Uma Visão Geral Sobre a Umbanda – Parte 2

IV – O Pentagrama Umbandista

Apesar das grandes influências das religiões de Matrizes Africanas, a Umbanda deve ter uma caracteristica própria, e independente, de modo a ser uma “Religião Sincrética e Henoteísta”, e acima de tudo, “Brasileira”, apesar de suas origens se reportar ao Antigo Egito.

O Caboclo das Sete Encruzilhadas, fundador da Umbanda, afirmava ter sido em vida anterior o Frei Jesuíta Gabriel Malagrida, Taumaturgo e Humanista, queimado vivo em Portugal, acusado de prática de bruxaria pela Inquisição. Afirmava também ter reencarnado em solo brasileiro como um indígena.

O Pentagrama, tradicional, Umbandista mostrado na Fig.7, caracteriza o “Sincretismo” da Umbanda de incorporar os Conceitos Doutrinários das várias religiões existentes.

Da “Sociedade Espiritualista Mata Virgem”, tem-se o Pentagrama Umbandista mostrado na Fig.7.

Fig.7 – O Pentagrama Umbandista

A Fig.8 ilustra resumidamente cada uma das Cinco Pontas do Pentagrama Umbandista.

Fig.8 – O detalhamento do Pentagrama Umbandista

V – O Heptagrama Umbandista

O “Novo” Heptagrama Umbandista está mostrado na Fig.9, com a adição de duas novas Linhas que são a Linha do Ufologismo/ Intergalácticos e a Linha dos Mestres Ascensos e das Sete Chamas Sagradas e respectivos Comandos.

A Fig.10 detalha estas “Duas Novas Pontas” no Heptagrama da Fig.9.

Fig.9 – O Heptagrama Umbandistantagrama Umbandista

Fig.10 – O detalhamento do Heptagrama Umbandista

V.1.1 – Mensagem do Comandante Kadartus- Ufologismo e Linhas Intergalácticas

Em sua Carta Mensagem Canalizada em 19.04.2021, o Comandante Kadartus, do Comando Intergaláctico, afirma que são Guardiões em missão de um grande resgate de Almas aflitas, no Planeta Terra, sobre um grande Comando de Mentores Estrelares cujos trabalhos são oriundos de Esferas e Dimensões Extrafísicas, e que possuem um grande compromisso que assumiram diante de Documentos assinados de Elos de Antepassados da “Corrente da Egípcia da Avalanche para a Cura dos Males da Alma”, por determinação de um “Comando de Guerreiros de Luz”.

Afirma também que são da “Dimensão do Grande Cosmo Sideral” e possuem um belo trabalho de encaminhamento e libertação destas Almas aflitas para uma “Dimensão de Cura de todos os Males da Alma”. Para o Planeta Terra estão sendo enviadas Energias das Grandes Pirâmides do Povo da Dimensão Interplanetária que se acoplam com as Energias das Pirâmides do Grande Egito. Estas Energias Balsâmicas e Curadoras destas Dimensões, que são enviadas através de Ondas Magnéticas Tridimensionais interligadas ao Grande Cosmo Sideral, para a Libertação e regeneração da Terra.

A Terra está se libertando, e se regenerando, para a grandiosa Luz Suprema de Enegias Balsâmicas e Curadoras.

Em 14.01.2022, o Comandante Kadartus, do Comando Intergaláctico, transmite uma Carta Mensagem à Casa Holística Deus, Amor e Caridade ( CHDAC ), na qual define que as principais Virtudes de uma Casa Holística, a qual deve incorporar o Heptagrama Umbandista devem ser:

Caridade, Amor, Fé no Altíssimo, União entre todos os Membros.

V.1.2 – Cartas Mensagens do Comandante Radarti- Ufologismo e Linhas Intergalácticas

Somos de um Comando interligado a Grande Estrela de David, onde os cinco Pontos Estelares são em favor de um grande benefício terráqueo, que de modo análogo, nós também já passamos por um evento deste tipo, com um corpo mais grosseiro, como o dos atuais terrícolas.

Não foi permitido anteriormente a conclusão da nossa missão proposta, e portanto está chegando a hora da apresentação dos vários perfis, os quais se encontram sob o comando de vários Pontos Estelares, onde vários raios de Luzes purificadas são lançados para uma grande reconstrução terrena, na qual muitos estão sendo chamados, porém ainda se negam a fazer partes destes Comandos.

Hoje, contudo, devido a permissão dos Mentores e Guias Espirituais dos Membros deste Grupo de Estudos, podemos nos apresentar para a Grande Coletividade Humana dos vários Pontos de Luz que possuam o mesmo objetivo, que é o de lutar pela ascenção e Luz, em união da Humanidade, com pretensão ao Plano Espiritual interligado as fases destes mesmo Plano Espiritual, porém em Luz, puramente com muita Luz.

Que todos sejam agraciados por esta apresentação, onde moram muitos Irmãos Intergalácticos, os quais lançam como se fossem pequenas partículas de Luz em vosso meio, idênticas a pequenas sementes, para desabrocharem como flores em vossos corações, levando a esperança e a certeza da Unificação Mundial, que é o nosso objetivo final.

Unificação Mundial, é o nosso objetivo para nós, que conforme já dissemos, fazemos parte do Comando do Ponto X do Portal 13:13 (Portal dos Irmãos de Sírius), para a libertação dos Encarnados e Desencarnados.

Obrigado, Amados e Queridos Irmãos e Irmãs.

Fiquem na Paz do nosso Grande Comandante Geral.

Radarti

V.2.1 – A Mensagem do Mestre Zanartiel da Corrente da Avalanche Egípcia sobre as Sete Chamas Sagradas

Amados e Queridos Filhos

Que a Luz de Jesus, da Nossa Amada Mestra Virgem Maria e dos Espíritos Santificados caiam sobre todos Vós.

Que todos os Irmãos socorridos durante esta Reunião possam encontrar a Luz, que achem a Paz, e que principalmente encontrem o Amor.

Que todos sejam recolhidos, tratados, curados e que recebam das mãos do Altíssimo, do Criador Supremo, a possibilidade percorrer um novo caminho cheio de Luz e de prosperidade, inclusive para os que ainda habitam o Corpo Físico.

Que os Espíritos necessitados sejam preparados e curados pelos Sete Raios, pelas Sete Chamas, pelos Mentores, de modo a encontrar a própria Essência Purificada no momento certo.

De onde estamos, temos um imenso carinho por todos Vós, e uma imensa gratidão pela dedicação a esta tarefa no Plano Terra.

Gratidão ao Nosso Amado e Bondoso Pai João de Angola, por amparar e proteger o lar e a própria Médium, e que a Luz da mesma brilhe cada vez mais.

Amados, que a Luz de todos também brilhe cada vez mais.

Somos todos Soldados da Luz, trabalhando 24 horas por dia, e somos, também, os “Trabalhadores da Última Hora”.

Que todos sejam abençoados e iluminados.

Que vossos Mentores e Guardiões os protejam sempre.

Gratidão aos Guardiões, Gratidão a Zartel na Câmara Sete, Botão Azul, e que pela Chama de São Miguel Arcanjo, feche este último Portal. Que assim seja. Amém.

V.2.2 – Trechos da Mensagem de Pai João de Angola da Avalanche Egípcia sobre as Sete Chamas Sagradas (Mensagem Original publicada em 02.11.2021 – Dia de Finados – Blog Frade Juniparo)

Hoje, sob a Energia dos Sete Raios Unificados e utilizados durante todo o período, muitos resgates e, mais resgates, de Antepassados estão sendo realizados.

Acreditem, Queridos Filhos, que nesta noite sob a direção do Comando de Santa Esmeralda, se abrem os Sete Portais para recolhimento de Antepassados que se encontram nos Umbrais e ainda precisam do auxílio de todos Vós.

Vários Elos de Antepassados de Eras distantes, e mesmo, alguns de Eras mais recentes a vossa atual Reencarnação, ainda precisam desta ajuda, desesperados que estão por este muito desejado momento de libertação, que é o chamamento para a Divina Luz.

Este Processo de Libertação é feito diariamente. Hoje, porém, Dia de Finados, devido a Egrégora de Energia positiva, produzida pelas Orações e Preces dos Encarnados, que pedem e oram por seus Entes Queridos ausentes do Plano Físico, este Processo de Libertação se intensifica, com a Libertação de verdadeiras Legiões de Espíritos que se encontram com os seus Corpos Astrais danificados, machucados ou com e vários tipos de doenças. Alguns, ainda, se encontram presos aos seus próprios despojos físicos nas paredes frias dos seus túmulos, aguardando inclusive a visita de algum Ente querido encarnado para que este faça uma prece por ele.

Oh, Divino e Amado Mestre Jesus, todos Nós aqui reunidos diante dos vossos Ensinamentos de Luz e de Amor, deixados no Plano Terra, e que nunca foram esquecidos no Plano Espiritual, com as forças voltadas para a mesma direção, lhe pedimos Divino Mestre, que tenha compaixão destes nossos Irmãos. Que cada um destes Irmãos necessitados de amparo e compreensão, seja banhado pelo vosso Bálsamo, o Bálsamo que cessa a dor, o Bálsamo que abre a Visão Espiritual, o Bálsamo que diminui o sofrimento da saudade dos entes queridos, o Bálsamo que faz o “Divino Encontro” com Deus ocorrer.

Que estes nossos Irmãos recebam através dos Sete Raios, a energia necessária para a recomposição dos seus estados Espirituais deploráveis. Que cada um, sob os cuidados dos nossos obstinados e dedicados Soldados da Luz, se sintam acolhidos, se sintam amados, se sintam fortalecidos e que a tristeza não os abale.

Que a “Luz Dourada” do Divino Mestre Jesus seja sempre a nossa Ciência, que a “Chama Violeta” transmute as Energias para que se inicie o processo da renovação Espiritual, que a “Chama Rosa” na sua manifestação pura seja envolvida no Amor de Nossa Senhora, que a “Chama Verde” traga a cura para o Corpo Espiritual. Que a “Chama Azul” traga o Equilíbrio e a Harmonia para os Pontos de Força destes Corpos, Astral e Espirituais. Que a “Chama Rubi” através do seu poder de Regeneração, recomponha cada molécula malsã, cada vaso, cada célula, destes Corpos, sempre no direcionamento do “Cristal Puro” sob a poderosa Força Crística, unidas em três corpos para resultar em um só corpo com uma única Força Universal.

Que a “Luz Dourada” do Divino Mestre Jesus impere neste processo, assim como a Harmonia e a Paz interior. Gratidão por este lindo momento, Oh Pai de Amor e de Sabedoria.

Todos Nós, “Trabalhadores da Última Hora” fechamos este momento de mãos dadas, com o coração alegre por poder executar este “Trabalho de Resgate”, alimentados pela Fé, alimentados pela força de tudo o que acreditamos.

VI – O Divino Mestre Jesus- Orixá Oxalá

VI.1 – Pastor de Almas Humanas

O Messias de Nazaré – Cap.5 , Livro” Há Dois Mil Anos-Emmanuel e Chico Xavier – FEB – 2009”: Diálogo com o Senador Públio Lentulus → Pastor das Almas Humanas, desde a formação deste planeta, há muitos milênios venho procurando reunir as ovelhas tresmalhadas, tentando trazer-lhes ao coração as alegrias eternas do Reino de Deus e de sua Justiça → Jesus é portanto o Orixá com maior autoridade no planeta Terra, sendo os outros Orixás como uma espécie de Adjuntos (Orixás Ancestrais) ao Divino Mestre.

Alexandre, Mentor de André Luiz, sobre o Espírito da Verdade – Cap.9, Livro “Missionário da Luz – André Luiz e Chico Xavier, FEB 1945”

Jesus nos afirma: Eu sou a “Porta”…..se alguém entrar por mim será salvo e entrará, sairá e achará pastagens. Por que a audácia incompreensível de imaginar a realização sublime sem vos afeiçoardes ao “Espírito da Verdade, que é o nosso Divino Mestre Jesus”. Irmãos, se vos dispondes ao serviço divino, não há outro caminho senão através dele, que detém a infinita luz da verdade e a fonte inesgotável da vida → Portanto o Mentor Alexandre define claramente que o Espírito da Verdade é o próprio Divino Mestre Jesus.

Caboclo Sete Espadas de Ogum sobre o Orixá Oxalá- Cap.9 e Cap.10, Livro “Umbanda, A Protossíntese Cósmica – F.Rivas Neto, Editora Pensamento – Cultrix – 1989” :

O Orixá Oxalá é o nosso Divino Mestre Jesus → Portanto o Caboclo Sete Espadas de Ogum trata Oxalá como uma Divindade, que é o Divino Mestre, e não como uma Energia.

“Eu Não Vim Destruir a Lei e sim cumpri-la”. Deste modo Pai Oxalá, o Cristo Jesus, afirma que de há muito envia seus Espíritos Prepostos para orientar os Grandes Missionários como Moisés, Buda, Confúncio, Kardec e outros.

Alexandre Cumino – Livro “Orixás na Umbanda, Editora Madras, 2018”:

Na Umbanda, segundo Pai Benedito de Aruanda, Oxalá é a Divindade que está assentada no pólo positivo ou irradiante do Trono da Fé, cuja Essência é Cristalina. Pai Oxalá é o Orixá masculino do Trono da Fé, Regente da primeira Linha de Umbanda (Linha da Fé) → Portanto Pai Benedito de Aruanda trata Oxalá como uma Divindade, ou Espírito muito elevado, e não como uma Energia.

VI.2 – Os Messias e Jesus

Cap.1 – Fluido Cósmico – Livro “Evolução em Dois Mundos – André Luiz e Chico Xavier- FEB 1958 “

Existem Espíritos Puros, agregadas ao Senhor Supremo (Deus), transformando o Fluido Cósmico (Plasma Divino) em habitações cósmicas de múltiplas expressões → A Criação dos Mundos Físicos e as respectivas Esferas Espirituais, são criados por estes “Messias”, que agem conforme a determinação do Pai Altíssimo.

Operam em processo de Co-Criação de acordo com os desígnios do Todo-Poderoso (Deus), que faz deles agentes orientadores da Criação Excelsa → Estes Espíritos são conhecidos na Tradição do Povo Hebreu como os Messias → Jesus é portanto um destes Messias, que criou a Terra e tem outros Orbes sob a sua direção (João 10:16).

Espíritos Lacordaire na “Revista Espírita de 1862” e São Luiz na “Revista Espírita de 1868”

Ambos falam que ao lado de Deus estão Espíritos Puros, chegados ao maior nível possível da Hierarquia Celeste e que fazem parte do Conselho do Altíssimo. Estes Espíritos quando enviados em Missões Específicas não falham jamais → Jesus é, portanto, um destes Espíritos e, consequentemente, é o Espírito de maior hierarquia no Planeta Terra;

Reuniões dos Messias – Cap.1 – A Gênese Planetária – e Cap.24 – O Espiritismo e as Grandes Transições – Livro “ A Caminho da Luz – Emmanuel e Chico Xavier – FEB 1939”

A Comunidade dos Messias, que dirige as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias, já se reuniu duas vezes no Sistema Solar: A primeira por ocasião da formação da Terra e a segunda para a vinda de Jesus ao Planeta Terra → Jesus pertence a esta Comunidade de Espíritos Puros;

A terceira reunião ocorrerá por ocasião da Transição da Terra para Planeta de Regeneração → vide Mateus-24:1 a 31 e Lucas – 21:5 a 28 – Grandes Tribulações; Comparar com Isaias 13:10 – Migração para outros Mundos → ver também Lucas 17:20 a 37 – A Vinda do Reino.

VI.3 – O Servo Ungido – Messias esperado pelos Hebreus

Isaias – 42:1 – 9 – Antigo Testamento e Lucas – 4:16 – 30 – Evangelho

Jesus lê na Sinagoga de Nazaré a passagem do Profeta Isaias sobre o “Servo Ungido” pelo Pai Criador, a qual revela que viria para anunciar a Boa-Nova aos pobres em Espírito, pregar a libertação espiritual aos cativos dos erros, dar luz aos cegos espirituais, levar aos oprimidos (Espíritos degradados para a Terra) a liberdade,……… → Ao término da leitura o Mestre define que esta passagem de Isaias acabava de ser realizada, ou seja, Jesus afirmava que era o próprio Messias, esperado pelo povo Hebreu.

João 4:1 – 43 – ……… para a mulher Samaritana: Vem o tempo no qual o Todo-Poderoso será adorado, não mais em Jerusalém ou em qualquer Monte, mas sim em Espírito e Verdade no Templo do Coração, pois o Pai busca aqueles que o amam → eu sou o Messias esperado → a Doutrina Espírita ressalta a necessidade da reforma e edificação, íntima do homem, para a conquista de valores no Reino Espiritual.

VI.4 – Os Planetas Regidos por Jesus

João 10:16

Ainda tenho outras Ovelhas (Irmãos Intergalácticos) que não são deste Aprisco (Terra), as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só Rebanho e um só Pastor. → Jesus é o Governador Espiritual dos seguintes Planetas:

  • Terra;
  • Planeta que gira em torno de uma Estrela do Sistema de Capela, de onde vieram os Degradados Capelinos para a Terra (Livro ”A Caminho da Luz” de Emmanuel e Chico Xavier);
  • Planeta Feliz, que gira em torno da Estrela de Sírius (relatado no início da obra Renúncia, de Emmanuel e Chico Xavier);
  • Outro planeta em formação, que Jesus está Co-Criando com o Altíssimo, com revoluções telúricas, de resfriamentos do Orbe, com erupções vulcânicas e atmosfera densa;
  • Um planeta primitivo – Kyron ou Quíron.

VI.5 – O Consolador Prometido

1830 – A Ordem do Mestre

Reunião de Jesus com João Evangelista – Jesus se declara triste com o apego dos seus “Missionários” aos prazeres fugidios do mundo;

João comenta que os Bispos Romanos detém a maior força de expressão da Doutrina Cristã e cita que o “Vaticano, que o Mestre nunca pisou”, é um amontoado de riquezas das traças e dos vermes da Terra, da qual partem movimentos de escravização das consciências humanas;

O Mestre então fala que tinha prometido ao mundo um Consolador em tempo oportuno e pede que João coordene o Projeto de Implantação do Espiritismo → preparação para o Advento do Espiritismo;

Jesus:

De agora em diante os “mortos” retornarão à Terra para difundirem a minha mensagem, levando aos que sofrem, com a esperança posta nos Céus, as claridades do meu infinito amor.

Fonte: Cap.15 – Crônicas de Além-Túmulo, Humberto de Campos e Chico Xavier, Federação Espírita Brasileira-FEB.

1830/1831 – Ismael:

Irmãos, o século atual, como sabeis, vai ser assinalado pelo advento do Consolador à face da Terra → nestes cem anos (Espiritismo) se efetuarão os grandes movimentos preparatórios dos outros cem anos (Umbanda) que virão → transformação da Terra de Mundo de Expiação e Dores para Mundo de Regeneração (2057) → a Umbanda será, possivelmente, a Religião do futuro.

Fonte: Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho, Humberto de Campos e Chico Xavier.

VI.6 – O Divino Escultor

O Divino Escultor, Jesus, com os seus exércitos de trabalhadores devotados, estatuiu os regulamentos dos fenômenos físicos da Terra, organizando-lhes o equilíbrio futuro na base dos corpos simples de matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrenos puderam identificar por toda a parte no Universo Galáxico. Organizou o cenário da vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensável à existência dos seres do porvir.

Definiu todas as linhas de progresso da humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as forças físicas que presidem ao ciclo das atividades planetárias. Sob a orientação misericordiosa e sábia do Cristo, laboravam na Terra numerosas Assembleias de Operários Espirituais ( Orixás/ Devas). Como a Engenharia Moderna, que constrói um edifício prevendo os menores requisitos de sua finalidade, os artistas da espiritualidade edificavam o mundo das células iniciando, nos dias primevos, a construção das formas organizadas e inteligentes dos séculos porvindouros. O ideal da beleza foi a sua preocupação dos primeiros momentos, no que se referia às edificações celulares das origens.

As Forças Espirituais que dirigem os fenômenos terrestres (Deuses Egípcios/Orixás Africanos/Devas), sob a orientação do Cristo, estabeleceram, na época da grande maleabilidade dos elementos materiais, uma linhagem definitiva para todas as espécies, dentro das quais o princípio espiritual encontraria o processo de seu acrisolamento, em marcha para a racionalidade.

Adendo I – Notas Adicionais à Umbanda Esotérica

A Umbanda Esotérica é uma vertente da Umbanda que integra elementos do Esoterismo, Espiritualismo, e outras Tradições Místicas. Os grandes Mestres Espirituais dessa corrente geralmente têm origens diversas, incluindo influências Africanas e Egito Antigo, Indígenas, Europeias e Orientais, incluindo a Cabala Ario-Egípcia. Também podem ter sido originários de outras Tradições Religiosas e Espirituais, como o Kardecismo. Essa conexão se dá principalmente através da busca por um conhecimento espiritual mais profundo e pela integração de simbolismos e práticas místicas.

O termo “Umbanda Esotérica” indica essa fusão de práticas e conhecimentos ocultos, buscando uma compreensão mais profunda e mística da Espiritualidade, além dos Rituais tradicionais da Umbanda. A Umbanda Esotérica iniciada por Woodrow Wilson da Matta e Silva, denominado de Mestre Yapacany, e continuada por F. Rivas Neto, denominado de Mestre Arhapiagha, possui Espíritos originários do lado Oriental do Tibet, do Himalaia, da China, e Outras Regiões, que se Incorporam como Caboclos e Pretos Velhos nas Reuniões (Giras) da Umbanda.

Mestre Arhapiagha teve como Guia Espiritual o Caboclo Sete Espadas de Ogum também denominado de Mestre Orishivara, o qual deixou o Linguajar de Terreiro, o Jargão Umbandista, para transmitir os conceitos próprios de um Sábio do Astral Superior.

A Cabala Ario-Egípcia é uma abordagem Esotérica que combina elementos da Cabala Judaica, Tradições Arianas e influências da Antiga Cultura Egípcia. Essa forma de Cabala busca entender os Mistérios da Criação, a natureza do Ser Humano e a relação entre o divino e o material. Ela enfatiza o uso de símbolos, números e letras como ferramentas para acessar Conhecimentos Ocultos e Espiritualidade.

Na prática, os Espíritos que se manifestam nas Giras da Umbanda, como os Caboclos e Pretos Velhos, são vistos como Guias Espirituais que trazem Ensinamentos em diversas áreas. A ideia de que esses Espíritos têm origens variadas, inclusive no Oriente, refletindo a Sincretização característica da Umbanda, que busca uma Conexão Universal e uma Harmonia entre diferentes Tradições Religiosas/Espirituais.

Francisco Rivas Neto foi um Médico e Religioso brasileiro. Fundou a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD). Teólogo Afro-Brasileiro, teve várias obras publicadas, com reedições e reimpressões, principalmente sobre a Umbanda. Foi também o Fundador da primeira Faculdade de Teologia com ênfase em Religiões Afro-Brasileiras, a Faculdade de Teologia Umbandista (FTU), a qual foi considerada um marco para a Sociedade Acadêmica e o povo Afro-Brasileiro, além de organizador do “Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI”, evento anual que ocorreu durante cinco anos consecutivos (2008-2012).

A Umbanda Esotérica utiliza em seus Cultos a Doutrina Mântrica, que é um sistema de práticas e ensinamentos que se baseia no uso de mantras (sons, sílabas, palavras ou frases sagradas) para fins espirituais, como meditação, cura e transformação pessoal; a Doutrina Tântrica (ou Tantra) é um sistema filosófico que busca a integração e a expansão da consciência através da união do corpo, mente e espírito, frequentemente utilizando rituais, yoga e meditação; e a Doutrina Yantrica, que é a representação geométrica sagrada, para meditação e concentração para obter estados elevados de consciência.

Essas Doutrinas são originárias, principalmente, do Hinduísmo e Budismo, com influências em outras Tradições Religiosas e Espirituais.

Adendo II – Notas Adicionais à Umbanda Sagrada

Umbanda Sagrada é uma das várias vertentes existentes na Umbanda. Foi fundamentada pelos Guias Espirituais Pai Benedito de Aruanda e pelo Ogum Sete Espadas da Lei e da Vida, Mestre Seiman Hamser Yê, Guia Espiritual de Rubens Saraceni , e difundida a partir de 1996 pelo Médium e Escritor Rubens Saraceni (1951 – 2015) em São Paulo / SP com a criação do Curso de Teologia de Umbanda.

Essa Linha Umbandista procura ser independente das Doutrinas Africanistas, Espíritas, Católicas e Esotéricas, pois considera que a Umbanda possui fundamentos próprios e independentes dessas Tradições, embora reconheça as influências de tais Doutrinas na Religião.

Essa vertente é pautada pelo estudo e acredita em uma Cosmogonia e Teogonia próprias que supririam a Umbanda e fariam que a mesma não dependa de outras Religiões para se fundamentar.

Principais focos de divulgação dessa vertente:

  • Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda (1999);
  • Instituto Cultural Colégio Tradição de Magia Divina (2001);
  • AUEESP – Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo (2004);
  • Livros escritos por Rubens Saraceni;
  • JUS – Jornal de Umbanda Sagrada editado por Alexandre Cumino e Rodrigo Queiroz;
  • Programa radiofônico Magia da Vida;
  • Colégios e Templos criados por seus Discípulos.

Além disso, Rubens Saraceni é considerado o maior escritor da Umbanda (em número de publicações). São mais de 50 títulos publicados divididos em romances, doutrinários e de magias.

Na Umbanda Sagrada se cultua um Deus único (Olorum), o Divino Criador e seus adeptos podem realizar o culto aos Santos Católicos de maneira Sincrética com os Orixás que são entendidos como qualidades e manifestações de Olorum na natureza, sendo reinterpretadas de maneira totalmente distinta das Tradições Africanas, não havendo nenhuma vinculação dos mesmos com elas.

Saraceni preconiza a existência de 14 Orixás agrupados em pares (energia masculina e energia feminina) em 7 Tronos Divinos que compõem as Sete linhas de Umbanda. Esses Tronos são qualidades divinas essenciais para o processo referente à evolução nos diversos planos da vida.

  • Trono da Fé (Cristalino) – Oxalá e Logunan / Oya – Tempo;
  • Trono do Amor (Mineral) – Oxum e Oxumaré;
  • Trono do Conhecimento (Vegetal) – Oxóssi e Obá;
  • Trono da Justiça (Ígneo) – Xangô e Egunitá / Oroiná;
  • Trono da Lei (Eólico) – Ogum e Iansã;
  • Trono da Evolução (Telúrico) – Obaluaiê e Nanã Buruquê;
  • Trono da Geração (Aquático) – Iemanjá e Omulu.

Os 7 primeiros de cada par são chamados Orixás Universais (polaridade positiva), responsáveis pela sustentação das ações retas e harmônicas, e os outros 7, são chamados de Orixás Cósmicos (polaridade negativa), responsáveis pela atuação corretiva sobre as ações desarmônicas e invertidas, com o objetivo de reequilibrar os seres.

Além dos 14 Orixás, a Umbanda Sagrada também cultua e manifesta o Orixá Exú, Orixá Pombagira e Orixá Exu Mirim. As Linhas de Trabalho de Guias Espirituais atuantes à “Direita” são: Caboclo(a)s, Crianças, Preto(a)s Velho(a)s, Boiadero(a)s, Marinheiro(a)s, Povos do Mar, Baiano(a)s, Malandro(a)s, Cigano(a)s e Povos do Oriente/ Hindu. Enquanto as Linhas à “Esquerda” contam com Exus, Pombagiras, Exus-Mirins e Pombagira-Mirins.

Quanto à vestimenta, a roupa branca é utilizada pelos Médiuns durante as Giras, acompanhada de filá (chapéu masculino) e torço (lenço feminino). Também se usa elementos magísticos das Entidades, guias, fumo, defumadores, velas, bebidas, atabaques, pedras, ervas, imagens, pontos riscados e cantados nos trabalhos.

Base doutrinária

A Umbanda Sagrada usa como Base Doutrinária e de fundamentação religiosa todos os livros escritos e publicados por Rubens Saraceni, não pratica o sacro ofício animal, se utiliza da Magia Divina e de oferendas na natureza que são os legítimos pontos de força dos sagrados Orixás.

A vertente difundida por Saraceni chega há 25 anos respeitada por muitos, por vezes mal interpretada por outros, porém sua abertura inclusiva a outras vertentes, culturas e formas de práticas religiosas, além da aceitação de práticas holísticas faz da Umbanda Sagrada um caldeirão de diversidade cultural religiosa.

Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: