I- Introdução
Após o insucesso de suas pregações na intelectual Atenas, Grécia, Paulo sente-se extremamente desanimado, quando então recebe a visita de Timóteo, que acabara de chegar de Corinto, carregado de boas notícias da propagação do Evangelho de Jesus nesta cidade, inclusive mencionando o encontro com Áquila e Prisca, que como Paulo, eram Tecelões e foram seus companheiros na manufatura de tendas, no posto avançado no Deserto de Dan, por três anos. Agora, trabalhavam, e pregavam o Evangelho, na Comunidade Cristã de Corinto, pela glória do Senhor.
II- A Origem das Cartas de Paulo, o Apóstolo dos Gentios
Em Corinto, Paulo trabalhava diariamente como tecelão. Tendo como companheiros para auxilia-lo; Timóteo; Lucas; Silas; Áquila e Prisca; sendo que todos estes também trabalhavam para não serem pesados à Comunidade de Corinto, e aos finais de tarde se dedicavam a divulgação do Evangelho do Divino Mestre.
A Comunidade Cristã de Corinto começou, então, a produzir os frutos mais ricos de espiritualidade. A cidade era famosa por sua devassidão, mas o Apóstolo costumava dizer que dos pântanos nasciam, muitas vezes, os lírios mais belos; e como onde há muito pecado há muito remorso e sofrimento, em identidade de circunstâncias, a comunidade cresceu, dia a dia, reunindo os crentes mais diversos, que chegavam ansiosos por abandonar aquela Babilônia incendiada pelos vícios.
Com a presença de Paulo, a Comunidade Cristã de Corinto adquiriu importância de destaque, e quase diariamente chegavam emissários das regiões mais afastadas provenientes das Comunidades Cristãs fundadas por Paulo e Barnabé. Eram portadores da Galácia a pedirem providências para as igrejas de Pisídia; companheiros de Icônio, de Listra, de Tessalônica, de Chipre, de Jerusalém, etc.
………………………………………………………………………………………………………………
III- As Atividades na Comunidade Cristã de Corinto
IV- Considerações Adicionais de Emmanuel sobre as Comunidades Cristãs Primevas
Anexo I- Considerações do Apóstolo Paulo
Anexo II- A Igreja de Antioquia
Anexo III- A Origem do Nome “Cristão”
Anexo IV- O Desencarne de Paulo
Anexo V- O Mapa da Segunda Viagem de São Paulo

Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: