VIII – Os Chacras e os Orixás, Orixás de Frente, Adjunto e Ancestral
VIII.1 – Fluido Cósmico Universal
Do Livro dos Espíritos, o Fluido Cósmico Universal é uma substância que existe em todo o universo e penetra todos os corpos. Esse Fuido Universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o Espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a Gravidade lhe fornece → Esta matéria ou energia é extremamente quintessenciada, encontrando-se em todos os pontos do Universo, possibilitando, assim, a origem de matérias diversas, inclusive mais densas → esse Fluido é suscetível de inúmeras combinações. O que chamais Fluido Elétrico, Fluido Magnético, são modificações do Fluido Universal.
Do Livro” Vivendo a Doutrina Espírita”, André Luiz e Baduy Filho, Cap.38, Vol.I → o Fluido Universal é o elemento intermediário de que dispõe o Espírito para atuar sobre a matéria. Fazendo uma analogia com a realidade espiritual, imagine um Artista pintando um quadro:
A Tela é a Matéria → O Pintor é o Espírito → A Tinta é o Fluido intermediário entre ambos.
As Figs.14 e 15 ilustram os vários tipos de Energias atuando no Homem.

Fig.14 – Os diferentes tipos de Energia atuando no homem

Fig.15 – A canalização com bloqueio (a)
Desbloqueio das Energias no Corpo Etérico (b)
Fonte: Deepak Chopra – Realidade Espiritual Uma Jornada Interior Como Meditar -Youtube
VIII.2 – Chacras
A palavra Chacra significa Roda de Luz. São também conhecidos por Centros Vitais ou Centro de Forças. São visualizados por Videntes e Médiuns Clarividentes como campos em formas de redemoinhos com a aparência de uma flor com pétalas irradiantes e coloridas, girando sobre o próprio eixo, em diversas partes do corpo humano. As suas cores, bem como a sua intensidade luminosa pode variar conforme o indivíduo observado pelo clarividente.
São “Sete” os Chacras Principais que vibram em completa sincronia entre si, sendo totalmente controlados pela mente e que são ligados as Glândulas Endócrinas. Contudo, existem vinte e um Chacras auxiliares e diversos outros Chacras menores espalhados no Corpo Etérico. Cada Chacra tem a sua própria velocidade, sendo que os superiores possuem uma maior velocidade que os inferiores.
Os Chacras são orgãos semimateriais pois estão localizados no Corpo Etérico. O Corpo Etérico se extingue logo após a desencarnação.
Sob o ponto de vista de absorção das energias, o Chacra as absorve através de Vórtices Cônicos de Energia, as processa e a seguir, enviando-as através de canais condutores (Nardis), para o Sistema Nervoso e para as Glândulas Endócrinas, de modo a serem absorvidas pelo corpo humano, objetivando manter a saúde integral do homem como mostrados nas Fig.16 e 17.

Fig.16 – A absorção das Energias pelo homem através dos Chacras
Fonte: Mãos de Luz- Barbara Ann Brennam

Fig.17- Ilustração dos cones que constituem os Chakras e respectivas cores → Fonte: Canal Peregrino das Estrelas / Youtube
Correspondência entre as Glândulas, Orgãos, os Chacras Principais e os Orixás
Cada Chacra Principal, que se encontra no corpo Etéreo, se conecta a uma Glândula Endócrina do Corpo Físico. As Fig.18 a,b mostram estas correspondências, relacionando cada Glândula com a respectiva função a ser controlada.
A Fig.19, que é uma vista de frente, ilustra a localização destas Glândulas no Corpo Físico. Na Fig.20 é mostrada uma vista de corte dos Chacras com relação ao Sistema Nervoso, pois a Medula é um grande canal de condução das energias.

(a)

(b)
Fig.18 – Detalhe das correlações dos Chacras com as glândulas endócrinas. Fonte: http://www.thaisetiton.com.br/shiva-shakti/chakras-e-glandulas-endocrinas-copy-3/

Fig.19 – Detalhe das Glândulas Endócrinas → Fonte: http://biologialmadavida.blogspot.com/p/blog

Fig.20 – Detalhe das correlações dos Chacras com o Plexo Nervoso → Fonte: Wikipedia
A relação de cada Orixá com os Chacras está mostrada na Tabela abaixo.

VIII.3 – Os Orixás de Frente, Juntó e Ancestre
O Orixá de Frente vibra na parte da frente do Chakra Frontal e o Orixá Juntó, ou Adjunto, vibra na parte posterior do Chakra Frontal. O Orixá Ancestral dominante vibra na parte superior da Coroa. Isso forma um triângulo de forças e este triângulo de forças formado com o Orixá Ancestral no vértice de cima, o Orixá de Frente no vértice da Direita e Orixá de Juntó no vértice da esquerda é denominado de “Triângulo de Forças do Médium”.
O Orixá pode estar de Frente e qualquer Orixá pode estar de Juntó, a única questão é que deve formar um casal. O Homem pode ter Orixá de Frente feminino também, então, o de Juntó vai ser masculino. A Mulher pode ter Orixá de Frente masculino, logo o de Juntó vai ser feminino.
Orixás de Frente
Quanto ao Orixá de Frente e ao Orixá de Juntó são aqueles Orixás que regem esta encarnação. Então, em cada encarnação, nós temos um casal de Orixás diferentes, regendo aquela encarnação no aspecto de Frente e de Juntó ou Adjunto.
O Orixá de Frente nos conduz de forma racional, sendo aquele que é chamado de “Pai de cabeça”. É o que lhe dá as suas características, suas qualidades principais, essas que você mostra para o mundo, que aparece para todo mundo. Orixá de Frente atua na parte da frente do Chakra Frontal.
Orixás, Juntó
O Orixá de Juntó nos conduz de forma emocional e vibra na parte posterior do Chakra Frontal.
Orixás Ancestre
Em relação ao Orixá Ancestral, na verdade, existem dois Orixás Ancestrais, um que é dominante e um que é recessivo. Isso gera uma quadratura: Pai e Mãe Ancestral, Pai e Mãe de cabeça.
Quando se fala em Orixá Ancestral, geralmente estamos falando do “Orixá dominante”, que é aquele que vibra no centro do Chakra da Coroa, e é esse Orixá que nos deu a nossa natureza, ao passo que o “recessivo” vibra no Chakra Básico.
Os Orixás Ancestrais, dominante e recessivo, formam um casal de Orixás. Este casal é o seu Pai e a sua Mãe Ancestral que nunca vai mudar. É o casal de Orixás que lhe acolheu no seu primeiro momento de existência, muito antes de se tornar um ser humano, entrar no ciclo reencarnacionista.
Começaram a se formar os seus Chakras, os Vórtices de Energia no seu corpo e esse Pai e essa Mãe mantiveram um vínculo até o seu retorno ao Criador. E esse vínculo se dá por uma ligação que vem do alto, pelo Chakra da Coroa e embaixo, pelo Chakra de Base, e que é justamente essa ligação que estabelece o eixo de energia e equilíbrio que permeia todos os Chakras. Esse eixo existe desde o início dos tempos pra cada um de nós e é o eixo de energia original, primordial de cada um de nós, então, esse é o eixo da nossa natureza.
Nossos Orixás Ancestrais são aqueles que dão a nossa natureza, uma natureza mais íntima. É o Orixá Ancestral que diz quem você é na sua essência primeira e mais íntima.
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: