A Escritura do Evangelho

Quando Jesus recomendou a pregação da Boa Nova, em diversos rumos, reuniu-se o pequeno Colégio Apostólico, em torno d’Ele, na humilde residência de Pedro, onde choveram as perguntas no inquérito afetuoso.
– Mestre,  disse Filipe, ponderado, se os maus nos impedirem os passos, que faremos? Caber-nos-á recurso à autoridade punitiva?

« Nossa missão, replicou Jesus, pensativo, destina-me a converter maldade em bondade, sombra em luz. Ainda que semelhante transformação nos custe sacrifício e tempo, o Programa não pode ser outro.
– Mas…, obtemperou Tomé, e se formos atacados por criminosos?

« Mesmo assim, confirmou o Cristo, nosso ministério é de redenção, perdoando e amando sempre. Persistindo no bem, atingiremos a vitória final.
– Senhor, objetou Tiago, filho de Alfeu, se interpelados pelos Fariseus, amantes da Lei, quais as diretrizes que tomaremos? São eles depositários de Sagrados Textos, com que justificam habilmente a orgulhosa conduta que adotam. São arguciosos e discutidores. Dizem-se Herdeiros dos Profetas. Como agir, se o Novo Reino determina a fraternidade, isenta da tirania?

«Ainda aí, explicou o Messias Nazareno, cabe-nos testemunhar as ideias novas.
Consagraremos a Lei de Moisés com o nosso respeito. Contudo, renovar-lhe-emos o sentido sublime, tal qual a semente que se desdobra em frutos abençoados. A justiça constituirá a raiz de nosso trabalho terrestre. Todavia, só o Espírito de Sacrifício garantir-nos-á a colheita.
– Verificando-se ligeira pausa, Tadeu, que se impressionara vivamente com a resposta, acrescentou:
E se os casuístas nos confundirem?

« Rogaremos a inspiração divina para a nossa expressão humana, disse-lhe Jesus.
– Mas, que sucederá se o nosso entendimento permanecer obscuro, a ponto de não conseguirmos registrar o socorro do Alto? Insistiu o Apóstolo.

…………………………………………………………………………………………………………………..

Anexo I- Programa do Evangelho

Anexo II- Amor e Renúncia

Anexo III- Diferença entre Famíla e Parentela

Anexo IV- A “Mensagem do Pai” em Nossas Próprias Vidas

Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: