Compilação baseada de modo resumido sobre o Profeta Isaías.
Tema Principal – Espiritismo
Coletâneas do Profeta Isaías e a Visão Espírita
I – Isaías 29:13 ↔ Mt 15:8 e 9
O Profeta Isaias é considerado um dos maiores do Antigo Testamento.
Em 29:13, afirma que “Estes homens (povo Hebreu) me honram com os lábios, porém conservam o seu coração longe de mim. Em vão me adoram, pois ensinam Doutrinas que são simples preceitos humanos”↔ idem em Mt 15:8 e 9, Jesus cita este versículo de Isaías quando censurava o povo Hebreu por manter tradições que o afastavam de Deus → faltam praticar e exemplificar, em ações do dia a dia, atitudes e exemplos no Bem, na Moralidade, na Justiça, no Amor, na Caridade,………….
II – Isaías 42:3 ↔ Mt 12:20
Não esmagará o caniço quebrado nem apagará o morrão que fumega, até que se faça triunfar o juízo ↔ Jesus cita este trecho de Isaías logo após curar um homem de mão atrofiada em um sábado, o que irritou tremendamente os Hebreus tradicionalistas → na tradição do povo Hebreu o símbolo do homem imperfeito é o Caniço Quebrado e Morrão que Fumega é a falta de Luz no homem. Jesus não acusa e nem critica estes tipos de homens, conferindo-lhes inúmeras oportunidades de reencarnações para que possam se corrigir e se aperfeiçoar na senda do Bem, até o limite da Transição Planetária.
III – Isaías 13:10 e Mt 24:29
As Estrelas e as Constelações dos Céus não darão a sua Luz, o Sol se escurecerá e a Lua não mostrará a sua Luz ↔ Jesus cita esta passagem de Isaías durante o Sermão Profético no qual afirma que grandes tribulações virão sobre a Terra, referindo-se claramente a Transição Planetária. Afirma ainda em Mt 24:35 de que o Céu e a Terra passarão mas as suas palavras permanecerão → esta passagem trata do degredo para outros Planetas dos Espíritos recalcitrantes no Mal que não poderão mais permanecer na Terra após a Transição Planetária. Nestes novos mundos não mais verão a Luz do Sol e da Lua, assim como a Terra será o Paraíso perdido.
O Evangelho de Jesus ainda acompanhará estes Espíritos em evolução nestes novos mundos.
IV – Isaias 53:4 ↔ Mateus 8:16 e 17
Mas ele foi ferido por nossas transgressões e moído por nossas iniquidades ↔ expulsou os Espíritos dos endemoniados e curou os que tinham doenças para que se cumprisse o que disse Isaías em 53:4 → algumas Escolas Religiosas adicionam a este trecho de Isaías que o Sangue de Jesus lava os pecados e as imperfeições dos homens, sem que os mesmos façam quaisquer tipos de esforços, o que evidentemente está errado ↔ Jesus realmente veio ensinar aos homens a “Tomar a própria Cruz” e “Subir o Monte de seus próprios Calvários”, contudo através de uma profunda e verdadeira Reforma Íntima, ou seja, o homem deve desejar do fundo do seu Ser esta transformação íntima para aceitar Jesus com todos os seus fundamentos e postulados divinos.
V – Conclusões
Nos textos do Evangelho fica claro que o Divino Mestre Jesus é extremamente misericordioso e amoroso com os homens, mesmos aqueles que tenham sucessivas reencarnações de erros no Mal.
Convoca constantemente as ovelhas desgarradas, que se tornam sobrecarregadas e aflitas, por plantarem propositalmente os espinhos em seus caminhos de dores e sofrimentos.
Contudo, estas ovelhas devem aceitar fazer uma profunda Reforma Íntima para que possam aceitar o “Jugo Suave” e o “Fardo Leve” de Jesus em suas vidas (Mt 11:30).
Fontes
– O Novo Testamento – Haroldo Dutra Dias, CEI, 2010;
– Os Profetas – J.J.Moutinho, FEB, 2009.
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: