Compilação baseada no Cap.46 – O Filho de Deus, Livro: Jerusalém Libertada – Humberto de Campos e R.A.Ranieri, EDIFRATER, 1996.
Tema Principal – Jesus Profetizando
I – Introdução
Jesus, sentado perto do Templo de Jerusalém, ensinava ao povo as verdades do Céu, quando após a multidão se retirar, os Apóstolos fazem-lhe uma série de perguntas sobre o fim do mundo. O Divino Mestre então lhes esclarece sobre as suas dúvidas.
II – Os Acontecimentos Previstos por Jesus
O primeiro Apóstolo a lhe perguntar, sobre a Redenção das Almas é o Evangelhista João: Mestre, quando será esta Redenção?
Jesus, dirigindo-se a todos os Apóstolos: Em verdade vos digo, que esta geração não passará sem que tudo isto se cumpra;
Comentário: “Esta Geração” significa a Humanidade existente, tanto de Encarnados quanto de Desencarnados, no presente ciclo evolutivo da Terra, e que será alterada com a vinda de outros Espíritos de Planetas mais adiantados para acelerar a evolução da Terra no período Pós- Transição Planetária, assim como a maioria dos Espíritos da Terra será transportada para outros Planetas compatíveis com a sua respectiva evolução espiritual de Espíritos recalcitrantes
A seguir Felipe lhe questiona: Como haveremos de saber se chegou este momento?
Jesus então responde: Assim como a figueira fornece flores e frutos no verão, assim será nesta hora de renovação da Terra, visto que haverá grandes dores coletivas. Antes, porém, enviarei o Consolador Prometido (O Espiritismo através de Kardec e seus continuadores nos séculos posteriores) para lembrar ao Mundo as verdades que ensinei nestes Tempos Apostólicos; Mas, Mestre, exclamou Pedro, porque esta geração não passará antes que tudo isto se cumpra? Não morreremos?
Jesus responde-lhe: Sim, Pedro, haverás de “Nascer e Renascer”, até que tudo esteja consumado, e que aqueles que desejarem permanecer na Terra deverão guardar a si próprios para darem Testemunho de Mim, além de se resguardarem das Tribulações do Mundo
Comentário: Estas palavras do Mestre significam que a Geração atual de Encarnados quanto de Desencarnados, no presente ciclo evolutivo da Terra, devem ter a obrigação do cuidado do “Orar e do Vigiar”;
A seguir Jesus se afasta para Orar e os Apóstolos divagam sobre as Palavras Proféticas do Divino Mestre.
Ao retornar, Jesus mais uma vez lhes esclarece: Em verdade, no futuro, muitos Falsos Profetas se levantarão em meu Nome e terão “Grandes Multidões a Segui-los”. Porém, os meus “Verdadeiros Discípulos” saberão discernir o Joio do Trigo, pela palavra da Verdade (do Espírito da Verdade → Espiritismo Cristã) e do seu poder, da humildade e mansidão, tolerância e boa vontade, compreensão e amor, perdão e esquecimento das faltas do próximo, tolerância, compreensão e modo de viver corretamente. Deverão tomar cuidado com os “Bodes” que estarão no meio das “Ovelhas”, procurando desvia-las do “Caminho de Luz”, propondo “Teorias Aviltantes e Perigosas”. As mãos das Trevas escreverão “Obras Embriagadoras” para desequilibrar até aos meus Discípulos. Portanto “Guardai-vos, Orando e Vigiando”, além de buscar a essência dos “Meus Ensinos” através do conteúdo das “Minhas Mensagens Eternas”, repetindo os meus Exemplos para que todos vejam que o Reino de Deus não é baseado em Utopias e Fantasias imaginados pelos Seres Humanos.
III – As Palavras Finais de Jesus
O primeiro Apóstolo a lhe perguntar, sobre a Redenção das Almas é o Evangelhista João: Mestre, quando será esta Redenção?
O Divino Mestre após terminar estas exposições aos Apóstolos, os convida a seguirem em frente e diz-lhes que: Vamos, antes que a “Noite Escura” chegue com o “Poder das Trevas”. Nesta hora haverá o derramamento de lágrimas de sangue e muitos se arrependerão de suas Atitudes e da Falta de Fé…….O Pai Altíssimo, contudo, dará forças para que os meus verdadeiros Discípulos consigam vencer estas Provas.
IV – Considerações Adicionais
O primeiro Apóstolo a lhe perguntar, sobre a Redenção das Almas é o Evangelhista João: Mestre, quando será esta Redenção?
No Cap.6 – Valei-vos da Luz, do Livro ”Pão Nosso”, FEB, 1950, que possui como introdução o versículo 12:35 de João Evangelista:“Andai enquanto tendes Luz, para que as Trevas não vos apanhem”, o Benfeitor Espiritual Emmanuel prevê que no futuro, a humanidade verá a “Luz Bendita da Imortalidade” enquanto simultaneamente enxergará no pretérito as “Trevas da Ignorância”, os erros praticados e as experiências mal vividas. Ressalta que a maioria das pessoas não possui outra paisagem, com relação ao seu passado remoto ou próximo, senão a constituída de ruína e desencanto, obrigando-as a revalorizar os recursos em mãos
Comentário: A Reencarnação é a abençoada oportunidade de resgatar, corrigir, aprender, reaprender, conquistar, reunir, reconciliar e enriquecer-se na sabedoria do Divino Mestre Jesus, de modo a aproveitar a dádiva do tempo recebida para o trabalho edificante. Sem estas melhorias e consequente aprimoramento, prevarecerão as Trevas, que levarão aos mesmos “Sítios de Sombras e Desespero”.
No Cap.13 – Estações Necessárias do mesmo Livro, Emmanuel chama a atenção de que atitudes exteriores, e não de mudanças interiores, podem levar ao falso conceito de se estar de posse de títulos mais elevados Espiritualmente falando. Grande parte dos Católicos Romanos pretende a isenção das dificuldades pela presença às cerimônias exteriores, muitos Protestantes acreditam na plena identificação com o Céu tão somente pela enunciação de alguns hinos, enquanto enorme percentagem de Espíritas se crê na intimidade de supremas revelações apenas pelo fato de frequentarem algumas sessões no Centro Espírita. São preparações valiosas, porém é necessário que se faça mais como: Esforço iluminativo para Si próprio, arrependimento com o reconhecimento da extensão e do volume das próprias faltas, construção do Reino Divino em “Seus Próprios Corações”.
Ainda do mesmo livro, Cap.36- Até o Fim, Emmanuel se refere a Mateus, 24:13:“ Aquele que perseverar até o fim será salvo”. Isto significa que Jesus não queria referir-se ao fim e sim à finalidade, ao alvo ao objetivo a ser atingido através do seu Evangelho de Luz e de Amor. Apenas quebram o casulo da animalidade, os Espíritos encarnados determinados a faze-lo através da árdua tarefa, dos que procuram a rota do Caminho Espiritual. É necessário apagar as falsas noções dos favores gratuitos da Espiritualidade Superior, pois ninguém deve se furtar a sua própria porcentagem de esforço próprio na obra do respectivo Aprimoramento e Burilamento.
Do Cap.41- No Futuro, do Livro ”Pão Nosso”, Emmanuel profetiza de que no futuro, quando os Homens gravarem na própria Alma os parágrafos luminosos da Lei Divina, o cárcere cerrará suas portas, os tribunais silenciarão, os canhões serão transformados em arados e o ódio será expulso do Mundo. Todos se empenharão no Progresso Planetário, sendo que os Filhos da Fé serão justos e extremamente bons. A Prece constituir-se-á de alegria e louvor, sendo as Casas de Orações transformadas para o sublime trabalho da fraternidade suprema. A Lei divina viverá nos atos e pensamentos de todos, porque Jesus terá transformado o Coração do Homem no Tabernáculo da Luz Eterna.
No Livro ”Vinha de Luz”, FEB, 1952, Cap.173- O Pão Divino, Emmanuel afirma que toda arregimentação religiosa na Terra não tem escopo maior a não ser o de preparar as Almas para a grandeza da Vida Espiritual. Templos de Pedra já se arruinaram no Passado e desaparecerão no Futuro; Princípios Dogmáticos serão extintos; Cultos Externos modificar-se-ão; Revelações ampliar-se-ão, Sacerdotes passarão. O Espiritismo Evangélico é o abençoado celeiro do Pão Divino que vem do Céu, para saciar a fome Espiritual da Humanidade. Porém, o próprio esforço pessoal neste Pão Divino para a renovação, purificação e engrandecimento da Alma deve ser o culto dominante no Aprendiz ou se prosseguirá nas mesmas obscuridades mentais e emocionais tanto de “Ontem” quanto dos “Dias de Hoje”. Deve-se aprender com as palavras dos Benfeitores Espirituais a subir, com a mente inflamada de Amor e de Luz, para os celeiros do Pão Celestial.
No Cap. 174- Plataforma do Mestre, do mesmo Livro, Emmanuel comenta que assim como antigamente o povo acreditava em um Messias revolucionário, atualmente nota-se o agrupamento de Homens Indisciplinados que se reportam ao Divino Mestre como se fora o patrono de rebeliões individuais, e sedentos de guerras e derramamentos de sangue. Jesus é o Divino Governador do Planeta estando com as mãos no Leme do “Navio Terra”, porém não se sabe ao certo os destinos finais de um mundo redimido. A Terra acha-se ainda em uma simples fase de Apostolado Evangélico, com Jesus libertando o Homem de suas próprias chagas, para que o “Homem Limpo” consiga purificar o mundo.
Ainda do mesmo livro, no Cap.175- A Verdade, Emmanuel afirma taxativamente de que devido as profunda diferentes de mentes, com as respectivas heterogeneidade de caracteres e temperamentos, aspirações e propósitos, não se é possível a exposição das Realidades Espirituais à Massa Popular. Cada Escola Religiosa por causa disto mantém cursos diferentes de revelações gradativas. As Claridades Espirituais, como um todo, não são possíveis de serem absorvidas, no presente estágio da Evolução Humana, por todos os Homens de imediato. O Divino Mestre é a Luz Bendita, através das verdades sublimes e reveladoras, para a transformação do Discípulo, para que este tenha o Reino de Deus gravado no próprio Coração a gravitar ao redor do novo Centro Vital, Glorioso e Eterno.
Vale ressaltar também o Cap. 136, Coisa Celestiais e Celestes, do Livro ”Caminho, Verdade e Vida”, FEB, 1948, no qual Emmanuel afirma que os Espíritos Comunicantes têm tratado quase que somente do material existente em torno das próprias Criaturas Terrenas, em um Curso Metódico de introdução as tarefas mais elevadas, e ainda assim não puderam ser integralmente ouvidos e entendidos. O que viria a acontecer se estes mesmos Espíritos vissem a olvidar compromissos graves dando-se ao gosto de comentários prematuros? A grande tarefa do Mundo Espiritual, em seu mecanismo de relações com os Homens Encarnados, não é a de trazer Conhecimentos Sensacionais e Extemporâneos, mas, a de Ensinar aos Homens a ler o Sinais Divinos que a Vida Terrestre contém em si mesma, iluminando-lhes a marcha para a Espiritualidade Euperior.
Anexo I – Grandes Tribulações
Em Mateus 24:21-29, Jesus fala sobre uma Grande Tribulação que precederá o retorno do Cristo e o Julgamento Final de Deus
Comentário: Transição Planetária de Mundo de Provas e Expiação para Mundo de Regeneração.
- Haverá uma Grande Tribulação como nunca houve desde o início do mundo
- Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria
- Aparecerão Falsos Profetas e Falsos Messias, que aparentemente, farão “Milagres”
- Não acreditem se alguém disser que o Messias está aqui ou ali
A vinda do “Filho do Homem” será como o relâmpago que sai do Oriente e brilha até o Ocidente - Após a Tribulação, o Sol escurecerá, a Lua não dará a sua Claridade, as Estrelas cairão do Céu
Comentário: Jesus alerta que todos devem estar atentos e não serem enganados por Falsos Profetas e Falsos Líderes Religiosos, que irão distorcer os seus Ensinamentos para proveitos próprios
Comentário: Vide as Profecias dos Profetas apresentadas nos textos abaixo.
O Sermão Profético proferido por Jesus aos Apóstolos, logo após terem saído do Templo de Jerusalém, é comumente interpretado como um sinal dos “Finais dos Tempos” sob um aspecto catastrófico de vários tipos de desastres e o fim da própria humanidade, ainda mais por Jesus ter dito aos Apóstolos que não ficaria pedra sobre pedra no Templo.
Emmanuel, contudo, mostra que existe uma outra conceituação que deve ser dado a este Sermão, que é a da Verdadeira Reforma Íntima no sentido do crescimento Espiritual do próprio Homem, independentemente das previsões catastróficas existentes, pois o que vai realmente existir é a Transição Planetária da Terra de mundo de Dores, Expiação e Esquecimento para um Mundo de Regeneração, com todos os seus Processos de Transição e Progressos, inerentes, e possivelmente dolorosos como citado por Isaías 13:10 e Zacarias em 13:8.
Ismael em (1) afirma que a “Morte do Mundo”, prevista nas Leis Divinas e nos Profetas, não se verificará por enquanto, com referência à “Constituição Física do Globo”, mas sim quanto às suas expressões Morais, Sociais e Políticas.
Resumindo:
Jesus alerta os seus Discípulos do Futuro para que não se deixem enganar por Falsos Profetas e Messias (Falsos Líderes Religiosos). Ele enfatiza a importância de discernir as Verdades Espirituais em meio a enganos e ilusões que podem surgir, preparando-os para os desafios e dificuldades que enfrentarão. O foco está na vigilância e na necessidade de manter a Fé Firme, sendo fiel a Deus, diante das Tribulações, que já estão ocorrendo e nas demais que haverá de vir.
Profecias – Coletâneas do Profeta Isaías e a Visão Espírita
I – Isaías 29:13 ↔ Mt 15:8 e 9
O Profeta Isaias é considerado um dos maiores do Antigo Testamento. Em 29:13, afirma que “Estes homens ( povo Hebreu ) me honram com os lábios, porém conservam o seu coração longe de mim. Em vão me adoram, pois ensinam Doutrinas que são simples preceitos humanos” ↔ idem em Mt 15:8 e 9, Jesus cita este versículo de Isaías quando censurava o povo Hebreu por manter tradições que o afastavam de Deus → faltam praticar e exemplificar, em ações do dia a dia, atitudes e exemplos no Bem, na Moralidade, na Justiça, no Amor, na Caridade,………….
II – Isaías 42:3 ↔ Mt 12:20
Não esmagará o caniço quebrado nem apagará o morrão que fumega, até que se faça triunfar o juízo ↔ Jesus cita este trecho de Isaías logo após curar um homem de mão atrofiada em um sábado, o que irritou tremendamente os Hebreus tradicionalistas → na tradição do povo Hebreu o símbolo do homem imperfeito é o Caniço Quebrado e Morrão que Fumega é a falta de Luz no homem. Jesus não acusa e nem critica estes tipos de homens, conferindo-lhes inúmeras oportunidades de reencarnações para que possam se corrigir e se aperfeiçoar na senda do Bem, até o limite da Transição Planetária.
III – Isaías 13:10 e Mt 24:29
As Estrelas e as Constelações dos Céus não darão a sua Luz, o Sol se escurecerá e a Lua não mostrará a sua Luz ↔ Jesus cita esta passagem de Isaías durante o Sermão Profético no qual afirma que grandes tribulações virão sobre a Terra, referindo-se claramente a Transição Planetária. Afirma ainda em Mt 24:35 de que o Céu e a Terra passarão mas as suas palavras permanecerão → esta passagem trata do degredo para outros Planetas dos Espíritos recalcitrantes no Mal que não poderão mais permanecer na Terra após a Transição Planetária. Nestes novos mundos não mais verão a Luz do Sol e da Lua, assim como a Terra será o Paraíso perdido.
O Evangelho de Jesus ainda acompanhará estes Espíritos em evolução nestes novos mundos.
IV – Isaias 53:4 ↔ Mateus 8:16 e 17
As Estrelas e as Constelações dos Céus não darão a sua Luz, o Sol se escurecerá e a Lua não mostrará a sua Luz ↔ Jesus cita esta passagem de Isaías durante o Sermão Profético no qual afirma que grandes tribulações virão sobre a Terra, referindo-se claramente a Transição Planetária. Afirma ainda em Mt 24:35 de que o Céu e a Terra passarão mas as suas palavras permanecerão → esta passagem trata do degredo para outros Planetas dos Espíritos recalcitrantes no Mal que não poderão mais permanecer na Terra após a Transição Planetária. Nestes novos mundos não mais verão a Luz do Sol e da Lua, assim como a Terra será o Paraíso perdido.
V – Conclusões
Nos textos do Evangelho fica claro que o Divino Mestre Jesus é extremamente misericordioso e amoroso com os homens, mesmos aqueles que tenham sucessivas reencarnações de erros no Mal.
Convoca constantemente as ovelhas desgarradas, que se tornam sobrecarregadas e aflitas, por plantarem propositalmente os espinhos em seus caminhos de dores e sofrimentos.
Contudo, estas ovelhas devem aceitar fazer uma profunda Reforma Íntima para que possam aceitar o “Jugo Suave” e o “Fardo Leve” de Jesus em suas vidas ( Mt 11:30).
Coletâneas do Profeta Zacarias e a Visão Espírita
I – Introdução
O Profeta Zacarias é famoso por previsões relativas a vinda de Jesus à Terra, como em Zacarias 13:7, na qual fala do Pastor e das Ovelhas dispersas. Em Zacarias 9:9, previu a entrada de Jesus em Jerusalém
montado em um jumento e em Zacarias 11:12 previu a traição de Judas.
II – A Previsão da Transição Planetária
Zacarias em 13:8 faz uma dura previsão sobre a Transição Planetária, na qual afirma que: Em toda a Terra, dois terços dos habitantes serão “eliminados” e “perecerão”, e a terceira parte será provada como se purifica a prata pelo fogo.
III – A Interpretação sob a Ótica Espírita de Zacarias 13:8
Nesta Profecia fica claro que “eliminados” e “perecerão” significam que estes Espíritos não mais permanecerão na Terra. Este total corresponde a dois terços da população total da Terra, entre “Encarnados” e “Desencarnados”.
Analogamente ao que Emmanuel cita no Livro “A Caminho da Luz”, tais Espíritos serão transferidos para outros Orbes Planetários, atrasados em relação à Terra, onde participarão da alavancagem do progresso dos mesmos.
Em Mt 24:29 é citada esta transferência, na qual estes Espíritos não mais verão o Sistema Solar.
Os restantes um terço do total, permanecerão na Terra, porém deverão resistir as duras provas a que a Terra será submetida durante o período da Transição Planetária.
Como Kardec afirma no Livro”Obras Póstumas”, uma multidão de Espíritos mais adiantados tomará o lugar dos “Espíritos Colonos da Terra”, trazendo uma nova evolução espiritual para o Planeta.
Não mais será permitido aos Espíritos retardatários reencarnarem na Terra e sim em mundos distantes, compatíveis com a sua atual evolução espiritual.
Ismael também afirma, no Livro” Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho ” que a morte do mundo não ocorrerá na constituição física da Terra, mas sim nas suas expressões morais, sociais e políticas.
IV – Conclusões
A Espiritualidade Superior através da migração de Espíritos, uns mais atrasados, outros mais adiantados, promove sempre o Progresso Espiritual dos Mundos ao término de um Ciclo Planetário.
Retornando a Emmanuel no Livro “A Caminho da Luz”, a migração dos Espíritos devedores de um dos mundos do Orbe de Capela para a Terra, além da raça branca, trouxe um surto de desenvolvimento em várias áreas, principalmente na Espiritual com os Capelinos que se encarnaram na raça Egípcia.
Os futuros degradados da Terra, além de encarnarem em corpos inferiores aos seus atuais, também não mais verão as belezas da Terra e do Sistema Solar. Tal como ocorreu com os Capelinos repatriados, muitos deste Espíritos atrasados da Terra, irão se aperfeiçoar no Amor e no lado Espiritual nestes mundos do tipo degredo, tal qual a Terra era anteriormente, retornando posteriormente a mesma, caso o desejem.
Coletâneas do Profeta Jeremias e a Visão Espírita
I – Introdução
O Profeta Jeremias se caracterizou por jamais permitir a influência política em seu Ministério, assim como não era conivente com o povo Hebreu na sua falta de fé e reforma íntima.
Jeremias 1:5 e 10
Antes que no seio materno fosses formado eu já te conhecia e o havia designado para ser meu Profeta frente às Nações ↔ este texto indica claramente o Conceito da Reencarnação, pois era conhecido em Espírito pelo Senhor antes de ser gerado no ventre materno.
Também pelas suas qualidades espirituais, foi antecipadamente escolhido pelo Senhor para ser seu Profeta nesta dura missão ao encarnar na Terra.
Jeremias 7:11
Transformastes a minha Casa de Oração em um covil de salteadores ↔ Jesus lembra esta passagem em Mt 21:13 quando expulsa os vendilhões do Templo em Jerusalém ↔ esta passagem é de suma importância nos dias atuais, quando os Poderes Religiosos, de várias matizes, se macumunam com os Poderes Temporais, e se fanatizam pelo Ouro, deixando os seus Fiéis totalmente alienados e iludidos com as realidades espirituais ↔ Jesus e os Apóstolos, além de alimentarem e curarem multidões, deram sempre de graça o que de graça receberam do Altíssimo;
Jeremias 23:16 a 26
Eu não mandei estes Falsos Profetas e nem lhes falei coisa alguma. Estão proclamando Mentiras em meu nome, diz o Senhor ↔ os Falsos Profetas e os Charlatões da Fé já estão espalhados pelas Religiões de várias matizes. Desde o Século III quando o Império Romano anexou as Comunidades Cristãs ao seu poder e mando, as comunicações com o Mundo Espiritual foram encerradas, e vieram os Dogmas e Tradições de cunho meramente feitos por mãos humanas.
Este movimento continua atualmente com as várias Religiões que fazem conluio com os Poderes Temporais, o desejo do Luxo e posses materiais, as vistas grossas às aberrações sexuais de seus Dirigentes, etc. Jesus, em Mt 24:28, afirma que no futuro surgiriam Falsos Profetas que iriam fazer grandes Sinais e Prodígios que poderiam enganar até aos Eleitos. Enfatiza que “Onde estiver o Cadáver aí se ajuntarão os Abutres”.
III – Jeremias 31:29
Sob o ponto de vista Espírita esta é a mais importante visão de Jeremias.
Jeremias 31:29 – os pais comeram uvas verdes e os filhos nasceram com os dentes embotados → se a este versículo de Jeremias for adicionado o versículo 20:5 de Êxodo: Sou um Deus zeloso que puno a iniquidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta gerações daqueles que não cumprem as minhas Leis ↔ fica claro que estes versículos se referem a Lei da Reencarnação. O Espírito que foi Pai em uma dada encarnação, irá renascer de um modo geral no mesmo tronco familiar, como neto ou bisneto, e aí sim, nesta última encarnação é que será punido pelos erros cometidos na encarnação anterior na qual foi Pai.
IV – Conclusões
As previsões de Jeremias são na realidade bastantes atuais no que dizem respeito a Religião, a Falsos Profetas e também a Reencarnação.
Anexo II – Falsos Profetas e Falsos Líderes
O Conceito de Falsos Profetas e Falsos Líderes, inclusive Religiosos, tem raízes profundas na história das Religiões, especialmente nas Tradições Judaica e Cristã. Seguem alguns Itens sobre estes Temas:
- Antigo Testamento: No judaísmo, a ideia de falsos profetas é mencionada em textos como Deuteronômio 13:1-5 e Jeremias 14:14. Esses versículos alertam os israelitas sobre aqueles que proclamam Mensagens que não vêm de Deus, incentivando a Idolatria ou que desviam o povo do caminho correto;
- Profetas Verdadeiros vs. Falsos: A Bíblia faz distinção entre Profetas que falam em nome de Deus e os que os fazem de maneira enganosa. Essa dualidade é crucial, pois os Falsos Profetas frequentemente se apresentam como Agentes de Deus, mas suas mensagens e ações são contrárias aos Ensinamentos Divinos;
- Cristianismo Primitivo: No Novo Testamento, Jesus e os Apóstolos também alertam sobre a presença de Falsos Profetas. Em Mateus 7:15, Jesus adverte para se ter cuidado com os “Falsos Profetas que vêm a vocês vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” Essa preocupação é reiterada nas Cartas de Paulo e em outros escritos do Novo Testamento;
- Contextos Culturais: O conceito de Falsos Profetas não se limita ao Judaísmo e ao Cristianismo. Em muitas culturas e tradições religiosas, há figuras que se apropriam de autoridade espiritual de maneira enganosa. Isso reflete uma preocupação universal com a autenticidade da liderança espiritual e a manipulação da fé sobre as “Massas”;
- Implicações Sociais e Políticas: Ao longo da história, Falsos Profetas também têm sido associados a Movimentos Sociais e Políticos, onde Líderes Carismáticos podem promover Ideologias que distorcem os Princípios Espirituais das práticas do Amor e da Caridade para com o Próximo, levando a conflitos e divisões.
Conclusões:
Essas origens mostram que a preocupação com Falsos Profetas e Falsos Líderes Religiosos é uma constante em diversas tradições religiosas, refletindo a busca por autenticidade na experiência de Fé e a necessidade de Discernimento Espiritual.
Bibliografia
- Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho – Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1938;
- Livro da Esperança- Emmanuel e Chico Xavier, Editora Comunhão Espírita Cristã, 1964;
- O Evangelho Segundo o Espiritismo- Allan Kardec, FEB, 2008
- A Caminho da Luz- Emmanuel e Chico Xavier, FEB, 1939
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Capella_(estrela)
- https://chat.chaton.ai/my/main
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: