Contou-nos um amigo que, logo após a ressurreição do Cristo, houve grande movimentação popular em Jerusalém. O fato corria de boca em boca. Sacerdotes e patriarcas, negociantes e pastores, sapateiros e tecelões discu-tiam o acontecimento.
Em algumas Sinagogas, fizeram-se ouvir inflamados oradores, denunciando a “Invasão Galiléia”. Imaginem, exclamava um deles da Tribuna, diante das Tábuas da Lei, imaginem que a mulher ( Maria Madalena ) mais importante do grupo, a que se encarregou da chamada “Mensagem de Ressurreição”, é uma criatura que já foi possuída por Sete Demônios ( Espíritos Obsessores ). Em Magdala, todos a conhecem. Seu nome rasteja no chão. Como aceitar um acontecimento espiritual, através de pessoa desse jaez? Os Galileus são velhacos e impostores. Naturalmente cansados da pesca, que lhes rende parcos recursos, atiram-se, em Jerusalém, a uma aventura de
imprevisíveis consequências. É indispensável reajustar impressões. Moisés, o maior de todos os Profetas, o Salvador de nosso povo, morreu no monte sebo, contemplando a Terra da Promissão sem poder penetrá-la… Por que motivo um “Filho de Carpinteiro”, que não foi um “Doutor da Lei”, alcançaria semelhante glorificação? Acaso, não foi punido na cruz como vulgar malfeitor? Se os grandes Profetas da raça, que se mantêm sepultados em túmulos honrosos, não se fazem ver nos Céus, como esperar a divina demonstração de um homem comum, crucificado entre ladrões, na qualidade de embusteiro e mistificador?
A argumentação era sempre ardente e apaixonada.
Na Sinagoga em que se congregavam os Judeus da Bataneia, outro Orador tornava a palavra e criticava, acerbamente:
……………………………………………………………………………………………………………………
Anexo I- A Casa do Caminho, A Primeira Comunidade Cristã
Anexo II- As Comunidades Cristãs dos Três Primeiros Séculos na Visão de Emmanuel
Anexo III- A Revivescência do Cristianismo
Nota 2 – Considerações de Alexandre, Mentor de André Luiz, sobre o Espírito da Verdade
Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: