I – Introdução
Em Mensagem transmitida na Gira da TUAC de 26.11.2021, em resposta a um pedido de ajuda de uma Mãe para a resolução de problemas familiares dos seus filhos, a Vó Ana de Angola, Espírito da Linha dos Pretos Velhos, recomendou fazer uma Gira específica para cada filho, como descritas abaixo.
É interessante de se notar que a Linha dos Pretos Velhos, na Umbanda, caracteriza-se pela Humildade e Sabedoria, além destes tipos de Espíritos serem exímios manipuladores das Energias Astrais e da Natureza, as quais as utilizam para os seus Passes Espirituais e Benzimentos.
II – Caso I – Harmonização Familiar
Neste Caso, a Consulente pede Proteção e a Harmonização do ambiente doméstico para a família de um dos seus filhos.
II.1 – Material Necessário
- Uma vela de cor branca, tipo palito, para cada membro da família, e mais uma para o Orixá Xangô
- Suportes para velas
- Sal grosso
- Uma garrafa de água mineral, sem gás, de 510 ml
- Um copo de vidro transparente
- Uma folha de sulfite branca
- Uma vasilha (jarro) branca
- Um pires branco
- Uma bandeja branca
II.2 – Modo de Realização
- Em uma bandeja branca, acender uma vela tipo palito, com o respectivo suporte, para cada membro da família, colocando as velas na bandeja branca
- Em seguida fazer uma Gira para o Orixá Xangô, como descrita no item II.3
- Pedir para o Orixá Xangô fazer a limpeza das Energias Negativas existentes na residência
- Escrever em uma folha de sulfite branca, com lápis, o seguinte texto (guardar esta folha):
- Eu (nome completo do filho 1) peço ajuda para as Entidades Astrais no sentido de melhorar as condições no meu emprego e de que haja mais harmonia, paz e tranquilidade no meu ambiente familiar
- Em seguida ler, dentro de casa, o pedido acima
- Despejar a água mineral na vasilha. Colocar sete punhados de sal grosso na mesma e misturar
- Colocando-se de frente para a porta principal, o filho 1, no sentido da esquerda para a direita, deve cruzar cada porta e cada canto da casa, jogando três punhados da água da jarra, e em seguida deve dizer: Eu cruzo em nome do Pai, do Filho e dos Espíritos Santificados que operam com Jesus
- A seguir rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria
II.3 – Gira para Xangô
- Acender uma vela palito branca e coloca-la no pires, colocando ambos na bandeja branca

Representações para Xangô
Oração para Xangô
Xangô, Meu Pai Xangô, Olhai por todos os que imploram pela vossa proteção, Dai-nos a vossa bênção meu Pai, protegei-nos de todos os nossos inimigos, Sejam eles inimigos materiais ou espirituais e protegei-nos também dos nosso falsos amigos.
Confiamos-nos a Vós, meu Pai Xangô, Mandai-nos do alto da vossa pedreira uma faísca do vosso raio luminoso e que com ela venham os vossos ensinamentos, para podermos assim tratar com toda a serenidade e toda a justiça os nossos semelhantes.
Meu Pai Xangô, Vós que sois advogado e representante da justiça divina, Eu vos peço que me defendeis das injustiças dos homens desta Terra e que protegeis toda a humanidade contra todas as desgraças e infelicidades.
Defendei e protegei todos os nossos irmãos inocentes daqueles que procuram fazer-lhes mal ou enganá-los com as suas mentiras.
Meu Pai Xangô, ensinai a esses nossos irmãos o caminho do bem, da Fé e da caridade, para que pratiquem boas ações, como nos ensinou o nosso Pai Oxalá, e para que aprendam a dar de graça o que de graça receberam.
Abençoai-me, Pai Xangô, e protegei-me de todos os perigos do cotidiano e ajudai-me a praticar o bem sem olhar a quem, ensinai-me a ser melhor, a ser bom e justo.
Ensinai-me meu Pai, a amar e a respeitar os meus semelhantes, tanto quanto vos amo e Respeito. Peço-vos ainda meu Pai Xangô, protegei os meus amigos e os meus entes queridos de todo o Mal.
Que assim seja com as benções de Olorum (Deus) e de Pai Oxalá (Jesus).
III – Caso II – Restabelecimento da Saúde
Para este Caso, a Consulente pede a recuperação da saúde para um outro dos seus filhos. A Vó Ana de Angola manda repetir o mesmo procedimento do Item II, porém fazendo a Gira para a Orixá Oxum.
III.1 – Material Necessário
Idem Item II.1
III.2 – Modo de Realização
- Idem Item II.2, porém fazendo a Gira para a Orixá Oxum
- Trocar o texto anterior, do Item II.2, por este novo (guardar esta folha):
- Eu (nome completo do filho 2) peço ajuda para as Entidades Astrais no sentido de melhorar as minhas condições de saúde, tanto as de naturezas físicas quanto as de naturezas astrais, e de que haja mais harmonia, paz e tranquilidade no meu ambiente familiar
III.3 – Gira para Mamãe Oxum
- Acender uma vela palito branca e coloca-la no pires, colocando ambos na bandeja branca
- Fazer a Oração abaixo para a Orixá Oxum

Representações para a Orixá Oxum
Oração a Mamãe Oxum
Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal.
Oxum, Divina Rainha, bela Orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e amoroso como tu és.
Oh! Mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: A serenidade para agir de forma consciente e equilibrada, de modo a recuperar a minha saúde, física e astral.
Que eu seja como suas águas doces que seguem desbravadoras no curso dos rios, entrecortando pedras e se precipitando as cachoeiras, sem parar nem ter como voltar a traz, apenas seguindo meu caminho.
Purifique minha alma e meu corpo com suas lágrimas de alento. Inunda-me com sua beleza, sua bondade e seu amor, enchendo minha vida de prosperidade. Salve, Oh, doce Mamãe Oxum!”.
Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal.
Oxum, divina rainha, bela Orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e amoroso como tu és.
Oh! Mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: Serenidade para agir de forma consciente e equilibrada, , de modo a recuperar a minha saúde, física e astral.
Que eu seja como suas águas doces que seguem desbravadoras no curso dos rios, entrecortando pedras e se precipitando nas cachoeiras, sem parar nem ter como voltar a traz, apenas seguindo meu caminho.
Purifique minha alma e meu corpo com suas lágrimas de alento. Inunda-me com sua beleza, sua bondade e seu amor, enchendo minha vida de prosperidade.
Salve, Oh! doce Mamãe Oxum.
IV – Caso III – Melhoria das Condições Financeiras
Neste último Caso, a Consulente pede ajuda para que outro dos seus filhos consiga melhorar a sua vida sob o ponto de vista financeiro no emprego. A Vó Ana de Angola manda repetir o mesmo procedimento do Item II, porém fazendo a Gira para a Orixá Iansã.
IV.1 – Material Necessário
Idem Item II.1
IV.2 – Modo de Realização
- Idem Item II.2, porém fazendo a Gira para a Orixá Iansã
- Trocar o texto anterior, do Item II.2, por este novo ( guardar esta folha ):
- Eu (nome completo do filho 3) peço ajuda para as Entidades Astrais no sentido de melhorar as condições no meu emprego, inclusive as de condições financeiras, dando-me mais concentração, capacidade de atuação e motivação no meu trabalho, e de que haja mais harmonia, paz e tranquilidade no meu ambiente familiar
IV.3 – Gira para a Orixá Iansã
- Acender uma vela palito branca e coloca-la no pires, colocando ambos na bandeja branca
- Fazer a Oração abaixo para a Orixá Iansã

Representações para Iansã
Oração a Orixá Iansã
Iansã, Orixá Guerreira! Defenda-me da inveja, do negativismo e das demandas da maldade dos homens.
Com sua espada defendei meus desejos de prosperidade, de trabalho, de saúde, minha casa e minha família.
Venho lhe pedir, Oh! amada Iansã (fazer o pedido). Espero a sua misericórdia, Oh! Rainha dos Raios da Fé e do Amor.
Iansã, que sois mais forte que as torres das fortalezas e da violência dos furacões, fazei com que os raios das maldades humanas não me atinjam, que os trovões da iniquidade humana não me assustem e o troar dos canhões da ignorância humana não me abalem a coragem e a fibra.
Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte erguida e de rosto sereno todas as tempestades e as batalhas de minha vida, para que vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a Vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do Céu, da terra, da natureza. Este Deus que tem o poder de dominar o furor das tempestades devido aos homens na minha vida e abrandar a crueldade das criaturas humanas.
Oh! amada Iansã, rogai por nós.
V – As Atitudes Futuras da Consulente
A Consulente no dia seguinte a Gira feita por cada filho, deve ter em mãos a folha de sulfite, com a qual foi realizado o pedido de cada filho. Reuni-las e queima-las em uma lata. A Seguir espalhar as cinzas na natureza ou joga-las em um rio ou ribeirão.
Vó Ana recomenda que a Consulente faça uma Gira* para o Pai Oxalá pedindo a Proteção e a Misericórdia para todos os seus filhos e netos.
Vó Ana recomenda também que a Consulente faça a Gira* do Anjo da Guarda por todos os seus filhos e netos, assim como cada um dos seus filhos deve fazer a Gira do Anjo da Guarda para os seus respectivos filhos.
→ Ver Mensagem de Número 4 da Vó Ana de Angola.
A Vó Ana aconselha aos filhos da Consulente de que procurem fazer o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, no meio e ao final de semana, no Lar com todas as pessoas que moram no mesmo teto, e que diariamente façam a Oração do Anjo da Guarda para si próprio e para os seus respectivos filhos.
Vó Ana de Angola lembra aos filhos da Consulente, que de modo independente, devem fazer, no mínimo, as Orações do Pai-Nosso e Ave-Maria, ao acordar e antes de dormir. Devem também antes dos filhos dormirem, todos juntos, rezarem a Oração do Anjo da Guarda.
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: