Jesus, Helil, Ismael e o Brasil

Compilação baseada no Livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho- Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1938”.

I – Introdução

Meus caros filhos. Venho falar dos trabalhos em que agora colaborais no sentido de esclarecer as origens remotas da formação da Pátria do Evangelho a que tantas vezes nos referimos em nossos diversos Comunicados.

Humberto de Campos tem com o espírito de simpatia de que dispõe, como Escritor, em face da mentalidade do Brasil, fornecer dados nestas páginas que foram recolhidos nas Tradições do Mundo Espiritual.

Humboldt, visitando o vale extenso do Amazonas, exclamou, extasiado, que ali se encontrava o celeiro do mundo, asseverando grande verdade: Precisamos, porém, desdobrá-la, estendendo-a do seu sentido econômico à sua significação espiritual.

O Brasil não está somente destinado a suprir as necessidades materiais dos povos mais pobres do planeta, mas, também, a facultar ao mundo inteiro uma expressão consoladora de Crença e de Fé raciocinada e a ser o maior celeiro de claridades Espirituais do orbe inteiro. Nestes tempos de confusionismo amargo, consideramos de utilidade um trabalho desta natureza e, com a permissão dos nossos maiores dos planos elevados, empreendemos mais esta Obra humilde, agradecendo a vossa desinteressada e espontânea colaboração. Nossa tarefa visa a esclarecer o ambiente geral do país, argamassando as suas tradições de fraternidade com o cimento das verdades puras, porque, se a Grécia e a Roma da antiguidade tiveram a sua hora, como elementos primordiais das origens de toda a civilização do Ocidente; se o Império Português e o Espanhol se alastraram quase por todo o planeta; se a França, se a Inglaterra têm tidos as suas horas proeminentes nos tempos que assinalam as etapas evolutivas do mundo, o Brasil terá o grande momento, no relógio que marca os dias da Evolução Humanidade.

Se os “Povos Antigos” atestaram o progresso, pelas expressões materializadas e transitórias, o Brasil será a expressão imortal na vida do espírito, representando fonte de um pensamento novo, sem as Ideologias de Separatividade, e inundando todos os campos das atividades humanas com uma nova luz (Nota 1).

Peçamos a Deus que inspire os Homens Públicos, no leme da Pátria do Cruzeiro, e que, nesta hora dura e amarga em que se verifica a inversão de quase todos os valores morais, no seio das Oficinas Humanas, saibam eles colocar muito alto a magnitude dos seus precípuos deveres para com Jesus

(Nota 2).

E Vós, meus filhos, que Deus vos fortaleça e abençoe, sustentando nas lutas depuradoras da vida material.

Emmanuel

II – Hilel

Helil, ou Hilel, no povo Hebreu era conhecido como o Doutor das Sete Regras.

Nasceu na Babilônia na época de escravidão do povo Hebreu dominado pelos Persas. Após a libertação por Ciro, Rei Persa, foi um dos organizadores dos textos do Talmude e do Mishna, que se encontravam dispersos.

Ensinava o Talmude e o Mishna, que são análogas a Bíblia, de modo a se extrair o Espírito das Letras e não a sua interpretação formalista.

Fundou uma Escola de Teologia na qual desenvolveu um modelo interpretativo cujas bases lembram as do Cristianismo.

Gamaliel, Mentor do Apóstolo Paulo, era descendente de Hilel.

Na terceira fase do Cristianismo (vide Parábola do Fermento) atua como um Conselheiro ligado diretamente a Jesus.

Para descobrir e povoar a Terra de Santa Cruz, em obediência ao Divino Mestre, se encarnou como o Infante Dom Henrique de Sagres, onde tendo por companheiros os antigos Mestres Fenícios, organiza a Esquadra Naval da pequenina e pobre Portugal, transformando-a em uma potência marítima.

III- Alguns Fatos sobre Hilel em Relação ao Consolador Prometido

Em uma das visitas de Jesus à Terra, no final do século XIV, para verificar o progresso da sua Doutrina entre os “Homens”, o Divino Mestre fica extremamente desapontado e triste com tudo o que estava ocorrendo após as Cruzadas, Inquisição, Guerras Feudais, etc, instituídas inclusive por aqueles que se diziam seus “representantes na Terra”..

Hilel então sugere a Jesus reinstalar o “Puro Pensamento Cristão”, dentro das linhas do Amor, da Caridade e da Liberdade, em um novo continente, onde através de Espíritos, simples e jovens, a sua Doutrina seria “Revivida em Toda a sua Pureza”.

Hilel esclarece ao Divino Mestre que estas novas terras se encontram onde os Céus homenageiam os seus martírios na Terra. Rapidamente se deslocam até a Terra de Santa Cruz.

Emocionado, Jesus ergue os braços pedindo as bênçãos de Deus e exclama: Para esta terra maravilhosa e bendita transportarei a árvore do meu Evangelho de Piedade, de Luz e de Amor. Aqui todos os povos da Terra aprenderão a Lei da Fraternidade Universal.

Sob estes Céus serão entoados as hosanas mais ternas à misericórdia do Pai Celestial.

IV – As Diretrizes de Jesus para Hilel

Jesus ordena que Hilel se encarne na nação mais humilde e pobre, até então da Europa que era Portugal, para organizar a Esquadra Naval com objetivos de colonizar as Terras de Santa Cruz.

Jesus iria utilizar como base o elemento simples de bondade e de coração fraternal dos habitantes das terras novas, que eram os Índios.

Iria também utilizar muitos Espíritos já purificados no sentimento de humildade e de mansidão, a reencarnarem nas raças oprimidas e sofredores das Regiões Africanas, e que seriam trazidos para estas terras novas.

Também iriam reencarnar nestas terras outros tipos de Espíritos em prova, como os que participaram das Cruzadas, das Inquisições, Senhores Feudais da Idade Média, e outros tipos de Espíritos revoltados e rebeldes perdidos nos caminhos das Trevas existentes nas Regiões Inferiores dos espaços próximos à Terra (Umbral).

V – Ismael

Ismael no Antigo Testamento foi o primogênito do Patriarca Hebreu Abraão. É considerado o Patriarca do povo Árabe.

Na terceira fase do Cristianismo (vide a Parábola do Fermento), que é a do Consolador Prometido, é o Zelador da “Árvore Transplantada” do Evangelho de Piedade, de Luz e de Amor do Divino Pastor de Almas para o solo da Terra de Santa Cruz.

Na terceira fase do Cristianismo (vide a Parábola do Fermento), que é a do Consolador Prometido, é o Zelador da “Árvore Transplantada” do Evangelho de Piedade, de Luz e de Amor do Divino Pastor de Almas, que é Jesus, para o solo da Terra de Santa Cruz.

VI – A Miscigenação das Raças no Brasil

A raça branca do povo mais humilde e trabalhador da Europa, que era Portugal, junto com a raça dos silvicolas originais das terras novas, além da raça negra trazidos da mãe África, constituem a base de um povo fraterno que florescerá e se desenvolverá na Terra de Santa Cruz, e que irá exaltar, no futuro, o Evangelho de Amor, de Luz e de Misericórdia do Divino Mestre Jesus.

Jesus afirma que que nestas “Terras Novas”, sob a luz misericordiosa das estrelas da cruz, ficará localizado o “Coração do Mundo”, de modo a imortalizar a Obra do seu Evangelho de Amor, Piedade e de Luz.

Jesus ordena a Ismael que:

Ismael, nas tuas obrigações e trabalhos, considera que a dor é a eterna lapidaria de todos os Espíritos e que o Nosso Pai não concede aos filhos fardo superior às suas forças, nas lutas evolutivas. Abriga na sagrada extensão dos territórios do país do Evangelho, todos os infortunados e todos os infelizes. No meu coração ecoam as súplicas dolorosas de todos os Seres Sofredores, que se agrupam nas regiões inferiores dos espaços próximos da Terra.

Agasalha no solo bendito, alimentando com o pão substancioso dos sofrimentos depuradores e das lágrimas que lavam todas as manchas da Alma. Leva a essas Coletividades Espirituais, sinceramente arrependidas do seu passado obscuro e delituoso, a tua bandeira de paz e de esperança; ensina a ler os preceitos da minha Doutrina, nos “Códigos Dourados do Sofrimento”.

Ismael sente que luzes compassivas e misericordiosas lhe visitam o coração e parte com os seus companheiros, em busca de resgatar da erraticidade nos Umbrais:

  • Antigos Guerreiros Cruéis das Cruzadas
  • Senhores Feudais da Idade Média
  • Padres (Papas, Cardeais, Bispos, ……….) e Inquisidores
  • Religiosos Fanáticos e Extremistas
  • Senhores dos Navios Negreiros
  • Espíritos rebeldes e revoltados, com vícios de todos os tipos
  • Imperadores Romanos, Faraós Egípcios, Ditadores, Genocidas, ……………………………..
  • Reis e Rainhas, Generais e Grandes Guerreiros da Antiguidade
  • Administradores e Políticos Corruptos de todos os tempos, inclusive os dos tempos modernos (Nota 3).

O Discurso de Ismael nos Umbrais

O Emissário do Senhor desdobra nessas grutas do sofrimento a sua bandeira de luz, como uma estrela d’alva, assinalando o fim de profunda noite. Irmãos, exorta Ismael comovido:

“Até ao coração do Divino Mestre chegaram os vossos apelos de socorro espiritual. Da sua esfera de claros arrebóis cristalinos, ordena a sua misericórdia que as vossas lágrimas sejam enxugadas para sempre. Um ensejo novo de trabalho se apresenta para a redenção das vossas Almas, desviadas nos desfiladeiros do remorso, do crime, dos roubos, nas perversidades de vários tipos e na rebeldia às Leis Divinas, apesar de terem o pleno conhecimento do Evangelho de Jesus.

Nos séculos futuros, essa pátria generosa será a “Terra da Promissão” para todos os infelizes, de onde vai sair o Pão de Luz as Almas, e na Terra Nova será “Reimplantado” o Evangelho de Jesus.

Preciso se faz contruir no solo virgem e exuberante as bases sacrificiais e devotamentos.

Ali encontrareis, nos carreiros aspérrimos da dor que depura e santifica, a porta estreita para o céu de que nos fala Jesus nas suas Lições Divinas. Aprendereis a gravar na consciência os sagrados parágrafos da virtude e do amor, na epopéia de luz, da solidariedade, na expiação e no sofrimento. Sabei que todas as aquisições da filosofia e da ciência terrestres são flores sem perfume, ou luzes sem calor e sem vida, quando não se tocam das claridades do sentimento.

Os que desejarem caminho venham para a nossa Oficina de amor, de humildade e redenção”.

E aí, nas estradas escuras e tristes da angústia espiritual, viu-se, então, que falanges imensas, ansiosas e extasiadas, avançavam com fervorosa coragem para clareiras abertas naquela mansão de dor e de sombras. Todos queriam, no seu testemunho de agradecimento, beijar a bandeira sacrossanta do mensageiro divino.

O emblema, Deus, Cristo e Caridade, ilumina todas as coisas e clarifica todos os caminhos.

Esperanças reunidas, daqueles Seres infortunados e sofredores, faziam a vibração de luz que abre sendas e sabedoria para as ordens espirituais.

As Entidades evolvidas pela ciência, pobres de humildade e de amor, ouviram os apelos de Ismael e vieram construir as bases da Terra do Cruzeiro.

Foram elas que abriram os caminhos da terra virgem, sustentando nos ombros feridos o peso de todos os trabalhos. Nesse filão de claridades interiores, buscaram as pérolas da humildade e do sentimento com que se apresentaram mais tarde a Jesus, no dia, que lhes raiou, de redenção e de glória.

A “Nova Raça”, constitui um dos baluartes da nacionalidade, em todos os tempos. Com as suas abnegações santificantes e os seus prantos abençoados, fizeram brotar as alvoradas do trabalho, depois das noites primitivas. Na Pátria do Evangelho têm eles sido estadistas, médicos, artistas, poetas e escritores, representando as personalidades mais eminentes. Em nenhuma outra parte do planeta existe uma harmonia entre estas várias raças (Nota 4).

Brasil, onde vivem nos ambientes da mais pura fraternidade. O Senhor lhes assinalou o papel na formação da “Terra do Evangelho” e foi por esse motivo que eles deram, desde o princípio de sua localização no país, os mais extraordinários exemplos de sacrifício. Todos os grandes sentimentos que nobilitam as Almas Humanas eles demonstraram, e foi ainda o coração deles, dedicado ao ideal da solidariedade humana, que ensinou a lição do trabalho e da obediência, na fraternidade (Nota 5).

Anexo I – A Mensagem Mediúnica de Ismael, Mentor Espiritual do Brasil

Foi anunciada a chegada do Anjo Ismael, Patrono do Brasil designado pelo Divino Mestre Jesus. Vimos uma luz multicor em tons suaves descer sobre o centro do cenário, numa névoa resplendente, e materializar-se a pouco e pouco o sublime Espírito Ismael, mentor da Brasilidade, aureolado de inconfundíveis luzes transcendentes. Um perfume de flores frescas, recordando o jasmim-do-cabo (gardênia), rescendeu no imenso auditório, que não pôde suportar as emoções agora transformadas em lágrimas silenciosas de felicidade. O nobre Guia, sublime enviado de Jesus, fazia-se acompanhar por dois Mensageiros que pareciam venerandos Profetas Hebreus.

O Embaixador do Mestre de Nazaré acercou-se da Tribuna transparente e deu início à eloquente mensagem:

  • Filhas e filhos da Terra! Que a paz do Senhor esteja em vossos corações! Conheceis a história da nebulosa de gases incandescentes da qual surgiu o nosso Sistema Solar;
  • Passo a passo, a Lei de Progresso estabeleceu os paradigmas de comportamento para a grandeza da Criação e através dos Mensageiros Celestes buscou manter o equilíbrio e a busca da iluminação interior para alcançar a onda inicial gerada no Pai;
  • Por fim, veio Jesus, o próprio Construtor do planeta, para guiar a Humanidade, conforme o seu Modelo de Amor;
  • Os pensamentos e ações físicas dos seres humanos, porém, atraíram muitas das forças inerentes ao seu processo, que geraram calamidades inomináveis;
  • Um Mundo Regenerado onde se poderá prelibar a ventura é oferecido pelo Pai aos filhos terrestres. Isto porque o Senhor não deseja a destruição do equivocado, mas o desaparecimento do crime e por misericórdia diminuirá o tempo de depuração. Estes, portanto, são dias de purificação interior, e, em consequência, a injustiça, a promiscuidade e a vileza moral da maioria dos humanos terrestres atraíram os tormentos que ora afligem e atemorizam as multidões desassisadas. Incontáveis e Insaciáveis, no entanto, na sua suprema ignorância, orgulhosos e sedentos dos prazeres ultrajantes, não se dão conta da terrível dizimação;
  • Estavam previstos horrores e alucinações devastadores, em guerras impiedosas, a começar pelos lares em desalinho, comunidades e países que seriam aniquilados… quando tudo mudou… ;
  • Este período é muito mais sério do que se pensa ou se trabalha para que logo passe. As sonhadas soluções apressadas mediante Vacinas Preventivas e Terapêuticas Providenciais atenuarão, mas não solucionarão os sofrimentos programados para a Sociedade atual. Sucede que o estabelecido se cumprirá e aqueles que preferirem o caos serão exilados para mundos congêneres, porém inferiores, onde sentirão incríveis dilacerações morais pela saudade da Terra amada e dos afetos que desrespeitaram. Verão, a distância, a generosa mãe flutuando nos espaços luminosos, enquanto os seus desertores chorarão amarguras nos primitivos lugares a que fazem jus;
  • A Pandemia resultante da Covid-19, que assola muitos países, faz-se acompanhar de outra mais cruel, que é a do crime praticado por Autoridades infelizes que exploram o momento, acumulando poder enganoso e fortuna sobre a desgraça de milhares de vítimas das circunstâncias. Para esses criminosos conscientes do Mal que estão fazendo, a Divina Providência reserva lições de reabilitação muito dolorosas, em razão do seu cinismo e crueldade em relação às massas mutiladas pelo sofrimento e abandono a que se encontram relegadas;
  • Em razão desses criminosos, aplaudidos por uns e odiados por outros, prolongar-se-ão as doenças em força de epidemias regionais, conforme a densidade da sua hediondez, e os dislates morais, atentatórios às Leis de Ordem e Ética Moral, que pretendem transformar as pessoas em espectros devorados pela sensualidade e as aberrações sexuais, telementalizadas por Espíritos de equivalente quilate, resvalarão nesses sórdidos pântanos em que já vivem sem dar-se conta;
  • As comunidades de vingança na Terra, das Faixas Espirituais que estão sendo desmontadas e os seus Membros reencarnam-se pela última oportunidade para escolherem, pelo próprio “Livre-arbítrio” o futuro como melhor o desejarem. Confiamos que todos que aqui estamos ofertemos o carinho e o amor de Jesus Cristo no seu tempo, ante as injunções semelhantes destes dias;
  • Estamos convidados a interferir de toda forma possível nos sonhos bélicos e nos pensamentos nocivos, nas decisões criminosas e nos anelos de rebeldia dos povos, inspirando as criaturas, socorrendo-as com as possibilidades ao nosso alcance e desviando as atrações do Mal pelas mentes viciadas;
  • Serão esforços contínuos de nossa parte, porque também estaremos vigilantes e operosos com as multidões de desencarnados na psicosfera tenebrosa dos lugares enfermos, aliviando o desespero e encaminhando para o trabalho e o dever de solidariedade todos aqueles que se acham injustiçados, mantendo a ignorância dos fatores que os levaram às ocorrências danosas, quando as houve;
  • Todos dispomos dos tesouros incalculáveis do Amor e da Caridade para dispensar em todo lugar, colocando luz nos veladores apagados, de modo que sempre haja claridade;
  • No século passado, momento houve em que o próprio Jesus visitou novamente a Terra, a fim de evitar a *guerra que estava por explodir, na volúpia de algumas nações soberbas e materialistas, que ainda se encontram aguardando momento de supremacia sobre as demais. O Seu incomparável Amor venceu as ambições arbitrárias dos seus líderes alucinados, por isso que agora o método de depuração da Humanidade é mais difícil de superado, porque as armas tremendas armazenadas não conseguem destruí-lo
    • Crise dos mísseis de Cuba, também conhecido como a Crise de Outubro ou Crise do Caribe foi um confronto de 13 dias (16–28 outubro de 1962) entre os Estados Unidos e a União Soviética relacionado com a implantação de mísseis balísticos soviéticos em Cuba. Além de ter sido televisionada em todo o mundo, foi o mais próximo que se chegou ao início de uma guerra nuclear em grande escala durante a Guerra Fria → Fonte: Wikipedia
  • Somente o Amor terá o poder de vencer as batalhas de loucura que se estabelecem na Terra, até a última, que será a vitória do Evangelho do Cristo, mesmo que sob outras “Denominações”. Onde vicejar o Amor, a Caridade e a Compaixão, o Pai Celeste se fará presente e definirá o rumo da glória e da paz para todos → Alexandre, Mentor de André Luiz, No Plano dos Sonhos- Cap.8, Livro” Missionário da Luz”- André Luiz e Chico Xavier, FEB 1945:
    • No futuro os Templos materiais do Cristianismo estarão transformados em Igrejas-Escolas, Igrejas-Orfanatos, Igrejas-Hospitais, onde não somente a palavra de interpretação seja veiculada, mas as pessoas encontrem o arrimo, o esclarecimento, as preparações dignas de caráter e sentimento;
    • O Espiritismo Evangélico será o grande restaurador das antigas Igrejas Apostólicas, amorosas e trabalhadoras.
  • Exultemos e cantemos glórias ao Senhor e aos seus Mensageiros afáveis e sábios.

No silêncio imenso, ergueram-se as vozes corais, e as melodias celestiais nos embalaram, dominados pelas lágrimas, enquanto pétalas perfumadas caíam do alto sobre a assembleia deslumbrada.

Novamente o venerando Mensageiro de Luz acercou-se do tubo transparente e começou a diluir-se, enquanto as suaves melodias corais atingiam o clímax de beleza.

Anexo II – Sugestões de Estudos Complementares baseados em Vídeos do YouTube

Caros Irmãos e Irmãs

Procurem enxergar sob a Ótica Espírita, da própria Reforma Íntima e da Reencarnação, as informações complementares fornecidas pelos Instrutores Espirituais Reencarnados, mostrando a real situação do Brasil neste momento em que a Sociedade Brasileira se deixa levar pela Idolatria aos Políticos e a Separatividade provocada por Idealismos Políticos → Tais situações somente interessam aos Espíritos Trevosos dominadores das “Mentes da Grande Massa”, os quais desejam manter sob “Total Controle”, como o sempre fizeram, visando a atrasar a Evolução Planetária do Planeta Terra (Vide Notas de 1 a 5).

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: