As Primeiras Pregações de Jesus e a Escolha dos Apóstolos

I- A Reunião de Santa Isabel com Nossa Senhora em Nazaré

Após a famosa apresentação de Jesus aos doutores do Templo de Jerusalém, Maria recebeu a visita de Isabel e de seu filho, em sua casinha pobre de Nazaré.

Depois das saudações habituais, do desdobra- mento dos assuntos familiares, as duas primas entraram a falar de ambas as crianças, cujo nascimento fora antecipado por acontecimentos singulares e cercado de estranhas circuns- tâncias.

Enquanto o patriarca José atendia às últimas necessidades diárias de sua oficina humilde, entre tinham-se as duas em curiosa palestra, trocando carinhosamente as mais ternas confidências maternais.
O que me espanta, dizia Isabel, com caricioso sorriso é o temperamento de João, dado às mais fundas meditações, apesar da sua pouca idade. Não raro, procuro-o inutilmente em casa, para encontrá-lo, quase sempre, entre as figueiras bravas, ou caminhando ao longo das estradas adustas, como se a pequena fronte estivesse dominada por graves pensamentos.

Essas crianças, a meu ver respondeu-lhe Maria, intensificando o brilho suave de seus olhos, trazem para a Humanidade a Luz Divina de um caminho novo. Meu filho também é assim, envolvendo-me o coração numa atmosfera de incessantes cuidados. Por vezes, vou encontrá-lo a sós, junto das águas, e, de outras, em conversação profunda com os viajantes que demandam a Samaria ou as aldeias mais distantes, nas adjacências do lago. Quase sempre, surpre-endo-lhe a palavra caridosa que dirige às lavadeiras, aos transeuntes, aos mendigos sofredores… Fala de sua comunhão com Deus com uma eloquência que nunca encontrei nas observações dos nossos doutores e, constantemente, ando a cismar, em relação ao seu destino.

Apesar de todos os valores da crença murmurou Isabel, convicta, nós, as mães, temos sempre o espírito abalado por injustificáveis receios.
Como se se deixasse empolgar por amorosos temores, Maria continuou:

……………………………………………………………………………………………………………

Aqui você confere as primeiras páginas deste artigo, que em breve será publicado completo. Se quiser continuar a leitura, você pode baixar o texto completo em formato de pdf clicando no botão abaixo: