II – Chacras
II.4 – Os Sete Chacras Principais
Para definirmos, de alguma sorte, o Corpo Espiritual, é preciso considerar, antes de tudo, que ele não é reflexo do corpo físico, porque, na realidade, é o corpo físico que o reflete, tanto quanto ele próprio. O corpo espiritual, retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação.
Do ponto de vista da constituição e função em que se caracteriza na esfera imediata ao trabalho do homem, após a morte, é o Corpo Espiritual o veículo físico por excelência, com sua estrutura eletromagnética, algo modificado no que tange aos fenômenos genésicos e nutritivos, de acordo, porém, com as aquisições da mente que o maneja.
Todas as alterações que apresenta, depois do estágio berço-túmulo, verificam-se na base da conduta espiritual da criatura que se despede do arcabouço terrestre para continuar a jornada evolutiva nos domínios da experiência.
Claro está, portanto, que é ele santuário vivo em que a consciência imortal prossegue em manifestação incessante, além do sepulcro, formação sutil, urdida em recursos dinâmicos, extremamente porosa e plástica, em cuja tessitura as células, noutra faixa vibratória, à face do sistema de permuta visceralmente renovado, se distribuem mais ou menos à feição das partículas coloides, com a respectiva carga elétrica, comportando-se no espaço segundo a sua condição específica; e apresentando estados morfológicos conforme o campo mental a que se ajusta.
II.4.1 – Chacra Básico
O Chacra Básico, também denominado de Chacra Raiz, é responsável pela vitalidade e manutenção do Corpo Físico. Recebe, de um modo geral, a Energia Telúrica vinda do solo terrestre.
Situa-se na base da coluna vertebral, entre os Orgãos Genitais e o ânus (cóccix), como mostrado na Fig.12. Este Chacra está relacionado com as Glândulas Supra-renais que gera hormônios para o Corpo Físico. A Fig.13 mostra as Glândulas Supra-renais.
As Glândulas Supra-renais têm como função estimular a conversão de proteínas e de gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando deste modo a utilização de gorduras, consistindo na síntese e libertação de hormonas como corticosteroides e catecolaminas, como o cortisol e a adrenalina.
Está relacionado com a vontade de sobreviver, a relação com o próprio corpo e com a terra. Rege as pernas, os pés, os ossos e o intestino grosso. As energias ligadas à segurança física, mental e emocional entram por este Chakra.
Este Chacra, quando mais desenvolvido que os demais, está relacionado a impulsividade, que é uma tendência de agir com impulso e de modo inconsciente, muitas vezes com violência, não somente nas atitudes como também por gestos e palavras. Controla também a avareza, além de realçar nas pessoas o gosto pelo lado mais material da vida de modo a que o lado espiritual seja menosprezado.

Tab. 1 – Funções do Chacra Básico. Fonte: Blog Ser Feliz

Fig. 13 – Detalhe das Glândulas Supra-renais. Fonte: Wikipedia
II.4.2 – Chacra Esplênico
O Centro Esplênico, também conhecido por Chacra Sacro, que no corpo denso, está sediado na raiz dos órgãos genitais, abaixo do umbigo e perto do Baço, regulando a distribuição e a circulação adequada dos recursos vitais em todos os escaninhos do veículo de que nos servimos → controla o sistema reprodutor, sistema circulatório e urinário (Rins).
O Centro Esplênico, determinando todas as atividades em que se exprime o sistema hemático, dentro das variações de meio e volume sanguíneo. Relaciona-se com o Baço e os Orgãos de Reprodução (Testículos para o homem e Ovários para a mulher), que gera importantes hormônios para o Corpo Físico. Os Ovários, glândulas sexuais femininas, produzem diversas hormonas, incluindo a progesterona e os estrógenos, responsáveis pela ovulação, menstruação e desenvolvimento do corpo feminino. As glândulas sexuais masculinas são os Testículos. Os Testículos são glândulas mistas, pois produzem ao mesmo tempo espermatozóides (secreção externa) e testosterona (secreção interna). A Fig. 14 ilustra os Orgãos de Reprodução.
Este Chacra controla a avareza e a sensualidade, além de realçar nas pessoas o gosto pelo lado mais material da vida de modo a que o lado espiritual seja menosprezado, pois está ligado ao prazer, físico e sexual, alegria e criatividade.
Os Sensitivos costumam sentir um odor incômodo nas pessoas com este Chacra predominante em relação aos demais, devido a exsudação intensa do Ectoplasma carregado de vibrações animalizadas.
Analogamente, em caso de Vampirismo, quando são sugadas energias de profundo conteúdo sexual de caráter animalizado, as Entidades Obsessoras absorvem a energia do Obsediado por este Chacra. Neste tipo de processo o Obsediado costuma sentir dores na base da coluna cervical além de ter sonhos recorrentes de caráter erótico.
Controlando o Centro Genésico, guia a modelagem de novas formas na humanidade e o estabelecimento de estímulos criadores, com vistas ao trabalho, à associação e à realização entre as almas, de modo a se ter um maior e amplo respeito às leis Divinas.

Tab. 2 – Funções do Chacra Esplênico. Fonte: Blog Ser Feliz

Fig. 14 – Detalhe órgãos reprodutores
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: