VI- Texto do Evangelho e Texto Espírita
VI.1- Texto do Evangelho
Em Jo 16:12 a 15 (1), Jesus afirma que tinha ainda muitas coisas a dizer aos Apóstolos, porém não seria entendido. Fala que irá enviar o Paráclito, o Espírito da Verdade, que mostrará toda a Verdade, pois não falará de si mesmo, mas dirá o quanto ouvir e anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará porque receberá do que é meu e vos anunciará. Tudo o que o Pai possui eu também possuo e vos anunciará isto também.
VI.2- Texto Espírita
Em (2), Jesus promete em três passagens o envio do Consolador Prometido:
– Cap.14- Após ser questionado por André e Thiago sobre a Lei da Reencarnação, na qual Nicodemos se retirou com dúvidas, o Divino Mestre afirma que iria enviar o Consolador para esclarecer e dilatar os seus ensinos;
– Cap.19- Ao esclarecer ao Apóstolo João sobre os deveres para com Deus, afirma que não poderá ensinar tudo o que desejava aos Apóstolos e aos Discípulos, sendo compelido a reservar outras lições do Evangelho do Reino para o futuro, quando a magnanimidade divina permitir que a voz do Consolador se faça ouvir entre os homens sequiosos de conhecimentos espirituais;
– Cap. 25- Durante a Última Ceia, afirma para os Apóstolos que não será possível dizer-lhes tudo agora. No entanto, mais tarde, enviará o Consolador, o qual lhes esclarecerá em seu nome, como agora lhes fala em nome do Pai.
…………………………………………………………………………………………………………………
Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: