I- Introdução
o Apocalipse permanece um cântico de fé e esperança para todos os que conseguem desbravar o conjunto de símbolos dos quais se utiliza e que permanecem mais herméticos aos leitores atuais pela ausência do arcabouço cultural que demarcou o surgimento da literatura apocalíptica. Esses são apenas alguns exemplos de como tais textos podem e devem ser objeto de leitura e reflexão. Embora essa importância, as dificuldades permanecem, porque muitas vezes é difícil ultrapassar a camada cultura e simbólica que os reveste e chegar ao âmago de sua Mensagem.
Mais difícil ainda é, de posse dessa Mensagem, converte-la em Guia para as ações do cotidiano. Esta é a contribuição de Emmanuel, em cujos comentários encontramos a essência desses ensinos e sua aplicação às mais diversas si- tuações do nosso presente.
………………………………………………………………………………………………………………..
II- Um Resumo do Apocalipse de João
Resumo rápido de cada um dos 22 capítulos do Apocalipse de João, oferecendo uma “Visão Geral” dos principais Temas e Eventos de cada capítulo:
Capítulo 1: João apresenta sua visão do Cristo glorificado e recebe instruções para escrever cartas às sete igrejas da Ásia Menor.
Capítulo 2: João escreve cartas às igrejas de Éfe- so, Esmirna, Pérgamo e Tiatira, elogiando-as e advertindo-as sobre suas falhas.
………………………………………………………………………………………………………………..
Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: