Compilação baseada em:
- Cap.9 – Dez Virgens, Livro “Código do Reino”, J.J.Moutinho, FEB 2009
- ”O Novo Testamento” – Haroldo Dutra Dias, CEI, 2010.
Tema Principal – Versão da Parábola das Dez Virgens sob a Ótica do Espiritismo
I – Introdução
Em Mateus 25:1 a 13, Jesus ensina que o Reino dos Céus é semelhante a Dez Virgens, que foram encontrar-se com o noivo. Cinco levaram azeite extra para as suas lamparinas e cinco não. Tardando o noivo, as lamparinas se apagam e algumas Virgens adormecem. No meio da noite, chega o noivo para as bodas e abre os portões. Como precisavam ainda caminhar para atingir os portões, as que possuíam o suplemento extra de azeite, o colocam em suas lamparinas e conseguem entrar para o banquete. As outras cinco não conseguindo caminhar na escuridão, ficam estacionadas, e ao chegarem, no final da madrugada, encontraram os portões fechados, não sendo aceitas pelo noivo, que diz textualmente que não as conhece.
II – A Interpretação da Parábola sob a Ótica Espírita
Para se entender esta Parábola, é necessário fazer-se as seguintes equivalências, traduzindo do modo alegórico alguns termos, tais como:
- Noivo → Jesus
- Dez Virgens → Humanidade
- Casamento → comunhão espiritual das criaturas com Deus através do Evangelho de Jesus
- Azeite → símbolo da virtude, do conhecimento das Leis Espirituais
- Vinte e quatro horas → dia simbólico representando um ciclo evolutivo
- Meio da noite → término de um período anterior e início de um novo período
A Parábola se refere ao período da Transição Planetária da Terra, de Planeta de Dores e Expiação para Planeta de Regeneração. As Virgens com azeite extra para as suas lamparinas retratam as pessoas prudentes e preocupadas com o respectivo desenvolvimento espiritual, ao passo que as outras cinco Virgens são retratadas por Jesus como despreocupadas e desinteressadas da vida espiritual.
As virgens prudentes são as criaturas sensatas, de posse de valores morais, que romperam com os reinados fantasiosos e de falsas aventuras na Terra, estando interessadas nos valores espirituais da verdadeira vida, que é a espiritual e não a de materialidade.
As Virgens ociosas, algumas inclusive dormem, retratam as pessoas que ainda estão atreladas aos interesses rasteiros, paixões e vícios de todas as espécies na Terra e/ou que não tenham interesse nos ensinamentos espirituais e em manter uma postura mais espiritualizada.
III – Conclusão
O Banquete com o Noivo, se refere a integração com os valores espirituais ensinados por Jesus através do seu Evangelho de Luz e de Amor. Aqueles que até o fim deste ciclo planetário, não conseguirem adquirir estes valores espirituais, serão retirados da Terra para Planetas condizentes com o seu respectivo nível espiritual → Zacarias em 13:8 estabelece que 2/3 da população da Terra serão transferidos para estes mundos de expiação, talvez alguns com níveis bem inferiores ao da Terra atualmente.
Jesus, contudo, com a sua infinita misericórdia reduz este número para 1/2 como se observa nesta Parábola → Jesus: Vigiai e Orai, pois não sabeis nem o dia nem a hora.
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: