para castigar os canalhas nem colocaria um Carrasco como eu para premiar aqueles que venceram suas provas. Não! Os Guardiões da Lei na Luz têm uma função como a minha, mas afeta a Luz: Não deixam cair quem se fez por merecer à ascensão. Eu não deixo subir aos que se fizeram por merecer a queda. Eu sou a “Mão” que castiga, a “Outra” é a que acaricia. Eu sou a “Mão” que derruba, a “Outra” a que levanta. Tudo isto “Eu Sou” e ainda assim não sou infeliz, triste, arrependido ou ruim.
Não sofro de remorso por castigar aquele que a Lei derrubou, assim como um Guardião da Lei na Luz nada sente ao premiar a quem merecer.
“Eu Sou o que Sou”, um “Guardião das Leis Divinas nas Trevas” e me orgulho disto porque sei que sou necessário à Lei. E tudo isto você também é, ou será se assumir todo o seu passado, resgatá-lo e se sentir feliz em servir às Leis Divinas. Ela o recompensará quando assim quiser, não porque você peça qualquer recompensa pelo seu trabalho, mas porque a serve sem se lamentar por estar nas Trevas, pois “Luz e Trevas são os dois lados do Criador”.
Há os que trabalham durante o dia e dormem à noite, mas também há os que trabalham de noite e dormem durante o dia. Há o fogo para queimar e a água para saciar a sede. Há a terra para germinar e há o ar para oxigenar. Há tantas coisas, e no fim são somente partes do Um. Por isto lhe digo, Guardião da Meia-Noite, há os Anjos e há os Demônios. Os Anjos habitam na Luz e os Demônios nas Trevas. Uns não condenam aos outros, pois sabem que são o que são porque assim quis o Criador.
Aqueles que “Vivem no Meio Físico” é que criam tanta confusão com suas descidas na Carne. Do nosso lado, não há nada disto. Cada um sabe a que lado pertence. E os que não sabem, são os primeiros de quem nos apossamos.
Esta é a Lei que nos rege e a todo o resto da Criação. Mais não vou falar, pois precisaria de muito tempo para tal coisa. Espero que possa sair daqui melhor servidor da Lei do que quando chegou.
O Guardião da Meia Noite toma a palavra e se dirige ao Guardião das Sete Portais: Eu agradeço suas palavras, Guardião dos Portais. Pena que eu seja muito pequeno para ajudá-lo, senão eu diria: Se precisar de minha ajuda é só pedir.
O Guardião das Sete Portas lhe responde: Pois ainda lhe digo que a maior das pirâmides não prescinde da menor de suas pedras; a maior das aves de sua menor pena nem o maior teto de sua menor telha; e nem o maior corpo do seu menor dedo. O maior rio não rejeita a menor gota da chuva nem o maior exército ao seu mais fraco soldado. O maior rico é aquele que valoriza o menor dos seus bens. Muito mais eu poderia dizer, mas me satisfaço em dizer-lhe: Obrigado Guardião da Meia-Noite. Se eu precisar de seu auxílio não terei vergonha em lhe pedir, pois por terem vergonha muitos morrem. Morrem por terem desejado algo e não terem provado seu gosto.
Vergonha não faz parte do meu vocabulário e a palavra que mais prezo é a que se chama “Respeito”. Aja assim e não será traído nem odiado, mas respeitado. Nem os maiores passarão por cima de você e nem os menores lhe escaparão.
Fonte
Extraído do Livro “O Guardião da Meia Noite” – Editora Madras / Rubens Saraceni – Pai Benedito de Aruanda.

Esculturas do Exu da Meia-Noite
Anexo III – Definições da Mentora Kaliamirra sobre Direita e Esquerda
A Mentora Kaliamirra da Corrente da Avalanche Egípcia esclarece sobre o Tema “Linha de Direita e Linha de Esquerda”, em uma Comunicação datada de 15.10.2021, através de um processo de Comunicação de Mente a Mente, pelo Método da Canalização de Espírito para Espírito, através da sua Médium.
Entidades de Esquerda
São as Entidades Espirituais designadas pela Espiritualidade Maior da Luz para Trabalhar em defesa de uma determinada Casa Holística, Centro Espírita, Tenda de Umbanda, etc. Estas Entidades fazem parte de uma Organização Espiritual destinada a praticar o Amor e a Caridade ao Próximo no Plano Terra.
Estas Entidades, embora de Luz, são convocadas no Mundo Espiritual para Trabalhar com as Energias mais densas existentes em um dos Sete Níveis do Umbral, geralmente na recuperação de Espíritos, arrependidos e merecedores, no respectivo resgate para as Colônias e/ou Hospitais Espirituais.
Muitas vezes estas Entidades de Luz são obrigadas a desfazerem os Trabalhos de Magia Negra, tanto para Encarnados, quanto para Desencarnados que ainda sofrem com efeitos deste tipo de Energia feitos em reencarnações anteriores. Sob a Forma, ou Arquétipos, de Guardiões resgatam tanto aos Espíritos Sofredores nestes Umbrais quanto aos Espíritos Obsessores que perturbam o Lar Doméstico dos Encarnados.
Estas Entidades de Luz são selecionadas baseadas em experiências que tiveram no passado, em reencarnações análogas a função que irão executar no Plano Astral. Devem, contudo, fazer vários Cursos Especializados no Mundo Espiritual para poderem atuar nestas áreas de Energias muito densas, as quais são de difícil mobilidade para as Entidades de Pura Luz.
Após estes Cursos estão capacitados a atuar tanto na Linha da Esquerda quanto da Direita, pois tornam-se “Especialistas” e são denominados de “Exus Coroados”. Como Entidades de Esquerda operam nas Faixas Vibratórias mais densas do Planeta Terra, isto, porém, sempre sobre a Orientação e a Determinação das Hierarquias Superiores da Luz.
Contudo, dependendo da necessidade e do momento, algumas “Entidades de Pura Luz” podem assumir este tipo de Arquétipo, ou seja, de um Exu, para poder Trabalhar nestas Regiões de Baixas Vibrações, tratando-se pois de “Roupagens Específicas” que este tipo de Espírito utiliza para ter uma melhor eficiência na sua Missão de Resgate nas “Regiões Umbralinas”.
Entidades de Direita
Os Guardiões de Direita são os Mentores Espirituais que necessitam dos Trabalhos dos Guardiões de Esquerda, pois ambos fazem parte de uma mesma Organização Espiritual existente no Plano Astral.
Entidades de Esquerda e de Direita
É citado o caso do Guia Espiritual Zanartiel, da Corrente da Avalanche Egípcia, que por muitos anos trabalhou como um Guardião propriamente dito na Linha de Esquerda, do tipo Exu Coroado, quando atuava em Processos de Resgate de Antepassados nos Umbrais. Contudo, nos Assentamentos e Consagrações da Antiga Casa Holística trabalhava sempre na Linha da Direita.
Anexo IV – A Atuação do Mestre Zanartiel na Linha da Esquerda
Eu, como um Guardião, tive uma Missão de Resgate de Almas dos nossos Antepassados, através dos compromissos assumidos na “Casa de Estudos e Terapias Holísticas Chico Xavier”.
Trabalhei junto dos meus Irmãos e Irmãs, Guardiões e Guardiãs, Egípcios. Tivemos muito trabalho, e através das “Energias” que eram enviadas das “Grandes Chamas dos Raios Cósmicos”, conseguimos efetuar estes resgates. Eu, como Guardião, como Linha de Cabeça, tive que lutar como um Guerreiro com minhas “Armas”, as quais são invisíveis para os “Olhos Humanos”, e muitas vezes tive que ser um espírito com duras palavras para com os “Irmãos Inferiores das Trevas da Ignorância”. Tinha que ser muito enérgico para com eles.
Por várias vezes os Irmãos das Trevas atacavam as nossas Correntes de Luz para impedir os resgates. Porém, nós da Dimensão Sideral, junto com os vossos Mentores, através das Orações e de muita dedicação a este tipo de Missão, a cada Assentamento e Consagração realizados na “Casa de Estudos e Terapias Holísticas Chico Xavier”, conseguíamos vencer estas “Forças Trevosas” e resgatar estes Antepassados, encaminhando-os para as Colônias e Hospitais, ambos de natureza Espiritual, para os respectivos Tratamentos e Curas, graças a Luz da “Corrente da Avalanche Egípcia Pela Cura dos Males da Alma”.
Fonte
Carta Mensagem do Mentor Zanartiel, A Assinatura no Livro Dourado do Grande Casarão – Blog Frade Juniparo
Anexo V – Pai João de Angola e os Calongueiros
Vários Elos de Antepassados de eras distantes, e mesmo, alguns de eras mais recentes a vossa atual Reencarnação, ainda precisam desta ajuda, desesperados que estão por este muito desejado momento de libertação, que é o chamamento para a Divina Luz.
Este Processo de Libertação é feito diariamente. Hoje, porém, Dia de Finados, devido a Egrégora de Energia positiva, produzida pelas Orações e Preces dos Encarnados, que pedem e oram por seus Entres Queridos ausentes do Plano Físico, este Processo de Libertação se intensifica, com a Libertação de verdadeiras Legiões de Espíritos que se encontram com os seus Corpos Astrais danificados, machucados ou com e vários tipos de doenças.
Alguns, ainda, se encontram presos aos seus próprios despojos físicos nas paredes frias dos seus túmulos, aguardando inclusive a visita de algum Ente querido encarnado para que este faça uma Prece por ele.
Para esta Libertação, difícil e trabalhosa, são chamados os Guardiões do tipo Calongueiro, para os vários tipos de Libertação, inclusive onde os Tradicionais Guardiões não conseguem penetrar.
O que é um Calongueiro (Vide Nota 1)? Como pode atuar dentro de uma Energia de Paz e direcionada para o Bem? Claro que pode, pois ele entra em um Processo de limpeza, de transformação e de aproximação desta Luz alimentadora.
Calongueiro não tem que ser Calongueiro, ao menos que ele mesmo o queira, porém a mudança pode chegar até ele. Para o Calongueiro, ao agir dentro dos liames do Bem e do Amor, terá conseguido iniciar uma nova vida assim como aqueles a quem conseguir resgatar dos Umbrais.
Estes Espíritos doentes, ainda estão muito arraigados às sensações físicas, não conseguindo acordar para as novas realidades Espirituais, dificultando o Processo de Resgate. Porém, o objetivo do dia de hoje é vibrar a Luz Dourada do Divino Mestre Jesus, para que cada um deles, se encontrando neste estado de precariedade, verdadeiros doentes da Alma, que “Rangem os Dentes” diante da dor e da incompreensão do seu próprio estado deprimente, possa receber ajuda de acordo com o seu próprio merecimento, a ajuda necessária.
P2 – Que tipo de Espírito consegue fazer o Resgate dos Espíritos Devedores e Necessitados nos mais baixos Planos Umbralinos?
R2 – Os Calongueiros podem descer aos níveis mais baixos, mais densos, nos quais os próprios Guardiões não conseguem ir. Aproveitam-se das Energias oriundas desta Egrégora Positiva para descer as mais profundas Furnas de Dores e Sofrimentos para fazer os Resgates mais difíceis.
Costumam atuar muito nos Subníveis Crostais das Calungas Pequenas (Cemitérios), atuam sob a proteção da Espiritualidade Superior e recebem muita Luz por estes tipos de trabalho.
P3 – Pode detalhar este tipo de atuação?
R3 – Existem diferentes locais e subníveis dentro de cada um dos Sete Níveis do Umbral. Deste modo os Guardiões, que não possuem as Energias compatíveis com esta densidade específica, não conseguem acessar.
Os Calongueiros, que possuem uma menor frequência de vibração com Energias próprias do tipo mais densas, ao adicionarem as Energias provenientes da Egrégora Positiva às suas próprias Energias, conseguem acessar a estes baixos locais.
P4 – Como são abertos os Portais?
R4 – Os Sete Portais dos Sete Níveis do Umbral são abertos através dos Sete Raios de Energia. No Dia de Finados, estas Energias são adicionadas às da Egrégora Positiva, não somente facilitando estas aberturas, como fornecendo mais Energias para os Guardiões e também para os Calongueiros.
P5 – O Porquê da imagem negativa dos Calongueiros?
R5 – Calongueiros são conhecidos popularmente por Carniceiros, de modo injusto, pois são eles que exe-cutam os mais difíceis dos Trabalhos de Resgate, muitos dos quais não são executados pelos Guardiões dos Portais.
P6 – Os Calongueiros descem com algum meio de defesa?
R6 – Descem com defesas do tipo Eletromagnética para a sua própria proteção. Um exemplo mais conhecido é a “Capa Preta do Guardião” que é uma espécie de Capa Magnética de Blindagem contra os possíveis ataques dos Seres da Sombra.
Geralmente estes Espíritos Trevosos não conseguem enxergar o Calongueiro, o qual está com a sua proteção.
P7 – Pode nos falar sobre os Magos Negros e Dragões?
R7 – Os Magos Negros ficam escondidos no Sétimo e último Nível do Umbral. De um modo geral, enviam os seus Robôs e Escravos, os quais são Espíritos Malignos e Trevosos que possuem as suas mentes domi-nadas por estes Magos Negros.
Os Dragões, que são os Anjos decaídos de eras remotíssimas na Terra, também permanecem neste Nível. Ambos comandam todos os Níveis do Umbral, através destes Robôs e Escravos Teleguiados, os quais atuam obedecendo as suas ordens, recebidas por um Processo do tipo Mente a Mente.
São os verdadeiros Verdugos dos Espíritos Sofredores e Necessitados que pela afinidade com o Mal, sintonizam com estes Níveis e “Sub-Níveis” Umbralinos.
P8 – Como são organizados os Sete Níveis Umbralinos?
R8 – São subdivididos de acordo com níveis de ignorância do Homem. As Energias Negativas produzidas pelos Encarnados, com preferências ou tendências para o Mal, possuem grande peso na formação da Egrégora de Energias Negativas, dificultando, e em muito, a luta do Bem contra o Mal.
Forma-se então uma espécie de Dualidade entre o Bem e o Mal. Sendo assim existe uma luta permanente contra o Mal, pois estes Espíritos Malignos e Trevosos não desejam, e não querem, sair deste nível negativo da sua consciência culpada.
Nota 1
Calongueiro é o mesmo que “Exus Não- Coroados”, os quais não podem ultrapasasr os Limites dos respectivos portais até ascenderem a “Exus Coroados”.
Fonte
Entrevista com Pai João de Angola – Blog Frade Juniparo
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: