Fábula Hindu- A Serpente e o Sábio

Tema Principal – Ensinamento

Contam as tradições populares da Índia, que existia uma enorme e perigosa serpente em uma área rural.

Ninguém se atrevia a passar por esta região devido à sua agressividade e ferocidade.

Um dia, um Sábio, ou Santo Homem como era conhecido, resolveu passar por esta área, por premente necessidade, e recomendou-se firmemente a proteção do Senhor.

Após ser atacado pela serpente, a domina e lhe orienta: É da Lei Divina que não se faça o mal a ninguém.

Após este conselho o Sábio segue adiante e a serpente, então envergonhada, se recolhe e muda completamente o seu comportamento violento, tornando-se totalmente pacífica.

Contudo, após saberem deste fato, os moradores da região a atacam a pedras e pauladas, obrigando-a a se recolher a sua toca, infeliz, triste e desalentada.

Retornando de sua missão, o Sábio resolveu visita-la e fica sabendo desta sua nova e triste realidade. A serpente lhe disse que após seguir o seu conselho, procurou tornar-se boa, afável e carinhosa, porém passou a ser perseguidos pelos habitantes da região.

O Sábio, após meditar por alguns instantes, esclareceu que ela interpretou de modo errado as suas palavras, pois o seu ensinamento foi de que não mordesse ninguém, não praticasse o assassinato e não perseguisse, pois todos somos filhos de Deus. Contudo não lhe tinha recomendado de que não mantivesse o Homem Perverso à distância, e que não lhe mostrasse os dentes e que parasse de emitir os silvos de advertência.

Conclusões

  • Não se deve atacar as criaturas humanas de quaisquer tipo, pois todas são, sem exceção, filhas de um único Pai, que é Deus, e que estão no mesmo caminho de evolução para a vida espiritual;
  • Todos devem cooperar na Obra do Senhor, da evolução espiritual da humanidade, porém é sábio e prudente manter o “Homem Perverso” (Encarnado e Desencarnado) afastado, para que se evite chegar no mesmo nível de sua brutalidade e inconsequência;
  • Estes responderão as Leis Divinas por seus atos, com grandes sofrimentos e dores, tanto no mundo espiritual quanto em reencarnações tristes e dolorosas na Terra;
  • Pedro, em I Pedro 5:8, alerta que Espíritos perversos e trevosos estão sempre buscando os Encarnados que lhes sintonizam os desejos. Recomenda que se seja sóbrio e que se vigie, para escapar destas influências negativas.

Jesus em Mt 26:40,41, recomenda Orar e Vigiar contra as próprias fraquezas.

Fonte

Os Mensageiros, André Luiz e Chico Xavier, FEB, 1944.

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: