Compilação baseada, de modo resumido, no Cap.28, Lições do Momento, do Livro” Espírito da Verdade “, Emmanuel, André Luiz e outros , FEB, 1961.
Tema Principal – Ensinamentos Espíritas
Deus é amor invariável, e o amor desafivela os grilhões do Espírito.
Se há repouso na consciência, a evolução da alma ergue-se, desenvolta, dos alicerces insubstituíveis do sacrifício.
Quem não se bate pelo bem desce imperceptivelmente para as fileiras do mal → junto à correção sempre existe o desacerto, exaltando o mérito do dever na conduta digna.
Identifique, na dificuldade, o favor da Previdência Divina para dilatar-lhe a paz, sentindo, no imprevisto da experiência mais grave, o fulcro de incitamento à perseverança na boa intenção e vendo, na tibiez de quantos imergiram na invigilância, o exemplo indelével daquilo que não deve ser feito.
Quanto maior a sombra em torno, mais valiosa a fonte da luz. Deste modo, a alegria pura viceja entre a dor e o obstáculo, a resignação nasce em meio às provas difíceis e a pureza construtiva surge, geralmente, em ambiente de viciação mais ampla.
Este é o motivo porque em seu círculo pessoal se entrecruzam mensagens importantes e diversas a lhe doarem estímulos e consolações, entendimento e claridade, para o necessário ajuste espiritual mediante as lides variadas de cada instante do dia a dia:
- Chefe irritadiço → instrumento de corrigenda de arbitrariedades que teve em vidas passadas;
- Companheiro problemático → instrumento de corrigenda da falta de fraternidade de vidas passadas;
- Tortuosidade e enganos do caminho → instrumento de corrigenda de atitudes, atos e caminhos errados toma-
dos em vidas passadas; - Problemas na Oficina do Trabalho → instrumento de corrigenda para a falta de gentileza e amparo aos corações aflitos que não teve em vidas passadas;
- Comportamento em vias públicas → instrumento de corrigenda para a falta de sorrisos e solicitudes que não teve com os companheiros em vidas passadas;
- No recesso do Lar → instrumento de corrigenda para acolher, ajudar e amar aqueles que prejudicou e humilhou em vidas passadas;
- Na conversação do dia a dia → instrumento de corrigenda para que desenvolva a disposição de estender os conhecimentos e virtudes para a cura das chagas morais entrevistas na modulação de voz ou nos traços do semblante do próximo, atitudes que não teve em vidas passadas;
- Outros casos tais como o azedume de um colega infeliz, o doente a lhe buscar os préstimos, o sofredor a lhe rogar compreensão, a surpresa menos agradável, a correspondência a lhe exigir redobrada atenção, o noticiário a lhe intranquilizar, …………..→ instrumentos de corrigendas de eficiência, vigilância e preces que não executou em vidas passadas;
Pureza inoperante é utopia igual a qualquer outra e, em razão disso, ignorar a poça infecta é manter-lhe a inconveniência → não menospreze, assim, a lição do momento na certeza de que renovamos ideias, experiências e destinos, a cada dia, segundo as particularidades das manifestações do nosso livre-arbítrio, porém procurando sempre termos humildade para aceitarmos as designações do Altíssimo ao nosso próprio respeito.
As palavras de Jesus sobre a Reencarnação → Cap.14 – Jesus e Nicodemos / Livro: Boa Nova – Humberto de Campos e Chico Xavier – FEB – 1941.
A morte do corpo é a mudança indispensável para que a alma caminhe sempre, através de várias experiências, até conseguir a imprescindível provisão de luz para entrar no Reino de Deus, com toda a perfeição conquistada ao longo de rudes caminhos.
Jesus ainda afirma que: Cada alma conduz consigo mesma, o céu ou o inferno que edificou no âmago da consciência. Por isto o Espírito rebelde a lei de Deus, que abusou da túnica da riqueza, vestirá na próxima encarnação, a veste dos fâmulos e dos escravos mais humildes, assim como as mãos que feriram podem a vir a ser cortadas, ou com defeitos, na próxima encarnação.
Jesus finaliza: Com a lei do amor, o verdugo e a vítima, filhos do mesmo Pai, devem se perdoar mutuamente, para que a fraternidade divina afaste os fantasmas do escândalo e do sofrimento.
Caso deseje, você também pode baixar este artigo em formato de pdf clicando no botão abaixo: