Estudo baseado nos seguintes livros de acordo com a Tabela 4 da Seção Tabelas deste Blog:
- O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec – Tradução: Evandro Noleto Bezerra – FEB – 2008;
- Livro dos Espíritos – Allan Kardec – Tradução: Salvador Gentile – IDE – 1974;
- Vivendo o Evangelho – Vol I e II – André Luiz e Antônio Baduy Filho – IDE – 2010;
- Estude e Viva – Emmanuel, André Luiz, Chico Xavier e Valdo Vieira – FEB – 1965;
- O Espírito da Verdade – Emmanuel, André Luiz, Espíritos Diversos, Chico Xavier e Valdo Vieira – FEB – 1961;
- O Evangelho por Emmanuel – Vol I a IV – Emmanuel / Chico Xavier – Saulo Cesar Ribeiro da Silva – FEB 2013;
- O Consolador – Emmanuel e André Luiz – FEB – 1940;
- Boa Nova – Emmanuel e Chico Xavier – FEB – 1941.
Caso seja necessário, devido ao reduzido tempo para a leitura dos capítulos com todos os respectivos sub-itens do “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, recomenda-se a leitura destes sub-itens de conformidade com os sub-itens especificados pelos capítulos dos livros acima;
O Evangelho Segundo O Espiritismo – Cap. 1 – Não Vim Destruir a Lei
Prefácio → (EE)
Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, qual imenso exército que recebe as suas ordens, espalham-se por sobre a Terra, e semelhantes a estrelas cadentes, vem iluminar os caminhos e abrir os olhos aos homens.
São chegados os tempos para o restabelecimento das verdades espirituais em seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas da ignorância, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.
As vozes vindas dos Céus ressoam como trombetas e convidam os homens ao banquete divino. Homens, irmãos a quem amamos, estamos juntos de vós. Amai-vos uns aos outros, e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Altíssimo, para entrardes em seu Reino de Luz e de Amor: Senhor, Senhor.
O Espírito da Verdade
Nota 1: Ver Adendo III – Kardec / Kardec e Napoleão – Cap.28 Livro” Cartas e Crônicas, Humberto de Campos e Chico Xavier, FEB, 1966” → Sobre uma reunião de Espíritos de elevada Hierarquia em Paris, França, em 1799, para o início do envio do Consolador à Terra.
Espírito da Verdade → “Espíritas, amai-vos uns aos outros” ↔ “Espíritas, instruí-vos”
Todas as Verdades encontram-se no Cristianismo. Os erros que nele se arraigaram são de origem humana
Leitura do Livro “Boa Nova- Humberto de Campos e Chico Xavier”
Cap.29 – Os Quinhentos da Galiléia → Item Prefácio do Evangelho Segundo O Espiritismo
Logo após a aparição de Jesus, no cenáculo de Jerusalém, muitos dos Apóstolos e Discípulos, tiveram visões e sonhos relativos a uma última comunicação a todos, no Monte preferido de suas pregações. Eis que em um final de tarde, no qual “Os Quinhentos da Galiléia” (Apóstolos, Discípulos, Romanos e Judeus convertidos) estavam em preces no Monte, o Divino Mestre aparece nimbado de luz, e lhes dirige uma comunicação de mente para mente, sem o uso da palavra articulada:
– Depois dos Apóstolos é a vós que confio a tarefa sublime da redenção pelas verdades do meu Evangelho. Os Apóstolos serão os semeadores e vós o fermento divino → Instituo-vos os primeiros trabalhadores, os herdeiros iniciais dos bens divinos;
– Séculos de luta vos esperam na estrada universal. É preciso imunizar o coração contra todos os enganos da vida transitória, para a soberana grandeza da vida imortal. Não participareis do venenoso banquete das posses materiais, sofrereis a perseguição e o terror, tereis o coração coberto de cicatrizes e ultrajes → a chaga é o vosso sinal, a coroa de espinhos o vosso símbolo e a cruz o recurso ditoso da redenção → vossa voz será a do deserto, provocando, muitas vezes, o escárnio e a negação da parte dos que dominam na carne perecível → sereis meu refúgio nas Igrejas mais estranhas da Terra, minha esperança entre as loucuras humanas e minha verdade ante a ciência incompleta dos homens;
– Amados, eis que também vos envio como ovelhas aos caminhos obscuros e ásperos. Entretanto, nada temais, sendo fiel ao meu coração, como eu vos sou fiel. O bom ânimo representará a vossa estrela → Ide ao mundo para vencer o mal → aperfeiçoemos a nossa escola milenária, para que seja posta em prática a Lei do Amor de Nosso Pai, em obediência feliz à sua vontade augusta.
Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: