A Parábola do Fermento – Uma Abordagem sob a Ótica do Espiritismo

Compilação baseada em:

  • Cap.1 – Não Vim Destruir a Lei, Livro: Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec
  • Livro: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho – Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1938.

Tema Principal – Versão da Parábola do Fermento sob a Ótica do Espiritismo

I – Introdução

Em Mateus 13:33, Jesus ensina que o Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher misturou na massa, dividindo-a em três partes, até que toda a massa esteja fermentada.

Esta Parábola na verdade relaciona a primeira porção da massa ao Judaísmo com Moisés, a segunda porção se relaciona com Jesus e o Cristianismo e finalmente, a terceira porção se relaciona ao Espiritismo Evangélico, com Kardec e seus continuadores (Emmanuel, André Luiz, Humberto de Campos, Neio Lucio, Miramez, Chico Xavier, e outros).

II – A Previsão do Espírito de um Rabino Hebreu e a Parábola do Fermento

No Cap.1 do Evangelho Segundo o Espiritismo, o Espírito de um Rabino Hebreu, define que Moisés foi o percursor da Evolução Espiritual da Humanidade, ao trazer pelos Dez Mandamentos o conceito de um Deus Único e o Gérmen da mais ampla moral Cristã. Os seus ensinamentos contidos no Pentateuco Hebreu eram apropriados ao estado semi-selvagem, sob o ponto de vista espiritual, dos Hebreus e demais povos à sua época.

Este mesmo Espírito define que Jesus foi o iniciador da moral Evangélica Cristã, para que os homens se amem como irmãos e tenham implantado em seus corações o Amor, a Caridade e a Solidariedade (não esquecer que também na época de Jesus o estado espiritual do povo era também do tipo semi-selvagem).

Este Espírito Hebreu finaliza dizendo que no futuro, a beleza e a santidade da Moral Evangélica Cristã serão cultivados pelos homens para que as portas da felicidade lhes sejam abertas. Moisés abriu o caminho, Jesus continuou a obra e o Espiritismo a terminará.

III – A Previsão do Anjo Ismael

É importante também que se lembre das previsões do Anjo Ismael, Coordenador da Implantação do Espiritismo no Brasil, no Livro: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, de que com Kardec seria iniciada a preparação dos primeiros cem anos do Projeto do Consolador (com Kardec), prometido por Jesus aos seus Apóstolos, e que seria posteriormente terminado nos próximos cem anos (Chico, Emmanuel, André Luiz, Humberto de Campos, Miramez e demais Benfeitores, Espirituais e Encarnados). Ismael também cita neste mesmo livro de que Jesus transplantou da Palestina para o Brasil a árvore do seu Evangelho de Luz e de Amor.

IV – Conclusão

Portanto conclui-se, com base nesta Parábola, que o Espiritismo Evangélico é o Projeto do Consolador prometido por Jesus, revivendo as práticas e mentalidades das Igrejas Cristãs Primevas, Genuínas e Puras. Segundo o Anjo Ismael comenta neste mesmo livro, o Brasil vai ter muitas responsabilidades com o desenvolvimento espiritual de toda a Terra no porvir da nova era, correspondente ao período pós-transição planetária da Terra.

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: