Fluido Cósmico Universal e Chacras – Pt I

I – Fluido Cósmico Universal

O termo Fluido Cósmico Universal ou Fluido Universal ou modernamente Energia Cósmica Universal, foi primeiramente utilizado em O Livro dos Espíritos, por Allan Kardec, em 1857. A definição de Fluido Cósmico Universal baseado na Questão 27, respondido pelos Espíritos Superiores, é a seguinte:

Kardec: Há então dois elementos gerais no Universo: a Matéria e o Espírito?

Resposta: Sim e acima de tudo Deus, o criador, o Pai de todas as coisas. Deus, Espírito e Matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a Trindade Universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o Fluido Universal, que desempenha o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria própriamente dita, por demais grosseira para que o Espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades espeiais. Se o Fluido Universal fosse positivamente matéria, razão não haveria para que também o Espírito não o fosse. Está colocado entre o Espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do Espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse Fuido Universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o Espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá → segundo o Espiritismo, tal matéria ou energia é extremamente quintessenciada, encontrando-se em todos os pontos do Universo, possibilitando, assim, a origem de matérias diversas, inclusive mais densas → esse fluido é suscetível de inúmeras combinações. O que chamais Fluido Elétrico, Fluido Magnético, são modificações do Fluido Universal, que não é, propriamente falando, senão matéria mais perfeita, mais sutil e que se pode considerar independente.

Do Livro” Vivendo a Doutrina Espírita”, André Luiz e Baduy Filho, Cap.38, Vol.I → o Fluido Universal é o elemento intermediário de que dispõe o Espírito para atuar sobre a matéria.

A título de exemplo, para fazer uma analogia com a realidade espiritual, imagine um Artista pintando um quadro:

  • A Tela é a Matéria
  • O Pintor é o Espírito
  • A Tinta é o Fluido intermediário entre ambos.

No Livro “Gênese – Cap.XI, Item 17 – Encarnação dos Espíritos: O Espiritismo ensina de que maneira se opera a união do Espírito com o corpo, na encarnação. Pela sua essência espiritual, o Espírito é um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário, que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo, faz parte integrante dele. É semimaterial esse envoltório, isto é, pertence à matéria pela sua origem e à espiritualidade pela sua natureza etérea. Como toda matéria, ele é extraído do Fluido Cósmico Universal que, nessa circunstância, sofre uma modificação especial. Esse envoltório, denominado Perispírito, faz de um ser abstrato, do Espírito, um ser concreto, definido, apreensível pelo pensamento. Torna-o apto a atuar sobre a matéria tangível, conforme ocorre com todos os fluidos imponderáveis.

O Fuido Perispíritico constitui, pois, o traço de união entre o Espírito e a Matéria. Enquanto aquele se acha unido ao corpo, serve-lhe ele de veículo ao pensamento, para transmitir o movimento às diversas partes do organismo, as quais atuam sob a impulsão da sua vontade e para fazer que repercutam no Espírito as sensações que os agentes exteriores produzam. Servem-lhe de fios condutores os nervos como, no telégrafo, ao fluido elétrico serve de condutor o fio metálico.

O Períspirito na realidade é constituído por cinco Corpos Espirituais que são denominados de: Corpo Etérico, Corpo Astral, Corpo Mental Inferior, Corpo Mental Superior e Corpo Búdico.

Os cinco corpos perispiríticos e o corpo carnal têm pois origem no mesmo elemento primitivo, que é o Fluido Cósmico Universal. Ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes.

O Corpo Átmico representa a Essência Divina ou a Essência do Espírito.

Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: