Inteligência Artesanal e o Plasma Criador da Mente – Reencarnação – Parte VI

Tema Principal – Ensinamentos Espíritas

I – Inteligência Artesanal

O Plano Físico é o berço da evolução, para o Aprimoramento e o Burilamento, do Espírito que o Plano Extrafisico impõe.

O primeiro insufla o sopro da vida, cujas edificações o segundo aperfeiçoa↔em muitas Reencarnações.

A Reencarnação multiplica as experiências, somando-as gradativamente ↔ ao longo das várias Reencarnações.

A Desencarnação subtrai-lhes lentamente as parcelas inúteis ao progresso do Espírito e divide os remanecentes, definindo os resultados com que o Espírito se encontra enobrecido ou endividado perante as Leis Divinas ↔ através de inúmeras Desencarnações.

Consolidada a incessante eclosão do Fluido Mental entre as duas esferas, começa para o homem um novo ciclo de cultura em todos os sentidos, inclusive o Espiritual.

II – Plasma Criador da Mente

É pelo Fluido Mental com qualidades magnéticas de indução que o progresso se torna acelerado. Através da troca dos pensamentos de Cultura e Beleza, voltados para o Bem, novos conhecimentos sobre Religião e Ciência, Virtude e Educação (inclusive a Espiritual), Indústria e Artes (inclusive as Sacras), descem das Esferas Superiores e aceleram o progresso da humanidade.

Este progresso se reflete também nos Corpos Espirituais, com a automática incorporação ao Corpo Físico, de modo a que gradativamente novos e saudáveis hábitos sejam adotados pela humanidade, de modo a consolidar o trabalho progressivo de elevação aos seus verdadeiros atributos Espirituais, aliados a Ciência e a Tecnologia.

III – Conclusões

  • É impossível em uma única Reencarnação o homem conseguir somar todas as experiências necessárias ao seu Aperfeiçoamento e Burilamento, com vistas ao seu Progresso Espiritual;
  • Todo o progresso da humanidade em seus múltiplos aspectos, inclusive o Espiritual, depende fortemente das Esferas Espirituais Superiores;
  • Ismael (em 1842 aproximadamente): Neste Século (XIX) se prepara os primeiros cem anos dos cem anos do Século subsequente para a vinda do Consolador prometido por Jesus à face da Terra (XX) ↔ Espiritismo Cristão e o Terceiro Milênio do Cristianismo.
    • Uma verdadeira Renascença das Filosofias e das Ciências se verificarão no transcurso dos próximos anos, de modo que o Século XX seja devidamente esclarecido, como elemento de ligação entre a Civilização em vias de desaparecer e a Civilização do futuro, a qual assentará as suas bases na Justiça, na Fraternidade e na Espiritualidade.
  • Robert Gordon, Economista Americano, corrobora esta afirmação de Ismael ao afirmar que o Século XX, Século Especial, trouxe mais impactos à humanidade, com as suas miríades de invenções, do que a atual Era Digital.

Fontes

1 – Evolução em Dois Mundos – André Luiz e Chico Xavier, FEB, 1958;

2 – Brasil, Patria do Evangelho e Coração do Mundo, Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1938;

3 – Revista Veja, 15/06/2016 – entrevista com Robert Gordon.

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: